SóProvas


ID
749890
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Sobre o direito à convivência familiar, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • a - errada a expressao patrio poder foi substituida pelo poder familiar, e ele nao pode ser renunciado.
    b - correta
    Art. 1o  Esta Lei dispõe sobre o aperfeiçoamento da sistemática prevista para garantia do direito à convivência familiar a todas as crianças e adolescentes, na forma prevista pela Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente. 
    c - nao há previsão
    d - 42 
    § 6o  A adoção poderá ser deferida ao adotante que, após inequívoca manifestação de vontade, vier a falecer no curso do procedimento, antes de prolatada a sentença.(Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009)  Vigência
    e
     - 
    Art. 101. Verificada qualquer das hipóteses previstas no art. 98, a autoridade competente poderá determinar, dentre outras, as seguintes medidas:

              VII - acolhimento institucional; 

  • Alternativa B correta pois a lei incluiu importantes alterações na sistemática da adoção. Contudo é tipo de questão que espera que o candidato decore número de lei, como outra que exigem número de artigo, inciso, etc, questões estas que realmente ão são as ideais para avaliar conhecimento e raciocínio jurídico

  • Alternativa CORRETA letra "B"

                        No tocante a assertiva "A", cabe destacar o seguinte acordão:

                     "O pátrio poder é irrenunciável e por isso é nulo e de nenhum efeito o ato do genitor em que ele desiste do pátrio poder, razão pela qual os pretendentes à adoção do menor têm interesse para requerer a destituição do pátrio poder contra a mãe que abandonou filho recém-nascido, sem nem mesmo retirá-lo do hospital em que nasceu (TJ-RJ - Ac. unân. da 16.ª Câm. Cív. publ. no DJ de 7-10-99 - Ap. 1998.00111405-Capital - Rel. desig. Des. Miguel Ângelo Barros)". 

    Bons Estudos.

    Deus seja conosco.

  • GAB.: B

     

    C) ECA

    Art. 33, § 2º Excepcionalmente, deferir-se-á a guarda, fora dos casos de tutela e adoção, para atender a situações peculiares ou suprir a falta eventual dos pais ou responsável, podendo ser deferido o direito de representação para a prática de atos determinados.

  • Aquela típica questão que você responde por exclusão.