SóProvas


ID
740605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes à teoria realista das relações internacionais.

De acordo com a teoria realista, as relações entre os Estados nacionais são mantidas por considerações de autointeresse e de poder, não havendo espaço para a verdadeira cooperação ou coordenação política entre os países.

Alternativas
Comentários
  • Errada porque o equilíbrio de poder com vistas a evitar um estado de belicosidade generalizado, conceito caro às teorias realistas, depende da coordenação política entre os países.

  • GABARITO: ERRADO

     

    "O item está incorreto porque a teoria realista aceita a existência de cooperação e coordenação entre os Estados. Apesar de a maioria dos autores da teoria realista defenderem que nenhum Estado pode contar com outro para defender seus interesses e sua sobrevivência, isso não exclui a possibilidade de haver cooperação no cenário internacional. O mecanismo de balança de poder, muito presente na teoria realista de relações internacionais, prevê o estabelecimento de alianças que contemplem os interesses nacionais dos Estados. No entanto, a vigilância deve ser permanente porque a qualquer momento a cooperação pode ser rompida em nome do interesse nacional."
     

    Fonte: 7000 Questões do CESPE
     

  • Ainda acho a questão sacana pelo termo "verdadeira". Se eles ficam com o pé atrás, como pode ser uma verdadeira cooperação?

  • "verdadeira cooperação ou coordenação política entre os países."

    Verdadeira cooperação realmente concordaria que é difícil ocorrer pela perspectiva realista, mas coordenação política entre países não. Nesse aspectos se incluem as alianças, por exemplo, e o realismo não obsta em nada nesse quesito.

  • Na teoria realista, a cooperação e aspectos políticos ficam em segundo plano. O predomínio são as relações de poder.