SóProvas


ID
746728
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Examine os itens a seguir a respeito dos conceitos e campo de aplicação da contabilidade aplicada ao setor público, assinale Verdadeiro(V) ou Falso(F) e escolha a opção que indica a sequência correta.

I. O campo de aplicação da contabilidade aplicada ao setor público abrange todas as entidades do setor público;

II. A função social da contabilidade aplicada ao setor público deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias para a tomada de decisão;

III. Ocorre o surgimento de novas unidades contábeis quando se procede à soma, agregação ou divisão do patrimônio de uma ou mais entidades;

IV. O objeto da contabilidade aplicada ao setor público são os recursos públicos.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa c). V, V, V, F

    Esta questão pede o conhecimento textual da NBC T 16.1 - Conceituação, Objeto e Campo de Aplicação da Contabilidade Pública.

    I. O campo de aplicação da contabilidade aplicada ao setor público abrange todas as entidades do setor público; CORRETO.

    NBC T 16.1 - CAMPO DE APLICAÇÃO

    7. O campo de aplicação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público abrange todas as entidades do setor público.

    II. A função social da contabilidade aplicada ao setor público deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias para a tomada de decisão; CORRETO

    NBC T 16.1 - CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

    6. A função social da Contabilidade Aplicada ao Setor Público deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social.

    III. Ocorre o surgimento de novas unidades contábeis quando se procede à soma, agregação ou divisão do patrimônio de uma ou mais entidades; CORRETO.

    NBC T 16.1 - UNIDADE CONTÁBIL

    9. A soma, agregação ou divisão de patrimônio de uma ou mais entidades do setor público resultará em novas unidades contábeis.

    IV. O objeto da contabilidade aplicada ao setor público são os recursos é o patrimônio públicos. ERRADO.

    NBC T 16.1 - CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

    5. O objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o patrimônio público.
  • Análise dos Itens
    Item I - O campo de aplicação da contabilidade aplicada ao setor público abrange todas as entidades do setor público.
    Entende-se por campo de aplicação como o espaço de atuação do Profissional de Contabilidade que exige estudo, interpretação, identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação de fenômenos contábeis.A NBC T 16.1 - Conceituação,Objeto e Campo de Aplicação,especificamente no item 7,define que o campo de atuação da contabilidade aplicada ao setor público abrange todas as entidades do setor público,estando tal item VERDADEIRO.
    Item II - A função social da contabilidade aplicada ao setor público deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias para a tomada de decisão.
    Tal afirmativa está disposta no item 6 da NBC T 16.1 - Conceituação,Objeto e Campo de Aplicação,estando a mesma VERDADEIRA.No entanto,a função social não se restringe apenas à evidenciação de informações necessárias para a tomada de decisão,devendo também ser útil para fins de prestação de contas e instrumentalização do controle social.

