SóProvas


ID
741025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Plínio, utilizando toda a munição de seu revólver, atirou seis vezes contra Túlio, com intenção de matá-lo, mas errou todos os tiros. Nessa situação, houve tentativa branca ou incruenta, devendo Plínio responder por tentativa de homicídio.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Tentativa Branca ou Incruenta: a vítima não é atingida, nem vem a sofrer ferimentos. A tentativa branca pode ser perfeita ou imperfeita>se o agente comete todos os atos executórios mas não atinge a vitima, tem se a tentativa branca perfeita; se não consegue praticar todos os atos executórios nem atingir a vitima, tem se a tentativa branca imperfeita  






    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Crime_tentado


    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA











  • CERTO

    A tentativa incruenta ou branca acontece quando é aquela na qual a vítima não chega a ser fisicamente atingida, ou seja, quando ela fica incólume. Difere da tentativa vermelha ou cruenta, na qual a vítima sofre lesões, sendo certo queporém  o crime não chega a ser consumado.
    Se o agente tenta matar a vítima com uma faca, mas esta consegue dominá-lo no momento exato do golpe a ponto de escapar dele, será exemplo de tentativa branca. Acaso ocorram lesões em decorrência das facadas, configurará tentativa cruenta ou vermelha.
    A tentativa incruenta ou branca ganha relevância no contexto prático porque será necessário analisar cuidadosamente qual era o dolo do agente com a prática da conduta. Como ela não atinge fisicamente a vítima, somente o caso concreto poderá dizer qual erla realmente o dolo do agente, se de matar ou lesionar. E até mesmo, se não se tratava de uma atitude jocosa.
    Cumpre informar que a diferenciação entre tentativa cruenta ou incruenta é válida para crimes individuais ou pessoais. Para crimes cuja vítima é a coletividade, como os crimes massificados (crimes contra o consumidor, meio ambiente), tal diferenciação é inviável, uma vez que não é possível individualizar a vítima.

    http://atualidadesdodireito.com.br/lfg/2011/07/13/o-que-se-entende-por-tentativa-incruenta/

  • Justificativa do CESPE em 2004:

    "No caso o agente responde por tentativa, na modalidade denominada tentativa branca ou incruenta, pois o objeto material do crime não chegou a ser atingido. As circunstâncias são alheias à sua vontade, pois queria matar e não conseguiu."

    Fonte: http://www.questoesdeconcursos.com.br/concurso/justificativa/41/policia-federal-2004-nacional-justificativa.pdf
  • art 14 do cp tentativa mesmo sem consumar o crime o sujeito ativo responde pelo crime com a pena reduzida 1/3 porque houve o dolo espercifico do sujeito ativo não consumindo crime por ineficacia do meio de execuçao.
     

  • Se trata de (ABERRATIO ICTOS) ou "Erro na execução."
  • Resumindo,

    1) Tentativa Branca ou Incruenta: Ocorre quando a vítima não é atingida e portanto não sofre qualquer lesão. (que é justamente o caso exposto na questão acima)

    2) Tentativa Cruenta: Ocorre quando os disparos ou golpes desferidos pelo agente atingem a vítima que, portanto , fica lesionada.
  • Segue

    Plínio, utilizando toda a munição de seu revólver (Tentativa perfeita, esgotou os meios sem interrupção), atirou seis vezes contra Túlio, com intenção de matá-lo, mas errou todos os tiros (Tentativa incruenta, não atingiu a pessoa). Nessa situação, houve tentativa branca ou incruenta, devendo Plínio responder por tentativa de homicídio.

    Responderá por tentativa de homicídio, pois o dolo de Plínio era matar Túlio, por sua vez Túlio terá que trocar as cuecas, pois deve ter se borrado todo depois dessa.

    Bons estudos
  • Branca(incruenta) e perfeita

  • A classificação da tentativa no crime de homicídio simples são duas: a tentativa branca ou incruenta a vítima não é atingida, enquanto que na tentativa vermelha ou cruenta a vítima é alcançada pela conduta criminosa e sofre ferimentos.

  • Errei... Pensei que fosse crime impossível, mas trata-se de tentativa branca ou incruenta como os colegas já apontaram.


  • Desistência voluntária e arrependimento eficaz

    Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desistede prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados. (não há que se falar em diminuição de pena)

  • Tentativa branca (não acertou a vítima) E perfeita (esgotou-se os meios).

