SóProvas


ID
747232
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Como toda ciência, a Ciência Política possui uma linguagem, o que significa que nela estão presentes certas características gerais. Os enunciados a seguir se referem a essas características.

I. É uma linguagem consciente e crítica porque permite refletir sobre sua instrumentalidade e precisa a linguagem comum;

II. É uma linguagem especializada porque emprega um vocabulário técnico;

III. Como em outras ciências, a Ciência Política utiliza uma linguagem que permite a cumulatividade e a repetibilidade.

Considerando esses enunciados, é possível afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Tanto quanto a filosofia, a ciência tem um elemento de identificação comum, ou seja, uma linguagem própria. Esta linguagem, por seu turno, apresenta quatro dimensões: 1) uma linguagem consciente, elaborada de modo a refletir sua própria instrumentalidade; 2) uma linguagem crítica, que nasce da correção dos defeitos da linguagem comum ou ordinária; 3) uma linguagem especializada, que manipula um vocabulário tecnicamente esotérico; 4) uma linguagem que permite a cumulatividade e a repetibilidade.


    Fonte:

    http://ribeiroserpa.com.br/pdfserpa/politica.pdf

  • Então porque não é D?
  • I) Está incorreto pelo fato de a ciência não precisar (no sentido de tornar preciso, exato, categorizar) a linguagem comum, que, por sua vez, não guarda necessariamente relação com a ciência propriamente dita.
    II) A ciência de fato pode ser caracteriza como linguagem especializada, e como tal, prescinde do uso de vocabulário técnico. Mas o uso deste não é o motivo de tal caracterização, mas sim, consequência da própria natureza especializada da linguagem.
    III) Está correta, uma vez que as ciências permitem a cumulatividade e a repetibilidade. Esta última, no sentido da possibilidade de múltiplas reproduções do experimento científico, com a finalidade de verificar-se os fenômenos e deles extrair conclusões, iguais ou não às anteriores.