-
a) Posse Coletiva (Collective Ownership): O código fonte não tem dono e ninguém precisa solicitar permissão para poder modificar o mesmo. O objetivo com isto é fazer a equipe conhecer todas as partes do sistema.
b) O envolvimento do cliente é constante, durante todo o processo de desenvolvimento.
c) Ritmo Sustentável (Sustainable Pace): Trabalhar com qualidade, buscando ter ritmo de trabalho saudável (40 horas/semana, 8 horas/dia), sem horas extras. Horas extras são permitidas quando trouxerem produtividade para a execução do projeto. Outra prática que se verifica neste processo é a prática de trabalho energizado, onde se busca trabalho motivado sempre. Para isto o ambiente de trabalho e a motivação da equipe devem estar sempre em harmonia.
d) idem letra A
e) Pequenas Versões (Small Releases): A liberação de pequenas versões funcionais do projeto auxilia muito no processo de aceitação por parte do cliente, que já pode testar uma parte do sistema que está comprando. Metáfora (simples histórias): Procura facilitar a comunicação com o cliente, entendendo a realidade dele. O conceito de rápido para um cliente de um sistema jurídico é diferente para um programador experiente em controlar comunicação em sistemas em tempo real, como controle de tráfego aéreo. É preciso traduzir as palavras do cliente para o significado que ele espera dentro do projeto.
-
letra e: Histórias de Clientes?
O correto seriam histórias de usuários
A letra A também está correta, já que aumenta o desempenho da equipe
questão passível de recurso
-
Quando se fala em propriedade coletiva não está se referindo a participação nos lucros da empresa, e sim a propriedade coletiva do código fonte, onde todos os membros da equipe podem 'fuçar' no código que foi produzido por outro membro da equipe. A programação em pares funciona nesse sentido, enquanto um está programando o outro está do lado enchendo o saco e dizendo o que ele acha, que era melhor fazer de outro jeito ou simplesmente concordando.
A letra 'A' é a mais errada de todas.
-
propriedade coletiva: encoraja o time todo a contribuir com novas idéias.
envolvimento do cliente: Clientes devem ser profundamente envolvidos no processo de desenvolvimento
-
Segundo SOMMERVILLE as Práticas de " eXtreme Programming - XP" São divididas em 10 são elas:
Planejamento Incremental;
Pequenos Releases;
Projeto Simples;
Desenvolvimento test-first;
Refatoração;
Programação em Pares;
Propriedade Coletiva;
Integração Contínua;
Ritmo Sustentável;
Cliente no Local.
DESENVOLVIMENTO INCREMENTAL: É sustentado por meio de pequenos e frequentes releases do sistema. Os requisitos são baseados em cenários ou em simples estórias de clientes, usadas como base para decidir a funcionalidade que deve ser incluída em um incremento do sistema.
Referência:
SOMMERVILLE (Pág. 44 e 45) - Engenh. de Soft. 9° Edição.
-
A) Erro: não existe participação do lucro, a questão de ser propriedade coletiva está relacionado ao código fonte pois todo mundo pode alterar o código de todo mundo.
B) Erro: envolvimento do cliente em toda fase do processo.
C) Erro: não existe horas extras, 100% das 40 horas semanais trabalhando e o resto é 100% do tempo de descanso.
D) Error: Código sempre LIMPO.
E) Correta.
-
Ri D+ com o item A