  • CORRETO

     

    Tentativa incruenta ou branca:

    Acontece quando é aquela na qual a vítima não chega a ser fisicamente atingida, ou seja, quando ela fica incólume.

     

    Tentativa cruenta ou vermelha:

    Acontece quando é aquela na qual a vítima sofre lesões, sendo certo queporém o crime não chega a ser consumado.

     

    Bons estudos!!!

     

    Fontehttp://professorlfg.jusbrasil.com.br/artigos/121923672/o-que-se-entende-por-tentativa-incruenta

  • GABARITO CORRETO.

     

     

    Ano: 2004

    Banca: CESPE

    Órgão: Polícia Federal

    Prova: Escrivão da Polícia Federal

    texto associado   

    Em cada um dos itens seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

    Plínio, utilizando toda a munição de seu revólver, atirou seis vezes contra Túlio, com intenção de matá-lo, mas errou todos os tiros. Nessa situação, houve tentativa branca ou incruenta, devendo Plínio responder por tentativa de homicídio.

    Parte superior do formulário

    GABARITO CORRETO.

    Tipicidade direta (adequação típica de subordinação direta ou imediata): quando a conduta se enquadra diretamente no tipo penal incriminador sem necessidade do apoio de outra norma. Ex.: A matou B é crime do art. 121, caput, CP.

    Tipicidade indireta (adequação típica de subordinação indireta ou mediata): quando a conduta do agente não se enquadra diretamente no tipo penal incriminador havendo necessidade do apoio de uma norma de extensão.

    Ocorre:

    Nos crimes tentados (tentativa): ex.: A tentou matar B. a conduta do A não se enquadra no art. 121, caput, CP porque esse artigo não pune a conduta de tentar matar alguém. Precisando da norma de apoio de extensão do art. 14, II, CP que pune a tentativa. Logo tem que somar o art. 121, caput, CP + art. 14, II, CP para dar tipicidade.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    A tentativa incruenta ou branca acontece quando é aquela na qual a vítima não chega a ser fisicamente atingida, ou seja, quando ela fica incólume. Difere da tentativa vermelha ou cruenta, na qual a vítima sofre lesões, sendo certo que porém o crime não chega a ser consumado.

  • ....

    ITEM – CORRETO – O professor Cléber Masson  (in Direito penal esquematizado: parte geral – vol.1 – 9.ª Ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015. P. 484):

     

    17.10.1. Tentativa branca ou incruenta

     

    Nesta espécie de tentativa, o objeto material não é atingido pela conduta criminosa.6 Exemplo: “A” efetua disparos de arma de fogo contra “B”, sem acertá-lo.

     

    Recebe essa denominação ao relacionar-se com a tentativa de homicídio em que não se produzem ferimentos na vítima, não acarretando no derramamento de sangue.

     

    17.10.2. Tentativa cruenta ou vermelha

     

    Nesta espécie de tentativa, o objeto material é alcançado pela atuação do agente. Exemplo: “A”, com intenção de matar, atira em “B”, provocando-lhe ferimentos. Porém, a vítima é socorrida prontamente e sobrevive.” (Grifamos)

  • CORRETO

     

    TENTATIVA PERFEITA INCRUENTA

  • CERTO

  • É ISSO MEMOOO, CERTO.

     

    TENTATIVA BRANCA OU INCRUENTA -----> ERRA O ALVO.

    TENTATIVA VERMELHA OU CRUENTA ----> ACERTA O ALVO.

     

    AVANTE!!! " VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, É O SR DO SEU DESTINO."

  • *DECORE DA SEGUINTE MANEIRA IMAGINE A VÍTIMA USANDO UMA CAMISA BRANCA

    ...NA TENTATIVA BRANCA OU INCRUENTA -----> A CAMISA CONTINUA BRANCA, POIS O AGENTE  ERRA O ALVO.

    ...NA TENTATIVA VERMELHA OU CRUENTA ----> A CAMISA ESTARÁ  VERMELHA POIS O AGENTE ACERTA O ALVO.." MANCHA DE SANGUE."

  • GABARITO CORRETO

    Plínio, vulgo Ruim de Mira.

  • Se ele estivesse acertado seria a Tentativa Vermelha ou Cruenta. Se tivesse acertado todos os tiros, seria tentativa perfeita.

