SóProvas


ID
752770
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Não há liderança sem poder. Segundo Galbraith há três instrumentos para o exercício do poder. Por detrás desses três instrumentos estão três fontes de poder. A fonte mais importante nas sociedades modernas está ligada ao poder condicionado. Essa fonte de poder é a

Alternativas
Comentários
  • Galbraith (1983), identifica três bases de poder:

    a) poder condigno, obtido pela possibilidade de infligir ou ameaçar consequências adversas;
    b) poder compensatório, obtido pelo oferecimento de recompensa;
    c) poder condicionado, obtido pelo condicionamento de crenças e de hábitos.

    Adicionalmente, o autor citado também identifica três fontes de poder para o seu exercício:

    a) a personalidade, relacionada com o carisma pessoal, criando uma identidade entre o detentor e o receptor;
    b) a propriedade, relacionada aos bens e recursos possuídos;
    c) a organização, relacionada com o envolvimento dos membros com as atividades e os objetivos da entidade, assim como os efeitos das ações organizacionais no ambiente.
  • Alternativa D.

    A organização refere-se a grupos organizados, sejam eles empresa, movimentos sociais urbanos e rurais, escolas, hospitais, igrejas e por aí afora. É a fonte de poder mais importante na era contemporânea. Como diz o velho ditado: "a união faz a força".

    Fonte: http://www.santahelena.ueg.br/posgraduacao/mba/2007/download/desenvolvimentotalentos/2008-10-02-poder-nas-organizacoes-pos-03-folhetos.pdf

    Bons estudos!!

    Abraço!!
  • Segundo Galbraith, o poder condigno se destaca pela capacidade de impor ao indivíduo ou a um grupo uma alternativa desagradável e penosa o suficiente para fazê-lo desistir de suas preferências pessoais, usando-se até mesmo punições físicas para tal finalidade (desconforto, dores e até torturas). É um instrumento relacionado à personalidade como fonte de poder.
    Quando o assunto é o poder numa empresa ou organização, "conquistar" não é o mesmo que "obter". "Conquistar" é conseguir o poder através da opressão ou através de interesses escusos; "obter" é alcançar ou conseguir o poder através do merecimento.

    O poder compensatório se dá pela conquista através de submissão em troca de favorecimentos como aumentos salariais, promoções e outras recompensas nem sempre legais. Tanto neste caso como no poder condigno, o funcionário está consciente de sua submissão. O poder compensatório é um instrumento cuja fonte de poder é a propriedade.

    O poder condicionado é exercido pela mudança de uma convicção. Estão inseridos nele a persuasão, a educação e o compromisso social com o que quer que nos pareça certo. É altamente subjetivo e se manifesta através da família, da escola, dos meios de comunicação, etc. um dos fatos mais interessantes em relação ao poder condicionado é que nem sempre os que o exercem ou os que a ele se submetem percebem sua presença. Isto acontece porque o condicionamento pode ser implícito ou explícito. É implícito quando determinado pela própria cultura à qual pertencemos e explícito ao ser efetuado, por exemplo, pela mídia - principalmente através de publicidade.
    http://eticamark.blogspot.com.br/2010/07/os-principais-instrumentos-de-poder.html



  • Gente, eu encontrei esse site com um resumo bem bacana sobre o assunto. Espero que seja útil.
    http://www.santahelena.ueg.br/posgraduacao/mba/2007/download/desenvolvimentotalentos/2008-10-02-poder-nas-organizacoes-pos-03-folhetos.pdf

  • As fontes que pesquisei apontam para personalidade. Quem puder explicitar melhor, fique à vontade.

