SóProvas


ID
746536
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com relação ao uso das estruturas linguísticas ou da grafia das palavras, assinale o trecho em que o texto adaptado de Júlio Miragaya, Desindustrialização e baixo crescimento econômico (Correio Braziliense, 23 de abril de 2012), foi transcrito corretamente.

Alternativas
Comentários
  • Análise dos erros:
    a) .. ao mesmo tempo que TORNAM o mercado... (sujeito composto A valorização e o custo Brasil)
    b) .. CONSTAM os elevados preços da energia...
    c) ESTAGNADO...
    d) OI elevado custo de nossa logística é outra causa que VEM ...
  • e) Em suma, não há como ampliar substantivamente os investimentos públicos sem uma redução drástica nos gastos com pagamento dos juros da dívida pública. Também se deve buscar ampliação do investimento em inovação, condição essencial para o aumento da produtividade.correto-

    Em suma, - vírgula separando adjunto adverbial
    não há como ampliar substantivamente os investimentos públicos sem uma redução drástica nos gastos com pagamento dos juros da dívida pública. oração absoluta e com concordância nominal e verbal corretos.

    Também se deve- "Também" é uma partícula atrativa para a próclise.
  • Complementando a explicação do Roberto, na letra D:

    (...) O barateamento do custo da energia e dos transportes requerem (requer) a ampliação dos investimentos públicos, necessidade que se choca com um dos pilares da política econômica.

    O verbo requerer deve concordar c/ o substantivo barateamento, que está no singular. Logo, o correto seria "O barateamento ... requer..."
  • A transcrição correta foi feita na assertiva E.
    Primeiramente, a vírgula 
    após a locução conclusiva “Em suma” foi corretamente empregada. Por sua vez, a partícula “se”, presente no segmento “Também se deve buscar”, foi corretamente empregada antes da locução verbal “deve buscar”, haja vista a presença da palavra denotativa de inclusão “também”. Por fim, a vírgula antes do vocábulo “condição” foi perfeitamente empregada, para isolar trecho de natureza explicativa.
    Vejamos os erros das demais opções:
    A) Errada. Houve a omissão da preposição “em” antes de “que, presente no segmento “ao mesmo tempo (em) que torna o mercado interno...”. Erro de concordância verbal em “ao mesmo tempo em que torna o mercado interno...”, pois o verbo em destaque deve concordar com o sujeito composto “A valorização do real e o custo Brasil (...) ao mesmo tempo em que tornam o mercado interno...”.
    B) Errada. Erro de concordância verbal em “No custo Brasil consta os elevados preços da energia elétrica e do gás natural”. O verbo “constar” deve flexionar-se no plural para concordar com o núcleo do sujeito “os elevados preços da energia elétrica e do gás natural”.
    C) Errada. O vocábulo “estaguinado” foi grafado de modo incorreto. A forma adequada é “estagnado” (que não flui; parado, paralisado).
    D) Errada. Primeiramente, houve erro de concordância verbal, pois o verbo “vir” deve estar no singular (vem), concordando com o núcleo do sujeito “O elevado custo de nossa logística”. Outro erro refere-se ao verbo “requerer”, o qual deve estar no singular, uma vez que seu sujeito está nesse número (singular): “O barateamento do custo de energia e dos transportes requer...”.

    Fonte: Professor Fabiano Sales
  • caramba, li 3 vezes e não encontrei o erro da C: "estaguinado"