  • Não precisaria acertar todos os tiros não, apenas ter esgotado todos os meios e atingido a vítima.

  • Complementando, há 4 espécies de tentativa:


    1) Branca (=Incruenta): O agente não atinge o objeto material. Ex.: "A" atira em "B", mas nenhum tiro é acertado.

    2) Vermelha (=Cruenta): O agente atinge o objeto material, mas o delito não se consuma. Ex.: "A" atira em "B", acertando-o.

    3) Perfeita (=Crime Falho): O agente se utiliza de TODOS os meios executórios disponíveis, todavia, mesmo assim, não atinge a consumação. Ex.: "A" atira em "B" para matá-lo, esgotando o cartucho, mas "B" não morre.

    4) Imperfeita (=Tentativa Propriamente Dita): O agente inicia a execução, mas não se exaurem os meios disponíveis. Ex.: "A" começa a atirar em "B" e, sendo interrompido por um PM, não esgota o cartucho.


    Fonte: Comentários QC.

  • GAB: Correta


    Ta mau de mira.

  • tentativa incruenta ou branca acontece quando é aquela na qual a vítima não chega a ser fisicamente atingida, ou seja, quando ela fica incólume. Difere da tentativa vermelha ou cruenta, na qual a vítima sofre lesões, sendo certo que porém o crime não chega a ser consumado.

  • Tentativa branca sou incruenta seria aquela que o agente não consegue atingir a vítima , podendo ser dividida em perfeita - onde o agente executa todos os atos iexecutórios disponíveis da sua conduta ; ou imperfeita- quando o mesmo não utiliza de todos os atos executórios .

  • Fala-se em tentativa perfeita, acabada ou crime falho, quando agente esgota, segundo seu entendimento, todos os meios que tinha ao seu alcance a fim de cumprir a consumação da infração penal, que somente não ocorreu por circunstâncias alheias à sua vontade. Por exemplo, se o agente utiliza todos os seis tiros de um revolver 38, acertando todos os disparos no alvo e, mesmo assim, a vítima consegue sobreviver por causa do atendimento e intervenção cirúrgica, estaremos diante de um caso de tentativa perfeita.

    Diz-se tentativa imperfeita, ou inacabada, a tentativa em que o agente é interrompido durante prática ds atos de execução, não chegando, assim, a fazer tudo aquilo que intencionava, visando consumar o delito. É o caso em que o indivíduo começa a atirar e, no terceiro disparo, é interrompido pela polícia que passava naquele momento.

    Diz-se tentativa branca (ou incruenta) quando o indivíduo realiza a execução, mas nem sequer atinge a vítima. Por exemplo, o agente ao disparar a arma de fogo, erra todos dos tiros.

    Já sobre a tentativa vermelha (ou cruenta), a vítima é atingida, porém o delito não se consuma.

  • CORRETO

    Vale lembrar que :

    Tentativa Cruenta: CRUEL " lembrar de camisa suja de sangue"

    Tentativa incruenta: O que não é cruel "lembrar de uma camisa limpa"

    foi assim que decorei, espero ter ajudado

    A tentativa incruenta ou branca ganha relevância no contexto prático porque será necessário analisar cuidadosamente qual era o dolo do agente com a prática da conduta. Como ela não atinge fisicamente a vítima, somente o caso concreto poderá dizer qual erla realmente o dolo do agente, se de matar ou lesionar. E até mesmo, se não se tratava de uma atitude jocosa.

    Fonte: Jusbrasil

    Bons estudos...

  • Utilizou toda a munição : Tentativa Perfeita

    Não acertou nenhum disparo: Incruenta ou Branca

    Acertou pelo menos 1 disparo: Cruenta ou Vermelha

    Não utilizou toda a munição: Tentativa Imperfeita

    Não acertou nenhum disparo: Incruenta ou Branca

    Acertou pelo menos 1 disparo: Cruenta ou Vermelha

  • TENTATIVA BRANCA/INCRUENTA

    Não ocorre lesão ao bem jurídico tutelado apenas risco de lesão.

    TENTATIVA VERMELHA/CRUENTA

    ocorre lesão ao bem jurídico tutelado,o bem jurídico foi efetivamente atingido.

  • CERTO.

    BRANCA OU INCRUENTA: NÃO atinge.

