SóProvas



Questões de Dislipidemia


ID
758662
Banca
FUMARC
Órgão
TJ-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As dislipidemias são fatores de risco para a DAC (doença arterial coronariana) e da DA cerebrovascular e periférica. As mulheres, crianças e adolescentes, idosos e portadores de diabetes fazem parte de um grupo especial enquanto análise clínica e tratamento das dislipidemias. Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Sério? Não diga!!! Pessoal, se não tiver a justificativa pra resposta...melhor não comentar!
  • Nos idosos raramente são encontradas grandes elevações, características de caráter genético. São mais frequentes as dislipidemias secundárias a hipotireoidismo, diabetes melito, intolerância à glicose, síndrome nefrótica, obesidade, alcoolismo ou uso de medicamentos, como diuréticos tiazídicos e bloqueadores beta-adrenérgicos não seletivos. Logo, as causas primárias devem ser investigadas e tratadas.

    As taxas de colesterol total e suas frações aumentam com a idade nos dois sexos, sendo que a redução de estrógeno em mulheres em menopausa também contribui para esse aumento, elevando o risco de DAC.

    A deficiência estrogênica, resultante tanto da menopausa natural quanto da cirúrgica, aumenta o risco de DAC pela mudança do perfil lipídico, caracterizada essencialmente por elevação do LDL e diminuição do HDL, criando um padrão pró aterogênico.

    Em mulheres com dislipidemias A contracepção hormonal oral em pacientes dislipidêmicas, <3 5 anos, pode ser utilizada, desde que não sejam tabagistas, hipertensas, obesas, diabéticas, sedentárias ou multíparas, indicando-se pílulas com baixa dosagem de progestogênios. Naquelas >35 anos, a contracepção hormonal oral está contraindicada.

    O diabetes representa fator de risco importante de DAC, principalmente em mulheres. Como o risco devido ao diabetes aumenta acentuadamente com a associação de outros fatores de risco, é necessário seu controle adequado. As dislipidemias podem ser secundárias ao diabetes, logo o controle adequado deste irá normalizar o perfil lipídico.

    Resposta B

    Bibliografia

    Xavier HT, Izar MC, Farial Neto JR, et al. V Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. Sociedade Brasileira de Cardiologia, vol. 101, n.4, 2013.

    http://publicacoes.cardiol.br/consenso/1994/6301/6...

    Brasil. Dislipidemia. Saúde e Economia. Anvisa. 2011.
  • Gabarito: Letra B.

     

    a) Errado.

    De acordo com o artigo Consenso Brasileiro Sobre Dislipidemias: Detecção, Avaliação e Tratamento.SBC

     

    Segundo a sua etiologia, as dislipidemias podem ser primárias ou secundárias.

    Primárias se conseqüentes a uma causa hereditária reconhecida ou não, e secundária se conseqüentes a doença de base ou ao uso de medicamentos.

    Nos idosos são mais frequentes as dislipidemias secundárias.

     

    b) Correto.

     

    c) Errado.

    De acordo com o Consenso Brasileiro sobre as Dislipidemias

     

    contracepção oral está contra-indicada nas mulheres com mais de 35 anos, podendo ser usada pelas dislipidêmicas abaixo dos 35 anos, desde que não apresentem outros fatores de risco (tabagismo, hipertensão, obesidade, diabetes, sedentarismo etc.) e que se tome o cuidado de indicar as pílulas trifásicas que contêm menor dose de progestogênios.
     

    d) Errado.

    De acordo com as diretrizes SBD 2015-2016

     

    O bom controle metabólico do diabetes previne o surgimento ou retarda a progressão de suas complicações crônicas, particularmente as microangiopáticas.

  • Agradeço pelo comentário, acho que todo conhecimento é válido, principalmente para quem está estudando para concursos! :)


ID
1487929
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O distúrbio que altera os níveis séricos dos lipídeos tem correta denominação em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

    De acordo com os Protocolos da  Unidade de Endocrinologia e Diabetes.UFPE

     

    Dislipidemia

     

    É definida como modificações nos níveis circulantes dos lipídeos em relação a valores referenciais para uma determinada amostra populacional, considerando-se uma elevação do CT, LDL-c e TGL acima do percentil 95 ou níveis de HDL abaixo do percentil 10 para a população geral.


