SóProvas


ID
74206
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Entre os fatores a serem considerados no planejamento, é possível destacar:

. o grau de conhecimento da atividade da auditada;

. a existência de auditoria interna;

. a natureza (o que fazer, qual procedimento aplicar), oportunidade (quando) e extensão (até onde, o percentual) dos procedimentos a serem aplicados;

. os relatórios a serem entregues;

. a equipe técnica.

Na primeira auditoria realizada por determinada empresa de uma dada entidade, alguns cuidados especiais de planejamento devem ser observados de acordo com o CFC e com a doutrina. Nas alternativas a seguir estão listados alguns desse cuidados, à exceção de uma.

Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • NBC T 11 – NORMAS DE AUDITORIA INDEPENDENTE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS


    11.2.1.9 – Quando for realizada uma auditoria pela primeira vez na entidade, ou quando as demonstrações contábeis do exercício anterior tenham sido examinadas por outro auditor, o planejamento deve contemplar os seguintes procedimentos:

    a) obtenção de evidências suficientes de que os saldos de abertura do exercício não contenham representações errôneas ou inconsistentes que, de alguma maneira, distorçam as demonstrações contábeis do exercício atual;

    b) exame da adequação dos saldos de encerramento do exercício anterior com os saldos de abertura do exercício atual;

    c) verificação se as práticas contábeis adotadas no atual exercício são uniformes com as adotadas no exercício anterior;

    d) identificação de fatos relevantes que possam afetar as atividades da entidade e sua situação patrimonial e financeira; e

    e) identificação de relevantes eventos subseqüentes ao exercício anterior, revelados ou não revelados.

    Abs.

  • Mapeamento de fraudes e erros não faz, a princípio, parte do planejamento de uma auditoria

  • Letra A – A assertiva está correta. Sendo a primeira auditoria daquele auditor no cliente, é interessante verificar a auditoria anterior para “tomar pé” da situação da empresa.

    NBC TA 510 (2016), 5

    O auditor deve ler as demonstrações contábeis mais recentes e o respectivo relatório do auditor independente antecessor, se houver, para informações relevantes sobre saldos iniciais, incluindo divulgações.

    Letra B – A assertiva está incorreta por mencionar fraudes e erros relevantes ou não. A auditoria está em busca de distorções (erro ou fraude) RELEVANTES.

    Letra C – assertiva correta. Vejamos o fundamento normativo vigente:

    NBC TA 510 (2016), 8

    O auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre se as políticas contábeis apropriadas refletidas nos saldos iniciais foram aplicadas de maneira uniforme nas demonstrações contábeis do período corrente e se as mudanças nas políticas contábeis foram devidamente registradas e adequadamente apresentadas e divulgadas de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.

    Letra D – Assertiva correta, pois o auditor deve se certificar que os saldos iniciais estão validados. Os saldos finais do exercício X1 são os saldos iniciais do exercício X2, assim um evento subsequente poderia ter afetado os saldos iniciais.

    Letra E – Assertiva correta. Pelo mesmo fundamento descrito na letra C, o auditor deve estar atento a mudanças nas rotinas de controle entre os anos X1 e X2. As alterações podem ser no sentido de corrigir falhas detectadas no ano X1 ou podem, em sentido contrário, introduzir maior risco. Para tal conclusão, além de testes, o auditor deve fazer o descrito na Letra A (ler os relatórios dos auditores anteriores).

    Resposta: B