SóProvas


ID
746818
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Para os efeitos da Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, não são servidores públicos

Alternativas
Comentários
  • GABARITO DEU LETRA B, ALGUÉM SABERIA EXPLICAR?

  • Para mim, seria letra C. Pois os funcionários das empresas públicas e sociedade de economia mista são regidos pela CLT, sendo portando chamados de EMPREGADOS PUBLICOS!
  • gabarito, no meu entender, está errado. Marcaria a letra C.
    A questão diz, para efeitos da lei 8112, está claramente referindo-se a servidor público em sentido estrito. Logo os empregados públicos não serão considerados servidores porque são regidos pela CLT.
  • Para mim, gabarito está errado mesmo! 

    Art. 1
    o  Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.
  • creio que o gabarito esteja errado.

    Desde a adin nº 2.135 deferida pelo STF, que declarou inconstitucional a nova redação dada pela EC nº 19/98 ao caput do art. 39 da CF, vigora na adminstração administração federal direta e autárquica o regimo jurídico único.
    Lei 8112/90, Art. 1o  Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.
    Os empreados da administração pública regidos pela lei 8112/90 são servidores públicos:
    - administração direta federal
    - autarquias federais
    Os que são regidos pela CLT são empregados públicos.
    - sociedade de economia mista
    - empresa pública
    ao meu ver a resposta correta seria letra C
    bons estudos!
  • Questão maluka . 
    Onde já se viu EMPREGADO PÚBLICO ser servidor público . 

    gabarito Errado. 
  • Essa já é a segunda questão desse concurso que no meu entender está incorreta. Verifiquei a prova e os gabaritos são esses mesmos. Questão 41 e Questão 44 da prova.  Mal elaboradas ou não ando entendendo nada da 8112/90.
  • A ESAF alterou o gabarito dessa prova, a alternativa correta agora é C.
  •  http://www.esaf.fazenda.gov.br/Concursos/concursos_selecoes/AFC-CGU-2012/Provas_Gabaritos/Gabaritos_apos_recursos-AFC_CGU_2012.pdf


    P
    ara que quiser acessar a alteração de gabarito. 
  • Olá, pessoal!
    O gabarito foi atualizado para "C", conforme gabarito definitivo publicado pela banca e postado no site.
    Bons estudos!
  • Art.2° (Lei 8.112): Para os efeitos desta lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

     

    "São servidores públicos, em sentido amplo, as  pessoas físicas que prestam serviço ao Estado e às entidades da Administração Indireta, com vínculo empregatício e mediante remuneração paga pelos cofres públicos"
    Maria Sylvia Zanella Di Pietro.



  • Acredito que funcionário seja diferente de empregado público, pois creio que funcionário seja aqueles terceirizados por exemplo, os auxiliares de serviço geral, segurança, etc.
  • GABARITO : C 
    Os funcionários de empresas públicas são empregados públicos, dessa forma, se diferem dos servidores públicos em diversos pontos como: regime de contratação, estabilidade etc..



    Regidos pela Lei 8.112/90 (ESTATURÁRIOS)  SERVIDORES PÚBLICOS  
    Regidos pela CLT(CELETISTAS) EMPREGADOS PÚBLICOS

    UNIÃO (EX: POLÍCIA FEDERAL)

    AUTARQUIA (EX: INSS)

    FUNDAÇÕES PÚBLICAS (EX: IBGE )

    SOCIEDADE DE ECONÔMIA MISTA (EX: BANCO DO BRASIL)

    EMPRESA PÚBLICA (EX: CORREIOS
  • Entendi a questão assim:

    Servidores Públicos (em sentido amplo) são os servidores estatutários, empregados públicos e servidores temporários. Porém, em sentido estrito, servidor publico é o servidor estatutário.

    Sendo assim:

    a) os que se sujeitam ao regime jurídico estatutário - são servidores públicos

    b) os ocupantes de cargos nas autarquias públicas - são servidores públicos (autarquia --> regime estatutário) 

    c) os funcionários das empresas públicas - são empregados públicos (emp.publica e soc. economia mista --> CLT)

    d) ocupantes de cargo em comissão - são servidores públicos (estatutário, porém não possuem prerrogativas de estabilidade)

    e) os que tiverem sido nomeados e empossados em caráter efetivo - são servidores públicos 

     

    Se algo estiver incorreto, por favor, expliquem :)

    Bons estudos!

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e as disposições preliminares desta.

    Dispõem os artigos 1º e 2º, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 1º Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

    Art. 2° Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público."

    Frisa-se que a questão deseja que seja assinalada a alternativa na qual não conste um exemplo de servidor público, abrangido pela lei 8.112 de 1990.

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois os servidores estatutários, ocupantes de cargo público efetivo, por exemplo, são abrangidos pela lei 8.112 de 1990 e são considerados servidores públicos, nos termos do artigo 2º, da citada lei.

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois os servidores ocupantes de cargos nas autarquias públicas (autárquicos) são abrangidos pela lei 8.112 de 1990 e são considerados servidores públicos, nos termos do artigo 1º, da citada lei.

    Letra c) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Por serem regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os empregados públicos não são regidos pela lei 8.112 de 1990 e não são considerados servidores públicos em sentido estrito. Logo, não são servidores públicos os funcionários das empresas públicas.

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois, nos termos do artigo 2º, da lei 8.112 de 1990, por estarem investidos em um cargo público, os ocupantes de cargo de provimento em comissão são considerados servidores públicos.

    Letra e) Esta alternativa está incorreta, pois, nos termos do artigo 2º, da lei 8.112 de 1990, por estarem investidos em um cargo público efetivo, os que tiverem sido nomeados e empossados em caráter efetivo são considerados servidores públicos. Nesse sentido, conforme o caput, do artigo 10, da citada lei, "a nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade."

    Gabarito: letra "c".