SóProvas


ID
746533
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção em que a reescrita do trecho sublinhado preserva a correção gramatical e a coerência do texto.

O “jogo” civilizatório da redistribuição melhorou de forma espetacular a inclusão social, ampliou o mercado interno e funcionou muito bem aumentando a demanda global. Infelizmente não acompanhamos o mesmo ritmo e, com a mesma disposição, a ampliação da oferta global. Está esgotado o espaço disponível. O resultado natural é que a diferença entre a demanda e a oferta globais se dissipa, inexoravelmente, em um aumento da inflação interna nos preços dos bens não transacionáveis (os serviços) e externamente, em uma ampliação do déficit em conta corrente. O efeito colateral muito importante desse processo é a imensa valorização da relação câmbio nominal/salário nominal, que é o indicador do câmbio “real”.

(Adaptado de Antonio Delfim Netto, Emergência e Reformas. Carta Capital, 18 de abril de 2012, p. 37)

Alternativas
Comentários
  • O trecho destacado no enunciado da questão apresenta as seguintes informações: "O resultado natural é que a diferença entre a demanda e a oferta globais se dissipa, inexoravelmente...".
    Ou seja --> a dissipação da diferença entre a demanda e a oferta globais é consequência inexorável do resultado natural.
    O fator interno é: "aumento da inflação interna nos preços dos bens não transacionáveis".
    O fator externo é: "ampliação do deficit em conta corrente".
    Sendo assim, a reescrita correta é na opção E: Como resultado natural, há, internamente, um aumento da inflação nos preços dos bens não transacionáveis (fator interno) e, externamente, uma ampliação do deficit em conta corrente (fator externo); isso dissipa, inexoravelmente, a diferença entre a demanda e a oferta globais.
    fonte: professor Fabiano Sales

    .
  • RESPOSTA LETRA E (E DE EU VOU PASSAR).


    A Letra A, e B, dão ideia de condição pelo Daí. A D possui verbo semelhante as letras A e B. ==> Por isso eliminei estas três assertivas, pelos verbos iniciais serem muito parecidos.

    A Letra C deixou alguma dúvida pois o começo é parecido.

    Minha linha de raciocínio na E foi verificar os tempos verbais - Verbo Haver na Letra E no presente e no texto o É (verbo ser tb no presente).

    Então resolvi optar, com dúvidas, pela letra E e acertei. Mas trata-se de uma questão chata, pois as respostas são muito extensas, porém com atenção consegue-se ganhar o ponto. Bom esta foia forma que resolvi, assim não consegui expor minha resposta com argumentação gramatical,   a explicação da colega acima está muito interessante.

    Força nos estudos, o resultado é compensador.
  • Analisando o segmeto:
    resultado-> diferença entre a demanda & oferta.
    diferença->aumento da inflação interna nos bens não transacionáveis ( serviços) & externamente, ampliação do déficit em conta corrente.


    e) Como resultado natural, há, internamente, um aumento da inflação nos preços dos bens não transacionáveis (os serviços) e, externamente, uma ampliação do déficit em conta corrente; isso dissipa, inexoravelmente, a diferença entre a demanda e a oferta globais. A mesma informação está contido na análise do original: O aumento da inflação e ampliação do déficit em conta corrente são a diferença dissipada entre a demanda e a oferta globais.
  • achei dificílima

  • questão do demônio... seria a última que faria na prova se tivesse tempo....

  • A palavra inexoravelmente é um adverbio que esta entre virgulas para explicar a palavra dissipa. O restante explica a diferença entre a demanda e a oferta globais.

    O resultado natural é que a diferença entre a demanda e a oferta globais se dissipa, inexoravelmente, em um aumento da inflação interna nos preços dos bens não transacionáveis (os serviços) e externamente, em uma ampliação do déficit em conta corrente. 

     

    Como resultado natural, há, internamente, um aumento da inflação nos preços dos bens não transacionáveis (os serviços) e, externamente, uma ampliação do déficit em conta corrente; isso dissipa, inexoravelmente, a diferença entre a demanda e a oferta globais.