SóProvas


ID
752767
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A cultura organizacional pode ser tratada como uma variável. De acordo com Edgar Schein, a organização integra elementos formais e informais. Por elemento formal entende-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    3 níveis da cultural organizacional

    Artefatos - aspecto formal

    Valores compartilhados - aspecto informal  

    Pressuposições básicas - aspecto informal 

    PSC. normalmente é utilizado na cultura organizacional a figura o iceberg. O que esta acima do nível do mar é o visível (formal), por outro lado, os que estão abaixo são os informais.
  • Cultura organizacional É definida como o conjunto de crenças, expectativas, valores e maneiras de fazer as coisas que, consciente ou inconscientemente, cada organização vai adotando e acumulando, e passa a condicionar fortemente o pensamento e o comportamento dos seus membros.Pode-se concluir da definição de cultura organizacional como produto do aprendizado pela experiência comum de um grupo que pode haver 'culturas' diferentes em uma organização, distinguindo cada grupo dentro de uma cultura mais ampla.A cultura diz respeito ao caráter mais profundo da organização, envolvendo suas origens, o processo de definição de seus valores básicos e a modelagem de seus padrões culturais.

    ASPECTOS FORMAIS E ABERTOS (VISÍVEIS):- estrutura organizacional, - descrição de cargos, - objetivos e estratégias, - tecnologia e práticas operacionais e - políticas e diretrizes de pessoal, - métodos e procedimentos, - medidas de produtividade física e financeira. Tal como em um iceberg, os ASPECTOS FORMAIS ficam na parte visível e envolvem políticas e diretrizes, métodos e procedimentos, objetivos, estrutura organizacional e tecnologia adotada.
    ASPECTOS INFORMAIS E OCULTOS (FORA DE VISÃO):- padrões de influenciação e de poder, - percepções e atitudes das pessoas, - sentimentos e normas de grupos, - valores e expectativas, - padrões de interações informais, - normas grupais e - relações afetivas. Os ASPECTOS INFORMAIS ficam ocultos na parte inferior do iceberg e envolvem percepções, sentimentos, atitudes, valores, interações informais e normas grupais. Os aspectos informais são mais difíceis de compreender e interpretar, como também de mudar ou sofrer transformações. A cultura da organização não é estática e permanente, mas sofre alterações com o tempo, dependendo de condições internas ou externas.
  • Só complementando, porque já foi objeto de prova de concurso:
    Dos 3 níveis de cultura propostos por Edgar Schein (artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas), O NÍVEL FORMAL, EXTERNO, VISÍVEL (ARTEFATOS) CORRESPONDE A APENAS 10 A 20%. O restante cabe aos níveis informais (valores compartilhados e pressuposições básicas). 
  • Para Edgar Schein, cultura organizacional é "o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna, e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas”.
    http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/vantagem-competitiva-revisitando-as-ideias-de-michael-porter/36860/ 
    As instituições são formadas de grupos formais e grupos informais, portanto coexistem em uma mesma organização duas culturas distintas a cultura formal e a cultura informal.
    A cultura formal é aquela representada por todos os procedimentos padrões em uma organização e a cultura informal é formada através da criação dos grupos informais. A soma da cultura organizacional formal e informal é a cultura organizacional.
    http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/cultura-organizacional/12706/
    Item A
    II 
  • Alternativa correta => A
    A cultura organizacional mostra aspectos formais e facilmente perceptíveis, como as políticas e diretrizes, os métodos e procedimentos, os objetivos, a estrutura organizacional e a tecnologia adotada. Contudo, oculta alguns aspectos informais, tais como as percepções, os sentimentos, as atitudes, os valores, as interações informais, as normas grupais etc.
    Fonte: Administração geral e pública - Chiavenato - pg. 225
  • Podemos entender que existem dois tipos de manifestação da cultura organizacional, uma formal e outra informal. A cultura formal é percebida pelo conjunto de regras explícitas e veiculadas oficialmente pela empresa. Já a cultura informal é a percepção subjetiva dos participantes da organização, suas interações no dia-a-dia.
    Bons estudos!
  • rs, para mim , a questão menos errada é a Letra A, assertiva bastante superficial!

    Abraços a Todos

  • Componentes formais da cultura:

    Missão, visão (da organização e não a visão de mundo de seus membros), objetivos e estratégias, políticas e diretrizes, regras e normas, estrutura organizacional, métodos e procedimentos, tecnologia.

    Componentes informais:

    Padrões de influência e poder, percepções e atitudes, sentimentos e normas grupais, valores e expectativas, relações afetivas.

