-
É o oposto. A média móvel é acometida por dois problemas: ela pode subestimar ou superestimar a demanda. Para evitar problemas desse tipo, o Administrador ou o setor responsável deve aplicar a Média Móvel Ponderada.
DIAS (2010) AFIRMA:
2.2.3 Método da média móvel
Este método é uma extensão do anterior, em que a previsão para o próximo período é obtida calculando-se a média dos valores de consumo nos n períodos anteriores. A previsão gerada por esse modelo é geralmente menor que os valores ocorridos se o padrão de consumo for crescente. Inversamente, será maior se o padrão de consumo for decrescente. Se n for muito grande, a reação da previsão diante dos valores atuais será muito lenta. Inversamente, se n for pequeno, a reação será muito rápida. A escolha do valor de n é arbitrária e experimental.
CM = C1 + C2 + C3 + C4 / n
-
Está errado ao afirmar que o método é o da média móvel, quando na verdade traz as características da Média com Ponderação Exponencial.
"Método da Média com Ponderação Exponencial. Neste método, a previsão é obtida de acordo com o consumo do último período, e teremos que utilizar também a previsão do último período. Ela procura fazer a eliminação das situações exageradas que ocorrem em períodos anteriores." (Apostila Vestcon, 2014)
-
Método da Média Móvel
A previsão do próximo período é calculada a partir das médias de consumo dos períodos anteriores. Se a tendência for de um consumo crescente, a média futura será menor. Se a tendência for de um consumo decrescente, a média será maior.
A vantagem está na simplicidade e facilidade de cálculo. As desvantagens residem no fato de que as médias móveis são influenciadas por valores extremos e que os períodos mais antigos tem o mesmo peso que os atuais.
-
O método média móvel pode subestimar ou superestimar a demanda ao utilizar dados que sejam muito discrepantes.
-
ERRADO
Cálculo da média móvel: Soma do consumo dos períodos anteriores / número de períodos.
Média exponencialemente ponderada: Utiliza o coeficiente de ajustamento, que busca eliminar o efeito de variações aleatórias no consumo. O coeficiente de ajustamento parte do pressuposto de que parte do consumo se deu em função de um fator aleatório e que, por tanto, não deve se repetir no período seguinte.
FONTE: PDF de ARM para Câmara dos deputados - Profº Felipe Petrachini.
-
SIMPLIFICANDO PARA QUEM NÃO TEM TEMPO PRA TEXTÃO.
MÉDIA MOVEL
A previsão do próximo período é calculada a partir das médias de consumo dos períodos anteriores:
tendência de consumo crescente: a média futura será menor.
tendência de consumo DEcrescente: a média será maior.
Vantagens
1) Fácil implantação
2) Admite processamento manual
3) simplicidade e facilidade de cálculo
Desvantagens
1) Necessita de uma grande quantidade de informações para aumentar a segurança quanto ao resultado obtido
2) É influenciado por valores extremos
3) Atribui o mesmo peso a todos os períodos
-
Segundo Dias (2010),
Método da média móvel: a previsão para o próximo período é obtida calculando-se a média dos valores de consumo nos períodos anteriores.
Desvantagens:
- As médias móveis podem gerar movimentos cíclicos, ou de outra natureza não existente nos dados originais.
- As médias móveis são afetadas pelos valores extremos; isso pode ser superado utilizando-se a média móvel ponderada com pesos apropriados.
- As observações mais antigas têm o mesmo peso que as atuais, isto é, 1/n.
- Exige a manutenção de um número muito grande de dados.
Vantagens:
- Simplicidade e facilidade de implantação.
- Admite processamento manual.
DIAS, M. A. Administração de materiais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2010.