Não há liderança sem poder. Segundo Galbraith há três instrumentos para o exercício do poder. Por detrás desses três instrumentos estão três fontes de poder. A fonte mais importante nas sociedades modernas está ligada ao poder condicionado. Essa fonte de poder é a: organização. CORRETA
---------
Colega I. CARVALHO, segue texto que esclarece nossa dúvida.
A questão pede a fonte mais importante na sociedade moderna ligada ao poder condicionado. A mais importante é a organização. A personalidade está associada ao poder condicionado mas não é a mais importante.
----------
Galbraith (1986) procura identificar o relacionamento complexo entre os instrumentos usados para manejar e exercer o poder e as fontes do direito para esse exercício. Tais instrumentos são o poder condigno (coercitivo), o poder compensatório (recompensa), e o poder condicionado. Além desses três instrumentos existem três instituições (também chamadas de atributos ou fontes de poder) que outorgam o direito de usá-lo, ou seja, distinguem os que detêm o poder dos que se submetem a ele. São elas a personalidade, a propriedade (que inclui a renda disponível) e a organização. (...)
Como fonte de poder, a personalidade dos indivíduos está intrinsecamente associada ao poder condicionado. (...)
A organização é considerada pelo autor “a fonte de poder mais importante nas sociedades modernas.” Ela está primordialmente associada ao poder condicionado e é nela que se busca o poder. É dentro da organização que os indivíduos exercem a persuasão, a fim de atingir seus propósitos. Obviamente, na organização estão presentes também as formas de poder coercitivo, com seus instrumentos de punição, e, de acordo com o seu tamanho, o uso do poder compensatório, sendo demonstrado em maior ou menor grau, dependendo do caso.
http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg4/anais/T7_0058_0083.pdf