SóProvas


ID
752830
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Um balanço das reformas na administração pública, implementadas ao final dos anos 90 no Brasil, indica que avanços e impedimentos fazem parte de seus resultados. Avanços houveram no planejamento e no aperfeiçoamento da capacidade de gestão do Estado, em melhorias na prestação dos serviços públicos e na inovação. São impedimentos para o desenvolvimento adequado das reformas:

Alternativas
Comentários
  • Letra b)
                   Os impedimentos podem ser identificados como decorrentes da falta de continuidade das reformas: não se busca um aperfeiçoamento do que já existe mas sim a negação do que falhou e implantação de algo novo, gerando desarticulação e incoerência entre reformas. As vontades políticas geralmente são descoincidentes e descontinuístas, isso gera problemas e impedimentos para a implementação de uma reforma efetiva na gestão pública.
  • Resposta b = proque é a mais voltada para questão administrativa em busca da melhor produtividade dos serviços públicos (eficiência e eficácia na gestão)

    a= sustentabilidade econômica = está ligada a economia;

    b= correta = desarticulação (entre setores ou entes), incoerência entre reformas (entre setores  ou entes ou governantes-descontinuidade), vontade política (são os interesses nem sempre públicos);

    c= oscilação da moeda = está ligada a balança comercial;

    d=  net pública= está ligada ao acesso a informações e não diretamente as reformas públicas;

    e= pesquisas acadêmicas podem ajudar mas não há maiores problemas com demissões, pode haver casos isolados - não afetam as reformas;
  • Alguém pode explicar melhor citando mais detalhes sobre "desarticulação e incoerência entre reformas"

    E a vontade política de membros do governo?? 
  • quanto a explicação acerca da vontade politica dos membros, podemos exemplificar como aquela velha estória se a ideia não foi nossa, vamos fazer o possível para que não de certo. Com essa posição egoísta por parte de nossos políticos a fim de ganhar louros numa próxima eleição, não encontramos sintonia política para que as reformas do aparelho tenham êxito.
  • Avanços "houveram"??? 
    Foi isso mesmo que eu li no enunciado? heh
    Como diria o Milton Leite: Que beleza!!
  • Cláudio, de acordo com a professora Maria Augusta,  do CERS, o verbo HAVER pode ter vários sentidos, a axemplo de HAVER = EXISTIR ou HAVER= OBTER. Este útimo concorda com o sujeito a que se refere, ou seja pode ficar no Plural. Creio que foi isso que aconteceu na questão.

    Veja: Avanços HOUVERAM no planejamento... = Avanços OBTIVERAM no planejamento...

    Sendo assim, o enunciado da questão está correto.
  • Se o sentido de "haver" fosse "obter", então a oração está sem objeto (direto), porque quem obtém, obtém algo ou alguma coisa.


    Os avanços obtiveram no planejamento O QUE?? Pode ler a frase até o final, 20 vezes, que você nunca vai encontrar o que os avanços obtiveram....rs

    Sinto muito: a prof. Maria Augusta quis limpar a "lambança" da FCC, mas o remendo saiu pior que o soneto!!!
  • São impedimentos para o desenvolvimento adequado das reformas:
    b) desarticulação e incoerência entre reformas; a vontade política de membros do governo

     

    A vontade política de membros do governo, sem um adjetivo, é genérica demais para ser tida como um IMPEDIMENTO! Cretinisse da FCC.

  • ENUNCIADO - São impedimentos para o desenvolvimento adequado das Reformas na Administração Pública: 

     

    F - a) questões de sustentabilidade econômica, social e ambiental; população não aderente ao e-gov. 

    A letra A está incorreta porque a dificuldade de implementar as Reformas na Administração Pública não tem relação com o a sustentabilidade social ou o meio ambiente, por exemplo.
     

     

    V - b) desarticulação e incoerência entre reformas; a vontade política de membros do governo. 

    Já a letra B aponta alguns fatores relevantes, como a falta de vontade política de alguns governos e as rupturas propostas por várias reformas, que acabam gerando muitas resistências por parte de diversos atores. Dessa maneira, o gabarito é a letra B.

     

     

    F - c) oscilação de moedas, gerando dificuldade em balanços de pagamento; baixa capacidade empreendedora brasileira. 

    A letra C já começa errada, pois a oscilação da cotação das moedas internacionais (câmbio) não é reconhecida como um aspecto central na falha das reformas administrativas brasileiras.
     

     

    F - d) ausência de sistemas integrados facilitadores da net pública; baixa capacitação do pessoal administrativo. 

    A letra D também está equivocada. O servidor público, em média, tem uma capacitação superior aos seus equivalentes no setor privado. Portanto, este também não pode ser o fator.
     

     

    F - e) baixo índice de patentes e pesquisas acadêmicas voltadas à área pública; resistência sindical para demissões.

    Finalmente, a letra E também está errada. O baixo índice de patentes nacionais obviamente não tem nenhuma relação com o fracasso das reformas administrativas.

     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.