    Item III - Ocorre o surgimento de novas unidades contábeis quando se procede à soma, agregação ou divisão do patrimônio de uma ou mais entidades
    Entende-se por Unidade Contábil como entidade organizacional que possui patrimônio próprio.As unidades contábeis são classificadas em Originária,Descentralizada e Originária.A Unidade Contábil Originária representa o patrimônio das entidades do setor público na condição de pessoas jurídicas; a Descentralizada, parcela do patrimônio de Unidade Contábil Originária; a Unificada,a soma ou a agregação do patrimônio de duas ou mais Unidades Contábeis Descentralizadas; e a Consolidada,a soma ou a agregação do patrimônio de duas ou mais Unidades Contábeis Originárias.
    Segundo o disposto  na NBC T 16.1 - Conceituação,Objeto e Campo de Aplicação,especificamente no item 9,podem surgir novas unidades contábeis mediante a soma, agregação ou divisão de patrimônio de uma ou mais entidades do setor público.Dessa forma o item em questão é VERDADEIRO.
    A referida norma elenca os casos em que tal procedimento é permitido:no registro dos atos e dos fatos que envolvem o patrimônio público ou suas parcelas, em atendimento à necessidade de controle e prestação de contas, de evidenciação e  instrumentalização do controle social;unificação de parcelas do patrimônio público vinculadas a unidades contábeis descentralizadas, para fins de controle e evidenciação dos seus resultados; e na consolidação de entidades do setor público para fins de atendimento de exigências legais ou necessidades gerenciais. 
    Item IV - O objeto da contabilidade aplicada ao setor público são os recursos públicos
    Conforme o disposto na NBC T 16.1 - Conceituação,Objeto e Campo de Aplicação no item 5, objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o PATRIMÔNIO PÚBLICO e não os recursos públicos.Logo,tal item é considerado como FALSO.
    Resumindo:
    Item I - Verdadeiro
    Item I - Verdadeiro
    Item III - Verdadeiro
    Item IV - Falso
    Alternativa correta - letra C
  • O item I não poderia ser falso?
    As empresas públicas e sociedades de economia mista, entidades da administração indireta, via de regra utilizam a contabilidade privada, aplicando-se a pública somente nos casos de serem consideradas dependentes, não é? Então o campo aplicação não abrangeria todas as entidades do setor público. 
    Alguém poderia me explicar?

  • Olá Thiago,
    Primeiramente temos que ter em mente que há mais de uma visão sobre esse assunto, a saber: a visão do CFC ( NBC T 16.1) e  a visão da legislação de direito financeiro( Lei 4320 e LC 101)
    Note que o item toma por base a contabilidade aplicada ao setor público que tem como escopo a visão do CFC.
    Pela norma, o campo de aplicação é:
    ·         Entidades do setor público; e
    ·         Outras entidades em que haja dinheiro público com a finalidade de operacionalizar a prestação de contas.
    Na norma, há um conceito do que seria entidade do setor público. Depois dê uma olhada, mas o importante é notar que consta entidades de direito privado, de maneira geral.
     
    Note ainda que as normas podem ser aplicadas parcialmente ou integralmente.
    ·         Integralmente: entidades governamentais, Serviços Sociais e conselhos profissionais ( excluído OAB)
    ·         Parcialmente: demais entidades do setor público, para garantir prestação de contas e controle social.
     
    Contudo, para o direito financeiro, há um entendimento mais peculiar.
    Vejamos qual seria o campo de aplicação, conforme inteligência da legislação e em especial do art. 110 da LRF, que inclui a estatal dependente no campo de aplicação.
    Campo de aplicação: União, Estados, DF, Municípios, Autarquias, Fundações Públicas e Empresas Estatais dependentes.
    Portanto, pela visão do CFC, o item está correto.
    Conseguiu entender?
    Será necessário o item delimitar  foco para saber qual visão deverá utilizar na resposta.
    Espero ter ajudado.
    Alexandre Marques Bento
  • Cuidado para não confundir PATRIMÔNIO PÚBLICO, com recursos públicos!

  • Atualização da questão de acordo com a NBC TSP - Estrutura Conceitual

    I. [ATUALIZAÇÃO] O campo de aplicação da contabilidade aplicada ao setor público abrange todas as entidades do setor público;

    Agora as estatais independentes não precisam aplicar, é facultativo.

    II. A função social da contabilidade aplicada ao setor público deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias para a tomada de decisão;

    Foi dado como correto de acordo com a antiga norma, mas não encontrei referente na nova.

    III. Ocorre o surgimento de novas unidades contábeis quando se procede à soma, agregação ou divisão do patrimônio de uma ou mais entidades;

    Unidade Contábil é a entidade organizacional que possui patrimônio próprio. Caso ocorra a descentralização do patrimônio, resulta em nova unidade contábil.

    IV. O objeto da contabilidade aplicada ao setor público são os recursos públicos.

    O objeto de estudo da Contabilidade Pública é o Patrimônio Público.

    Fonte: Direção Concursos