SóProvas


ID
749392
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia 04 de junho, os jornais brasileiros anunciavam que o Brasil havia ficado nos últimos lugares em termos de crescimento no primeiro trimestre de 2011, na comparação com os BRICS, o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e

Alternativas
Comentários
  • Em economiaBRICS é um acrônimo que se refere aos países membros fundadores (BrasilRússiaÍndia e China) e à África do Sul, que juntos formam um grupo político de cooperação. Em 14 de abril de 2011, o "S" foi oficialmente adicionado à sigla BRIC para formar o BRICS, após a admissão da África do Sul (em inglêsSouth Africa) ao grupo. Os membros fundadores e a África do Sul estão todos em um estágio similar demercado emergente, devido ao seu desenvolvimento econômico. É geralmente traduzido como "os BRICS" ou "países BRICS" ou, alternativamente, como os "Cinco Grandes".
  • Brazil Russia India China South Africa
  • Há dez anos o economista inglês Jim O’Neill cunhou o acrônimo Bric para se referir a quatro países de economias em desenvolvimento – Brasil, Rússia , Índia e China– que desempenhariam, nos próximos anos, um papel central na geopolítica e nos negócios internacionais.O acrônimo ganhou uso corrente entre economistas e se tornou um dos maiores símbolos da nova economia globalizada. Neste quadro, os países emergentes ganharam maior projeção política e econômica, desafiando a hegemonia do grupo de nações industrializadas, o G7 (formado por Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, e Japão)

    Desde 2009, os líderes dos países membros do Bric realizam conferências anuais. Em abril do ano passado, a   África do Sul   foi admitida no grupo, adicionando-se um “s” ao acrônimo, que passou a ser Brics.

    No grupo estão 42% da população e 30% do território mundiais. Nos últimos dez anos, os países do Bric apresentaram crescimento além da média mundial. Estima-se que, em 2015, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brics corresponda a 22% do PIB mundial; e que, em 2027, ultrapasse as economias do G7.

    A China é o “gigante” do grupo. A abertura da economia chinesa, mediante um conjunto de reformas, tornou o país a segunda maior economia do planeta, atrás somente dos Estados Unidos e ultrapassando Japão e países da Europa.

  • A Africa do Sul integra o bloco BRIC em 2011, quando este passa a ser designado como BRICS.

    A resposta correta é a letra B.