- ID
- 748498
- Banca
- ESAF
- Órgão
- PGFN
- Ano
- 2012
- Provas
- Disciplina
- Direito Tributário
- Assuntos
Sobre o Imposto sobre a Renda e Proventos de  qualquer Natureza, julgue os itens a seguir, para  então assinalar a opção que corresponda às suas  respostas. 
I. Como renda deve-se entender a aquisição  de disponibilidade de riqueza nova, na forma  de um acréscimo patrimonial, ao longo de um  determinado período de tempo. 
II.  Tanto a renda quanto os proventos de qualquer  natureza pressupõem ações que revelem  mais-valias, isto é, incrementos na capacidade  contributiva. 
III.  Limitações temporais ou quantitativas com relação  às despesas e provisões não necessariamente  guardam estrita compatibilidade com a teoria  do acréscimo patrimonial e com a atividade do  contribuinte. 
IV. Embora haja diversas teorias que se destinem  a delinear o conceito de renda, em todas  prevalece a ideia de que haja a necessidade de  seu confronto com o conjunto de desembolsos  efetivados relativamente ao conjunto das  receitas. 
V. Pode-se afirmar, a partir de alguns julgados  do Supremo Tribunal Federal, que o conceito  legalista/fiscalista de renda, assim considerado  aquilo que a legislação do imposto de renda  estabelecer que é, está ultrapassado.     
Estão corretos apenas os itens: