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ID
749653
Banca
VUNESP
Órgão
TJM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                   O sêmen em busca de uma ética

    O moço israelense está morto. Todavia, ele ainda pode gerar uma vida. Seus pais estão de posse de seu semen e querem a autorização da justiça de Israel para terem um neto. A Ciência permite, mas a lei não endossa. A notícia está na Folha de S.Paulo de 10.02.11.

    (...)

    As leis de Israel, segundo uma boa parte dos seus juízes, dizem que a inseminação não poderá ser efetuada. Não há qualquer documento que o morto tenha deixado escrito dizendo que gostaria de ter um filho após sua morte e com uma mulher escolhida pelos pais. Mas os pais argumentam que, se o filho era um doador de órgãos, por qual razão o que é expelido por um órgão do seu corpo também não poderia ser utilizado em favor da vida?

    Com efeito, nem todos os juízes pendem para o mesmo lado. Assim, eis que os magistrados não poderão ficar somente com o código nas mãos. (...)

    O que os magistrados enfrentarão será um problema típico de filosofia prática, ou seja, de ética. Eles estarão enredados na decisão sobre se o ethos* do povo, os costumes e hábitos, pedem ou não para que a lei mude.

* ethos: conjunto dos costumes e hábitos fundamentais, no âmbito do comportamento (instituições, afazeres etc.) e da cultura (valores, ideias ou crenças), característicos de uma determinada coletividade, época ou região.

(Filosofia: Conhecimento Prático, n." 29, 2011. Adaptado)

De acordo com o texto, a inseminação do semen do israelense morto

Alternativas
Comentários
  • Correta alternativa B.
    De acordo com o texto temos, duas passagens que corroboram com a assertiva.
    primeiro EM encontra barreira na lei para acontecer; " As lei de Israel, segundo uma boa parte de seus juízes dizem que a inseminação não poderá ser efetuada. Não há qualquer documento que o morto tenha deixado..."
    Segundo EM por isso os magistrados não apenas se restringirão a ela para decidir, mas também se fundamentarão nos costuems e hábitos do povo, no último paragrafo temos:'O que os magistrados enfrentarão será um problema típico e filosofia prática, ou seja ética. Eles estarão enredados na decisão sobre  se o ethos do povo, os costumes e hábitos pedem ou não para que a lei mude."
  • Assim, eis que os magistrados não poderão ficar somente com o código nas mãos. (...)

    O que os magistrados enfrentarão será um problema típico de filosofia prática, ou seja, de ética. Eles estarão enredados na decisão sobre se o ethos* do povo, os costumes e hábitos, pedem ou não para que a lei mude.

    ethos: conjunto dos costumes e hábitos fundamentais, no âmbito do comportamento (instituições, afazeres etc.) e da cultura (valores, ideias ou crenças), característicos de uma determinada coletividade, época ou região.

  • Assertiva B

    encontra barreira na lei para acontecer, por isso os magistrados não apenas se restringirão a ela para decidir, mas também se fundamentarão nos costumes e hábitos do povo.