SóProvas


ID
746212
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

A contratação de trabalhador rural por pequeno prazo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Lei 5.889/73
    Art. 14-A.  O produtor rural pessoa física poderá realizar contratação de trabalhador rural por pequeno prazo para o exercício de atividades de natureza temporária.
    § 1o  A contratação de trabalhador rural por pequeno prazo que, dentro do período de 1 (um) ano, superar 2 (dois) meses fica convertida em contrato de trabalho por prazo indeterminado, observando-se os termos da legislação aplicável.
  • Apenas a título de complementação.

    Nos dizeres do ilustre Ricardo Resende:
    A medida provisória  410/2007, posteriormente convertida na lei 11718/2008, acrescentou o art. 14-A à Lei 5889/1973, criando a figura da contratação simplificada de trabalhador rural por pequeno prazo. O objetivo aparente do legislador foi trazer para a formalidade, ou seja, para o Regime da Previdência Social e  do FGTS, os trabalhadores rurais, quase sempre deixados à margem dessa proteção. Se o resultado obtido será este, ainda não sabemos. Na prática, quase não se tem notícia desse tipo de contrato, razão pela qual o dispositivo talvez não venha gozar de eficácia.

    Art. 14-A. O produtor rural pessoa física poderá realizar contratação de trabalhador rural por pequeno prazo para o exercício de atividades de natureza temporária. (Incluído pela Lei nº 11.718, de 2008)

    § 1o A contratação de trabalhador rural por pequeno prazo que, dentro do período de 1 (um) ano, superar 2 (dois) meses fica convertida em contrato de trabalho por prazo indeterminado, observando-se os termos da legislação aplicável. (Incluído pela Lei nº 11.718, de 2008)


    Fé e força!

    Fé fffflskkkkkaççççaçaççaçç 





  • Quanto ao tema, importante que o candidato conheça o artigo 14-A da lei 5.889/73, que ora se transcreve:
    Art. 14-A.  O produtor rural pessoa física poderá realizar contratação de trabalhador rural por pequeno prazo para o exercício de atividades de natureza temporária(Incluído pela Lei nº 11.718, de 2008)
    § 1o  A contratação de trabalhador rural por pequeno prazo que, dentro do período de 1 (um) ano, superar 2 (dois) meses fica convertida em contrato de trabalho por prazo indeterminado, observando-se os termos da legislação aplicável. (...)
    § 4o  A contratação de trabalhador rural por pequeno prazo só poderá ser realizada por produtor rural pessoa física, proprietário ou não, que explore diretamente atividade agroeconômica. (...) - grifos nossos.

    Assim sendo, somente a alternativa "c" encontra-se de acordo com o dispositivo acima.
    RESPOSTA: C.