SóProvas


ID
743191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O processo de gestão financeiro-orçamentária do setor público brasileiro, desde a edição Constituição Federal de 1988, veio consolidando técnicas, princípios e procedimentos. Acerca do tema, julgue os itens que se seguem.


O Poder Judiciário pode encaminhar ao Congresso Nacional, com força de emenda a projeto de lei, dispositivo que pretenda ver contemplado na lei de diretrizes orçamentárias (LDO), que se refira as suas atribuições, exclusivamente.

Alternativas
Comentários
  • Lembremos que o Poder Judiciário é independente, certo? Lembremos também que a questão acima cobra do candidato cobra a competência para o envio de projeto de lei. Vamos ao diploma legal. 


    Art. 84: XXIII - enviar ao Congresso Nacional o plano plurianual, o projeto de lei de diretrizes orçamentárias e as propostas de orçamento previstos nesta Constituição; 

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais



  • Todos os poderes podem encaminhar PROJETO de lei ao executivo e cabe ao mesmo exclusivamente enviar ao congresso a LOA, LDO e PPA para ser aprovado.

    O poder judiciário elabora seu projeto e envia para a Dilma. Ela analisa, veta algumas coisas, contempla outras e manda para o congresso aprovar. É isso.

  • Então primeiro o Judiciário manda para o executivo e o executivo manda para o congresso? É isso?