SóProvas


ID
758662
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As dislipidemias são fatores de risco para a DAC (doença arterial coronariana) e da DA cerebrovascular e periférica. As mulheres, crianças e adolescentes, idosos e portadores de diabetes fazem parte de um grupo especial enquanto análise clínica e tratamento das dislipidemias. Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Sério? Não diga!!! Pessoal, se não tiver a justificativa pra resposta...melhor não comentar!
  • Nos idosos raramente são encontradas grandes elevações, características de caráter genético. São mais frequentes as dislipidemias secundárias a hipotireoidismo, diabetes melito, intolerância à glicose, síndrome nefrótica, obesidade, alcoolismo ou uso de medicamentos, como diuréticos tiazídicos e bloqueadores beta-adrenérgicos não seletivos. Logo, as causas primárias devem ser investigadas e tratadas.

    As taxas de colesterol total e suas frações aumentam com a idade nos dois sexos, sendo que a redução de estrógeno em mulheres em menopausa também contribui para esse aumento, elevando o risco de DAC.

    A deficiência estrogênica, resultante tanto da menopausa natural quanto da cirúrgica, aumenta o risco de DAC pela mudança do perfil lipídico, caracterizada essencialmente por elevação do LDL e diminuição do HDL, criando um padrão pró aterogênico.

    Em mulheres com dislipidemias A contracepção hormonal oral em pacientes dislipidêmicas, <3 5 anos, pode ser utilizada, desde que não sejam tabagistas, hipertensas, obesas, diabéticas, sedentárias ou multíparas, indicando-se pílulas com baixa dosagem de progestogênios. Naquelas >35 anos, a contracepção hormonal oral está contraindicada.

    O diabetes representa fator de risco importante de DAC, principalmente em mulheres. Como o risco devido ao diabetes aumenta acentuadamente com a associação de outros fatores de risco, é necessário seu controle adequado. As dislipidemias podem ser secundárias ao diabetes, logo o controle adequado deste irá normalizar o perfil lipídico.

    Resposta B

    Bibliografia

    Xavier HT, Izar MC, Farial Neto JR, et al. V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Sociedade Brasileira de Cardiologia, vol. 101, n.4, 2013.

    http://publicacoes.cardiol.br/consenso/1994/6301/6...

    Brasil. Dislipidemia. Saúde e Economia. Anvisa. 2011.
  • Gabarito: Letra B.

     

    a) Errado.

    De acordo com o artigo Consenso Brasileiro Sobre Dislipidemias: Detecção, Avaliação e Tratamento.SBC

     

    Segundo a sua etiologia, as dislipidemias podem ser primárias ou secundárias.

    Primárias se conseqüentes a uma causa hereditária reconhecida ou não, e secundária se conseqüentes a doença de base ou ao uso de medicamentos.

    Nos idosos são mais frequentes as dislipidemias secundárias.

     

    b) Correto.

     

    c) Errado.

    De acordo com o Consenso Brasileiro sobre as Dislipidemias

     

    contracepção oral está contra-indicada nas mulheres com mais de 35 anos, podendo ser usada pelas dislipidêmicas abaixo dos 35 anos, desde que não apresentem outros fatores de risco (tabagismo, hipertensão, obesidade, diabetes, sedentarismo etc.) e que se tome o cuidado de indicar as pílulas trifásicas que contêm menor dose de progestogênios.
     

    d) Errado.

    De acordo com as diretrizes SBD 2015-2016

     

    O bom controle metabólico do diabetes previne o surgimento ou retarda a progressão de suas complicações crônicas, particularmente as microangiopáticas.

  • Agradeço pelo comentário, acho que todo conhecimento é válido, principalmente para quem está estudando para concursos! :)