    O poder condicionado tem uma característica peculiar, uma vez que ele “é exercido mediante a mudança de uma convicção, de uma crença”. Ele é subjetivo, pois, não raras vezes, os indivíduos ou grupos que o exercem não percebem que o fazem e nem tampouco estão cientes de sua submissão. (...) Por outro lado, pela cultura e pelo condicionamento social tem-se o chamado condicionamento implícito, no qual a crença e a submissão são alcançadas com muita naturalidade, sem que sejam percebidas.
    Como fonte de poder, a personalidade dos indivíduos está intrinsecamente associada ao poder condicionado. Cada indivíduo torna-se apto a persuadir ou a gerar crenças a partir, principalmente, de suas características pessoais, tais como a qualidade do seu físico, da sua mente, da sua oratória, de sua firmeza moral, dentre outras.

    http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg4/anais/T7_0058_0083.pdf

    Há segundo Galbraith, uma relação primária entre as fontes e os instrumentos do poder. A personalidade se associa mais ao poder condicionado...
    http://www.gerenciamento.ufba.br/MBA%20Disciplinas%20Arquivos/Lideranca/O%20poder%20nas%20organiza%C3%A7%C3%B5es%20-%20vertentes%20de%20an%C3%A1lise.pdf

  • SINCERAMENTE NÃO ENTENDI PORQUE A RESPOSTA É A LETRA 'D' AO INVÉS DA LETRA "A".
  • Olá André! Sua dúvida é bastante fácil de explicar: se você for contratado para assumir um cargo de chefia em uma organização, você terá poder por causa da sua personalidade ou do seu cargo? Se você tiver um subordinado com personalidade forte e de liderança, será que ele tem poder na organização? Ele não é um subordinado? Abs!
  • Olá, colegas!
    Gabarito: D.
    Apenas resumindo o que já foi exposto pelos caríssimos colegas:
    Instrumentos e fontes do exercício do Poder – Galbraith (1983) Instrumentos de exercício do Poder Fontes do Poder Poder condigno (impor alternativa penosa/desagradável; uso de meios escusos) Personalidade Poder compensatório (submissão em troca de favorecimentos) Propriedade Poder condicionado (mudança de convicção através da persuasão, isto é, uso de meios lícitos/dignos). Não à toa, é o mais importante, pois é construído com diálogo e união de forças. Organização (empresa, movimentos sociais, hospitais, escolas etc.)
    Bons Estudos!
  • Não há liderança sem poder. Segundo Galbraith há três instrumentos para o exercício do poder. Por detrás desses três instrumentos estão três fontes de poder. A fonte mais importante nas sociedades modernas está ligada ao poder condicionado. Essa fonte de poder é a: organização. CORRETA

    ---------

    Colega I. CARVALHO, segue texto que esclarece nossa dúvida.

    A questão pede a fonte mais importante na sociedade moderna ligada ao poder condicionado. A mais importante é a organização. A personalidade está associada ao poder condicionado mas não é a mais importante.

    ----------

    Galbraith (1986) procura identificar o relacionamento complexo entre os instrumentos usados para manejar e exercer o poder e as fontes do direito para esse exercício. Tais instrumentos são o poder condigno (coercitivo), o poder compensatório (recompensa), e o poder condicionado. Além desses três instrumentos existem três instituições (também chamadas de atributos ou fontes de poder) que outorgam o direito de usá-lo, ou seja, distinguem os que detêm o poder dos que se submetem a ele. São elas a personalidade, a propriedade (que inclui a renda disponível) e a organização. (...)


    Como fonte de poder, a personalidade dos indivíduos está intrinsecamente associada ao poder condicionado. (...)


    A organização é considerada pelo autor “a fonte de poder mais importante nas sociedades modernas.” Ela está primordialmente associada ao poder condicionado e é nela que se busca o poder. É dentro da organização que os indivíduos exercem a persuasão, a fim de atingir seus propósitos. Obviamente, na organização estão presentes também as formas de poder coercitivo, com seus instrumentos de punição, e, de acordo com o seu tamanho, o uso do poder compensatório, sendo demonstrado em maior ou menor grau, dependendo do caso. 

    http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg4/anais/T7_0058_0083.pdf