SóProvas


ID
74692
Banca
FCC
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2003
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere os seguintes atos administrativos:

I. O Secretário de Estado aprova o procedimento licitatório.

II. O Senado Federal decide a respeito da destituição do Procurador Geral da República.

III. A Administração Municipal faculta a proprietário de terreno a construção de edifício.

Esses atos referem-se, respectivamente, à

Alternativas
Comentários
  • A licitação é o procedimento pelo qual uma entidade pública abre a interessados a possibilidade de com ela contratar a compra/venda de produtos ou prestação de serviços, mediante concurso de propostas.A homologação é a aprovação final de todo o procedimento de licitação. Ela é precedida do exame, pela autoridade competente, dos atos que o integraram. Se verificado algum vício de ilegalidade, poderá ser anulado o procedimento, ou determinado o seu "saneamento" (correção do vício), se cabível. Após verificar que está tudo em ordem, a autoridade o homologará.
  • Em direito, o exercício do poder de polícia se refere a prática de um ente ou agente governamental de executar serviços voltados ao registro, fiscalização ou expedição de algum ato.Entre alguns exemplos, estão: expedição de licenças, alvarás, títulos, dentre outros.
  • *A homologação é a aprovação final de todo o procedimento de licitação. Ela é precedida do exame, pela autoridade competente, dos atos que o integraram;*PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA - chefe do Ministério Público Federal e do Ministério Público da União. É escolhido pelo presidente da República, entre os integrantes da carreira maiores de 35 anos, e APROVADO pele SENADO FEDERAL. Tem mandato de dois anos, permitidas reconduções. Sua destituição, pelo presidente da República, depende de autorização do Senado;*autorização é diferente de licença, termos semelhantes. A autorização é ato discricionário, enquanto a LICENÇA é vinculado. Na licença o interessado tem direito de obtê-la, e pode exigi-la, desde que preencha certos requisitos, ex. licença para dirigir veículo.
  • Segundo Celso Antonio B.M:"Aprovação é o ato unilateral pelo qual a Administração, DISCRICIONARIAMENTE, faculta a prática de ato jurídico ou manifesta sua concordância com ato já praticado, a fim de lhe da eficácia.Homologação é o ato VINCULADO pelo qual a Administração concorda com ato jurídico já praticado, uma vez verificada a consonância dele com os requisitos legais condicionadores de sua válida emissão."Quando o Secretário aprova o procedimento licitatório, ele observa se os requisitos legais foram obedecidos e produz um ato HOMOLOGATÓRIO. Já quando o Senado Federal decide a respeito da destituição do PGR, é certo que há discricionaridade, portanto, trata-se de ato de APROVAÇÃO.
  • Letra B

    Secretário homologou a licitação, ou seja, o procedimento foi aprovado, ratificado pela autoridade competente. Não confundir com adjudicação, que é, em termos práticos, a assinatura do contrato pelo licitante vencedor;

    Senado aprovou a respeito de uma deliberação da Casa.

    O item III ao meu ver possui uma impropriedade na redação, pois a licença é ato vinculado e não uma simples faculdade da Administração, como nos casos de permissão e autorização. Caso o particular preencha todos os requisitos para uma determinada ação, cabe ao poder público conceder a licença.
  • Direito Administrativo Brasileiro - MEIRELLES, H.L.:

    Licença é o ato administrativo vinculado e definitivo pelo qual o Poder Público,verificando que o interessado atendeu a todas as exigências legais, faculta-lhe o desempenho de atividades ou a realização de fatos materiais antes vedados ao particular, como, p. ex., o exercício de uma profissão, a construção de um edifício em terreno próprio.
  • Considere os seguintes atos administrativos:

    I. O Secretário de Estado aprova o procedimento licitatório. (Neste caso, temos o ato de controle de legalidade do superior hierárquico em relação ao ato do subordinado, verificando se, este, está de acordo como a lei. Caracteristica da HOMOLOGAÇÃO)

    II. O Senado Federal decide a respeito da destituição do Procurador Geral da República. (Neste item, observa-se um controle quanto a conveniência e a oportunidade do Senado Federal destituir o PGR, característica que remete ao ato de APROVAÇÃO. Ver art. 52, XI, CF/88)  

    III. A Administração Municipal faculta a proprietário de terreno a construção de edifício. ( A LICENÇA é editada com fundamento no poder de polícia administrativa, nas situações em que o ordenamento jurídico exige a obtenção de anuência prévia da adm. pública como condição para o exercício, pelo particular, de um direito subjetivo, justamente, o que ocorre neste item, pois o particular precisaria da licença para iniciar construção de edifícil. Obs. quando o particular preencher os requisitos legais e regulamentares da licença deve a adm pública concedê-la, já que esse ato é vinculado, ou seja, existe direito público subjeitvo do particular à sua obtenção).  
  • 1. Licença:

    “é ato administrativo unilateral e vinculado pelo qual a Administração faculta 

    àquele que preencha os requisitos legais o exercício de uma atividade” (Di Pietro, p. 

    230).

    3. Homologação:

    “é o ato administrativo de controle pelo qual a autoridade superior examina a 

    legalidade e a conveniência de ato anterior da própria Administração, de outra 

    entidade ou de particular, para dar-lhe eficácia” (Hely, p. 186). 

    “É o caso do ato da autoridade que homologa o procedimento da licitação (art. 43, 

    VI, da Lei nº 8.666 de 21-6-93)” (Di Pietro, p. 232). 


  • GABARITO: B

    Homologação: É ato unilateral e vinculado pelo qual se reconhece a legalidade de um ato, sendo, em regra, realizada a posteriori.

    Aprovação: é o ato unilateral e discricionário pelo qual a Administração faculta a prática de ato jurídico (aprovação prévia) ou manifesta sua concordância com ato jurídico já praticado (aprovação a posteriori).

    Licença: é o ato administrativo vinculado e definitivo pelo qual o Poder Público, verificando que o interessado atendeu a todas as exigências legais, faculta-lhe o desempenho de atividades ou a realização de fatos materiais antes vedados ao particular, como, por exemplo, o exercício de uma profissão, a construção de um edifício em terreno próprio.

  • Muito bom, isso sim que era questão.

    Hoje, no monopólio cesbraspe só elaboram questões na base da erva...