    VERMELHA OU CRUENTA: ATINGE o alvo.

  • Correto e de acordo com o STJ na tentativa incruenta a pena será reduzida de 2/3!

    PARAMENTE-SE!

  • HÁ 4 ESPÉCIES DE TENTATIVA:

    1) Branca (=Incruenta): O agente não atinge o objeto material. Ex.: "A" atira em "B", mas nenhum tiro é acertado.

    2) Vermelha (=Cruenta): O agente atinge o objeto material, mas o delito não se consuma. Ex.: "A" atira em "B", acertando-o.

    3) Perfeita (=Crime Falho): O agente se utiliza de TODOS os meios executórios disponíveis, todavia, mesmo assim, não atinge a consumação. Ex.: "A" atira em "B" para matá-lo, esgotando o cartucho, mas "B" não morre.

    4) Imperfeita (=Tentativa Propriamente Dita): O agente inicia a execução, mas não se exaurem os meios disponíveis. Ex.: "A" começa a atirar em "B" e, sendo interrompido por um PM, não esgota o cartucho.

  • CERTO

    Tentativa Branca ou Incruenta: a vítima não é atingida, nem vem a sofrer ferimentos.

  • Gabarito: C

    O cidadão praticou todos os atos executórios, logo, responde pela tentativa.

    OBS: Plínio precisa URGENTE de um oftalmologista

  • HOUVE TENTATIVA INCRUENTA OU BRANCA, E A TENTATIVA TAMBÉM FOI PERFEITA, POIS ELE UTILIZOU TODO O PONTENCIAL LESIVO. LOGO, UM CRIME FALHO.

  • DESABAFO: LIXO DE MATÉRIA

  • cegueta

  • Branca/Incruenta: O agente não conseguiu nem mesmo atingir o objeto pretendido. Ex.: Ao atirar, os projéteis desviaram da vítima. 

    Vermelha/Cruenta: O agente conseguiu atingir o objeto, mas não conseguiu consumar o delito. Ex.: O projétil somente perfurou o braço da vítima.

  • Incruenta/Branca: não atingiu o bem jurídico; neste caso, favorece-se a redução máxima da pena -2/3;

  • O oftalmologista estará na saída da prisão esperando esse potencial cliente.

  • Gab: Certo

    TENTATIVA ocorre quando o crime não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

    -Tentativa Perfeita ou acabada ou crime falho: Quando o agente executa todos os atos executórios (Ex: A tem 6 munições e dispara TODAS 6 em B)

    -Tentativa imperfeita ou inacabada: Quando o agente não executa todos os atos executórios que tinha a sua disposição (ex: A tem 6 munições e dispara 4 em B)

    -Tentativa vermelha ou cruenta: Quando o agente atinge o bem jurídico alheio (Ex: A acerta 2 tiros em B e “sangra”) -> teve sangue é cruenta ou vermelha

    -Tentativa branca ou incruenta: Quando o agente não atinge o bem jurídico alheio (Ex: A atira 3 vezes contra B e erra todos 3)

    Obs.: Pode ser que a tentativa seja perfeita e incruenta ou imperfeita e cruenta.

    A tentativa é CAUSA OBRIGATÓRIA DE DIMINUIÇÃO DE PENA, devendo o julgador levar em consideração para a dosagem a proximidade com a consumação.

  • Macho, pelo amor de Deus, tu é ruim de mira ó.

  • A tentativa incruenta ou branca ocorre quando, iniciados os atos executórios, o agente não consegue a consumação do delito, por força alheia à sua vontade, e nem atinge o objeto material do crime. 

  • Na minha opinião deveria ser crime impossivel, tendo em vista o quão ruim de mira é o Plinio.

  • esses mamão com açúcar não cai na minha prova kkk pqp

  •  Tentativa (branca ou incruenta

    — > Atira e não acerta nada, não gerou nenhuma lesão a vítima, responde o agente pela tentativa (branca ou incruenta).

    Tentativa (vermelha ou cruenta).

    -> Atira e acerta, a intenção do agente é matar e não somente gerar lesão, responde ele pela tentativa (vermelha ou cruenta).

  • Plínio deve ter passado no concurso para polícia do DF ou de GO e tá procurando o Lázaro. Tá explicado.

  • TENTATIVA PERFEITA BRANCA INCRUENTA.