SóProvas


ID
74182
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Os papéis de trabalho constituem o conjunto de documentos e apontamentos que o auditor colige antes, durante e após a aplicação dos procedimentos de auditoria. Assim, são exemplos de "papéis" de trabalho: cópia de contratos de financiamento, de empréstimos, relação de fornecedores, de clientes, mapa de apuração de impostos, de dividendos e de participações, cópia de documentos fiscais, arquivos magnéticos, cartas de circularização, etc. A esse respeito, considerando o disposto pelo CFC, em especial a Resolução 1.024, não é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • CONFIDENCIALIDADE, CUSTÓDIA E PROPRIEDADE DOS PAPÉIS DE TRABALHO12. O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer. é a banca tentando confundir o candidato comlocando PUBLICAÇÃO no lugar de EMISSÃO!
  • A base legal dessa questão está nas Normas Brasileiras de Contabilidade Interpretação TécnicaNBC T 11 – IT – 02 PAPÉIS DE TRABALHO E DOCUMENTAÇÃO DA AUDITORIACONSIDERAÇÕES GERAIS3. Os papéis de trabalho destinam-se a:b) facilitar a revisão do trabalho de auditoria; ec) registrar as evidências do trabalho executado, para fundamentar o parecer do auditor independente.Logo já podemos eliminar as afirmativas C e E;5. A extensão dos papéis de trabalho é assunto de julgamento profissional, visto que não é necessário nem prático documentar todas as questões de que o auditor trata; entretanto, qualquer matéria que, por ser relevante, possa influir sobre o seu parecer, deve gerar papéis de trabalho que apresentem as indagações e conclusões do auditor...Ou seja, podemos descartar as afirmativas A e B>>Portanto restou apenas a alternativa incorreta “D” conforme colocou nosso colega Gerson>>
  • Os papéis de trabalho devem ser guardados PELO PRAZO MÍNIMO DE 5 ANOS.

    Não é 5 anos exato.

  • A documentação de auditoria é de propriedade do auditor ( ou da empresa de auditoria ). Não é da empresa auditada.

    Sendo que, o período de retenção da documentação de auditoria geralmente não é inferior a 5 anos a contar da data do relatório do auditor

  • Letra A – certo. Não existe padrão.

    Letra B – certo. Circunstância imateriais não precisam ser registradas, por exemplo.

    Letra C – certo. Servem de guia e controle, identificam quem fez, quem revisou, quando foi feito etc.

    Letra D – Errado. O prazo de 5 anos é mínimo, logo poderá ser mais se o auditor entender.

    Letra E – certo.

    Resposta: E

  • Complementando o que o Gerson escreveu:

    - Emissão do parecer: responsabilidade do auditor.

    - Publicação do parecer: responsabilidade da entidade auditada.

    Então, faz todo sentido o prazo contar a partir da emissão. Afinal, a entidade auditada nem sempre é obrigada a publicar o parecer.

    OBS: vi essa mesma pegadinha em outras duas questões da FGV.