SóProvas


ID
747226
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

O conceito de Estado é central na teoria política. Os enunciados a seguir referem-se à sua formulação. Indique qual a assertiva correta.

Alternativas
Comentários
  • Estado (do latim status,us: modo de estar, situação, condição), segundo o Dicionário Houaiss é datada do século XIII e designa "conjunto das instituições (governo, forças armadas, funcionalismo público etc.) que controlam e administram uma nação"; "país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado".[1]. Segundo o jurista italiano Norberto Bobbio, a primeira vez que a palavra foi utilizada, com o seu sentido contemporâneo, foi no livro O Príncipe, de Nicolau Maquiavel. 
  • Questão passível de recurso.

    O gabarito preliminar deu a letra “D” como a resposta certa, mas é errada. Segundo Norberto Bobbio (2007, p.67):

    É fora de discussão que a palavra “Estado” se impôs através da difusão e pelo prestígio do Príncipe de Maquiavel. A obra começa, como se sabe, com estas palavras: “Todos os estados, todos os domínios que imperaram e imperam sobre os homens, foram e são ou repúblicas ou principados” [1513, ed. 1977, p. 5]. Isto não quer dizer que a palavra tenha sido introduzida por Maquiavel. Minuciosas e amplas pesquisas sobre o uso de “Estado” na linguagem do Quatrocentos e do Quinhentos mostram que a passagem do significado corrente do termo status de “situação” para “Estado” no sentido moderno da palavra, já ocorrera, através do isolamento do primeiro termo da expressão clássica status rei publicas. O próprio Maquiavel não poderia ter escrito aquela frase exatamente no início da obra se a palavra em questão já não fosse de uso corrente.

    A própria ESAF já deu uma questão semelhante como errada:

    (ESAF/MPOG-EPPGG/2005) O Termo “Estado” foi criado por Maquiavel.

    A questão é errada.

    O gabarito da questão deveria ser a letra “E”, pois não há uma identificação clara de quando o termo “Estado” foi criado.

    Bibliografia:
    BOBBIO, Norberto. Estado, Governo e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

    Gabarito: D.

    fonte: http://www.admpublica.com.br/artigos/?cat=23

  • Gente, CUIDADO!

    Bobbio diz que Maquiavel utilizou o termo no contexto moderno. Não diz que ele criou o termo. A alternativa D está correta!
  • Ora, se Bobbio diz que Maquiavel utilizou o termo no contexto moderno. Não diz que ele criou o termo.

    E se ele não criou o termo, é óbvio que a alternativa D está E-R-R-A-D-A

  • PRA MATAR A QUESTÃO:

    Uma coisa é CRIAR um termo; outra, é FAZER REFERÊNCIA a ele. A letra D diz que a primeira REFERÊNCIA ao termo foi de Maquiavel. 

    Ora, se Maquiavel FAZ REFERÊNCIA, é porque já havia sido criado o termo por alguém. Portanto, óbvio, ele não criou.


    Gabarito D.
  • Fiquei em dúvida agora , mas pelo comentários dos colegas dá entender que o termo, Estado:

    Primeira referência moderna: Maquiavel