SóProvas


ID
748126
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Qual característica NÃO se refere à memória cache de processadores?

Alternativas
Comentários
  • São usados dois tipos de cache, chamados de cache primário, ou cache L1 (level 1), e cache secundário, ou cache L2 (level 2). O cache primário é embutido no próprio processador e é rápido o bastante para acompanhá-lo em velocidade. Sempre que um novo processador é desenvolvido, é preciso desenvolver também um tipo mais rápido de memória cache para acompanhá-lo. Como este tipo de memória é extremamente caro (chega a ser algumas centenas de vezes mais cara que a memória RAM convencional) usamos apenas uma pequena quantidade dela. Para complementar, usamos também um tipo um pouco mais lento de memória cache na forma do cache secundário, que por ser muito mais barato, permite que seja usada uma quantidade muito maior.
    Ou seja, a memória cache não é implementada pelo SO.

  • Só para complementar..
    A que é implementada pelo sistema operacional com suporte do Hardware (no caso, o HD) é a Memória Virtual.

  • Concordo com tudo o que foi dito, mas a opção e está equivocada.  Nos dias de hoje dizer que memórias cache de processador são mais comuns em processadores RISC é um absurdo.  Ainda mais com os processadores da linha i3, i5 e i7 da Intel que usam Microarquitetura Nehalem, que é um híbrido de CISC e RISC.  Ainda quando eram arquiteturas separadas via-se tanto nos RISC como nos CISC cache interno.

    Mas a opção c é mais errada.

  • "são mais comuns em processadores RISC é um absurdo." - Não foi dito isso na questão. Foi dito que é comumente usada, o que é correto.

  • o 486 já era híbrido

  • O erro está presente na letra C.

    O Cache é transparente, e o Sistema Operacional nem toma conhecimento de sua existência.

    Podemos dizer que a memória cache é implementada na arquitetura dos processadores.

    A memória implementada pelo SO com suporte do hardware (disco) é a memória virtual!

     

    Qto à letra E, a memória cache é comumente encontrada em todos os processadores, seja RISC ou CISC, já que é um extensão física que pode estar presente em qualquer arquitetura.

  • c-

    a memoria cache é para processar inputs do usuario por meio de registradores tais como program counters, acumuladores etc.