  • As instituições são formadas de grupos formais e grupos informais, portanto coexistem em uma mesma organização duas culturas distintas a cultura formal e a cultura informal. A cultura formal é aquela representada por todos os procedimentos padrões em uma organização e a cultua informal é formada através da criação dos grupos informais. A soma da cultura organizacional formal e informal é a cultura organizacional.

     

    Dá-se o nome de organização formal à estrutura de relações profissionais entre pessoas, planejada no sentido de facilitar a realização dos objetivos globais da organização. A organização formal é a organização oficialmente adotada e é geralmente caracterizada pelo organograma e pelos manuais de organização. Os principais aspectos apresentados pela organização formal são: Os órgãos, como departamentos, divisões, seções, setores etc.

    - Os cargos, de diretores, de gerentes, se supervisores, de funcionários, de operários etc.

    - A hierarquia de autoridade, como autoridade e responsabilidade previamente definidas.

    - Os objetivos e os planos definidos para alcançá-los adequadamente.

    - A tecnologia, que constitui o modo de realizar o trabalho dentro da organização.

    A organização formal espelha a maneira lógica e racional como a organização se estrutura a fim de coordenar e integrar os esforços de todos os membros.

     

     

    A organização informal é a rede de relacionamentos e interações que se desenvolve espontaneamente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal.

    Em outras palavras, a organização informal compõe-se de sentimentos de afeição ou rejeição entre pessoas, de atitudes favoráveis e desfavoráveis em relação as práticas administrativas, de cooperação ou hostilidade entre grupos. Envolve uma complicada trama de processos espontâneos relativos ao campo comportamental que surge, desenvolve-se e predomina sobre as relações que teoricamente são formais. As principais características da organização informal são:

    - Grupos informais que se desenvolvem de acordo com os interesses comuns e a identificação entre as pessoas. Podem ser blocos de interesses, círculos de amizades, "panelas" etc.

    - Atitudes e comportamentos que manifestam percepções favoráveis ou desfavoráveis as práticas administrativas.

    - Normas de trabalho que os diversos grupos estabelecem como padrão de desempenho aceitável nas suas atividades e que são impostas a todos os seus membros, independentemente das normas formais e oficiais da organização.

    - Padrões de liderança que podem conferir autoridade informal e certas pessoas, independentemente de sua posição na organização formal.


     

  • essa sim, mole feito sopa de minhoca :D

  • Externo (visível - formal): estrutura, estratégias, missão, visão, objetivos, políticas, regras, organograma, cargos, tecnologia etc.

    Oculto (submersos - informal): percepções, sentimentos, costumes, valores, interações informais, normas grupais, padrões de influência e de poder, expectativas, relações afetivas etc.

    Aspectos formais são facilmente perceptíveis e publicamente observáveis. Geralmente são ditados pela estratégia e decorrem da estrutura organizacional e das atividades. Ex.: missão, visão, objetivos, estratégias, políticas, regras, organograma, cargos, métodos e procedimentos, tecnologia, medidas de produtividade física e financeira etc.

    Já os aspectos informais são componentes ocultos. São manifestações tangíveis ou intangíveis de valores compartilhados pelos membros da organização. Não estão registrados em manuais, tampouco em organogramas, pois são aspectos sociais e psicológicos. Variam de valores muito específicos de certos grupos até os que são guias gerais de comportamento. Dentre estes componentes pode-se citar: percepções, sentimentos, atitudes, valores, padrões de influência e poder, expectativas, interações informais, normas grupais etc.

    Fonte: Cultura Organizacional - Prof. Rafael Ravazolo – Apostila da Casa do Concurseiro

  • Schein dividiu a cultura organizacional em 3 (três) níveis, conforme nós já comentamos: artefatos observáveis, valores compartilhados e pressupostos básicos. De acordo com essa classificação, os artefatos observáveis são formais e abertos, fáceis de serem identificados e mudados, enquanto os pressupostos básicos são informais e fechados, difíceis de serem observados e mudados.

    Assim, a questão pede os elementos formais, quais sejam os artefatos visíveis. Vamos às analises:

    a) A cultura oficial é algo explicitamente comunicado pela cúpula da organização para os membros. É como a empresa quer ser identificada por todos. Assim, é facilmente identificada, é um artefato. Item correto é a letra a).

    b) As subculturas são culturas características de determinados setores, podendo ter aspectos visíveis e superficiais, mas também ocultos e profundos.

    c) As visões de mundo são princípios, valores e crenças. Então, característicos de pressupostos básicos.

    d) Também podem ter aspectos visíveis, mas também ocultos, podendo ou não ser artefatos.

    e) Mesma explicação do item b).

    Gabarito: A