SóProvas


ID
756190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

    As previsões acerca da distribuição espacial da população  mundial nos próximos decênios indicam que as maiores  aglomerações urbanas estarão em países do hemisfério sul, e a  metade da população desses países viverá em cidades. Conforme  Relatório da Comissão Mundial do Meio Ambiente e
Desenvolvimento, em apenas 15 anos, o mundo em desenvolvimento terá de aumentar em 65% sua capacidade de  produzir e administrar sua infraestrutura, seus serviços e suas  habitações urbanas, somente para manter as condições materiais nos  níveis atuais. E em muitos países isso terá de se realizar em um   quadro de grandes provocações e incertezas econômicas, com  recursos abaixo das crescentes necessidades e expectativas.


                                                  Juan José Marcaro. Densidades, ambiência e infraestrutura  urbana
                                                                                 Internet<www.vitruvius.com.br> (com adaptações).



Com base no texto acima, julgue o  item  seguinte , relativo aos  sistemas e obras de infraestrutura e parcelamentos urbanos, ao  dimensionamento e à programação de equipamentos públicos e  comunitários.


Um sistema de vias arteriais permite maiores declividades do que um sistema de vias coletoras, e a indicação, em planta, de todas as linhas de escoamento das águas pluviais deve ser realizada apenas para terrenos com declividade inferior a 5%.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a justificativa?

  • Maurício, acredito que esteja errado porque uma via arterial comporta grande fluxo de veículos (aliás, veículos pesados), também possuem interseções em nível e são semaforizadas e uma declividade alta nessas vias dificultaria muito o tráfego. Se alguém puder complementar ou corrigir meu raciocínio ...

  • o escoamento de águas pluviais, logicamente, não são exclusivos de terrenos com declividade inferior a 5%.

    Sobre a declividade, as vias arterias tendem a ter uma declividade máx infeiror às vias coletoras e essas por sua vez inferior às Locais, contudo, depende da topografia do local.

    Imagine a cidade histórica de Ouro Preto, por exemplo, todas as vias praticamente possuem declividades altas