Políticas de estoque
Dentro de grandes variações de mercado, é necessário que o gerente de materiais prepare-se de forma adequada, que fique capacitado a responder às novas exigências com relação às variações dos preços de venda de seus produtos acabados e dos preços das matérias-primas. Dentro da incerteza, uma das formas confiáveis e seguras é a correta implantação da política de estoques. Aqueles que necessitam repor os estoques em regime inflacionário deparam com.problemas complexos, já que o volume de vendas diminui e, certamente, seus preços estão sendo reajustados constantemente. Como conseqüência, ocorre a redução imediata na margem de lucro, agravada pela irregularidade da demanda na quase totalidade da sua linha de produtos. O ponto central na política de estoques é o custo de reposição. Encontram-se às vezes algumas situações em que o lucro sobre as vendas não supera a reposição do estoque. A administração deverá determinar ao departamento de materiais o programa de objetivos a serem atingidos, isto é, estabelecer certos padrões que sirvam de guia aos programadores e controladores e também de critérios para medir o desempenho do departamento. Essas políticas são diretrizes que, de maneira geral, são as seguintes:
a) metas quanto a tempo de entrega dos produtos ao cliente; b) definição do número de depósitos e/ou de almoxarifados e da lista de
materiais a serem estocados neles; c) até que níveis deverão flutuar os estoques para atender a uma alta ou baixa das vendas ou a uma alteração de consumo; d) até que ponto será permitido a especulação com estoques, fazendo compra antecipada com preços mais baixos ou comprando uma quantidade maior para obter desconto; e) definição da rotatividade dos estoques.
A definição dessas políticas é muito importante ao bom funcionamento da administração de estoque. Os itens c e e citados merecem grande atenção, porque é exatamente neles que também vai ser medido o capital investido em estoques.
FONTE: DIAS (2010, 5 ª Edição)
CORRETO
É como a colega Tati já havia dito: O desafio das organizações é alcançar o equilíbrio na manutenção dos estoques.
# Exemplo de como os níveis de estoque podem influenciar na satisfação do cliente:
Se uma organização mantém seu estoque sempre baixo, ela estará correndo grande risco de rompê-lo a qualquer momento, pois a demanda pode sofrer uma alta inesperada, e caso isso ocorra o cliente ficará sem o material desejado, ocasionando sua insatisfação.