ID
1878238
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
ISGH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O lipidograma de paciente do sexo masculino, 35 anos, apresentou os seguintes resultados: Triglicídeos = 75 mg/dL; Colesterol Total = 220 mg/dL e HDL-Colesterol = 89 mg/dL. Pode-se concluir que o colesterol Não-HDL é:

Alternativas
Comentários
  • O cálculo do colesterol não- HDL é calculado pela diferença (subtração) do colesterol total menos o HDL.

    não-HDL = 220 - 189 => 131 mg/dL


ID
2273509
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A maioria dos pacientes com dislipidemias não apresentam sinais ou sintomas diretamente relacionados às alterações nos níveis dos lipídeos. Deste modo, seu diagnóstico quase que exclusivamente dá-se por meio da determinação do perfil lipídico. Assinale a alternativa que corresponde às determinações bioquímicas para avaliação do perfil lipídico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    Determinações bioquímicas para avaliação do perfil lipídico:

     

    Colesterol total (CT),

     

    Colesterol de baixa densidade (LDL-C),

     

    Triglicerídeos (TG) e

     

    Colesterol de alta densidade (HDL-C)

     


ID
3228409
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A dislipidemia é um fator de risco cardiovascular relevante para o desenvolvimento da aterosclerose.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre essa temática.

( ) Pode-se calcular o valor do colesterol da LDL (lipoproteína de densidade baixa) pela equação de Friedewald. A equação pode ser utilizada quando o valor dos triglicerídeos for menor que 500 mg/dL.
( ) O HDL (lipoproteína de densidade alta) tem propriedades antiaterogênicas que incluem o transporte reverso de colesterol, funções antioxidante e antitrombótica, e a manutenção da função endotelial.
( ) As estatinas são inibidores da 3-hidroxi- -3-metilglutaril-coenzima A redutase. São bem toleradas, e entre os efeitos indesejáveis citam-se dor muscular e desconforto gastrointestinal.
( ) Para usuários de estatinas e fibratos, provas de função hepática (aminotransferases/transaminases) e muscular (creatinofosfoquinase) devem ser realizadas para a avaliação da segurança do tratamento.
( ) Os fibratos são indicados para a prevenção de eventos cardiovasculares maiores quando utilizados em pacientes com hipertrigliceridemia associada a HDL baixo, e na prevenção de pancreatite aguda.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (F) Pode-se calcular o valor do colesterol da LDL (lipoproteína de densidade baixa) pela equação de Friedewald. A equação pode ser utilizada quando o valor dos triglicerídeos for menor que 500 mg/dLA CONCENTRAÇÃO DE TG DEVE SER MENOR QUE 400mg/dL.

    (V) O HDL (lipoproteína de densidade alta) tem propriedades antiaterogênicas que incluem o transporte reverso de colesterol, funções antioxidante e antitrombótica, e a manutenção da função endotelial. O HDL É RESPONSÁVEL PELO TRANSPORTE DE COLESTEROL DAS CÉLULAS PARA O FÍGADO.

    (V) As estatinas são inibidores da 3-hidroxi- -3-metilglutaril-coenzima A redutase. São bem toleradas, e entre os efeitos indesejáveis citam-se dor muscular e desconforto gastrointestinalOS PRINCIPAIS EFEITOS ADVERSOS DAS ESTATINAS SÃO A MIOPATIA E RABDOMIÓLISE, POR CAUSA DO ACÚMULO DE MIOGLOBINA NO SANGUE LIBERADA PELA RÁPIDA RUPTURA DAS FIBRAS MUSCULARES, CAUSANDO DOR.

    (V) Para usuários de estatinas e fibratosprovas de função hepática (aminotransferases/transaminases) e muscular (creatinofosfoquinase) devem ser realizadas para a avaliação da segurança do tratamento. A RABDOMIÓLISE É O EFEITO ADVERSO MAIS GRAVE DAS ESTATINAS E PODE SER EXACERBADO PELO USO CONCOMITANTE DE FIBRATOS, ESPECIALMENTE GENFIBROLIZA, OS PACIENTES EM USO DE ESTATINAS E FIBRATOS DEVEM MANTER UM RASTREAMENTO DA ELEVAÇÃO DE CREATINOQUINASE-CK.

    (V) Os fibratos são indicados para a prevenção de eventos cardiovasculares maiores quando utilizados em pacientes com hipertrigliceridemia associada a HDL baixo, e na prevenção de pancreatite aguda. ALTAS TAXA DE CONCENTRAÇÕES DE TRIGLICERÍDEOS RESULTAM EM RISCO AUMENTADO DE PANCREATITE, SENDO, OS FIBRADOS A MELHOR, ESCOLHA PARA ESSE TRATAMENTO.


ID
3228430
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As dislipidemias raramente causam sintomas ou sinais clínicos, requerendo exames laboratoriais para sua detecção. Podem ser decorrentes de defeitos genéticos ou adquiridos no metabolismo das lipoproteínas.

Sobre esta temática, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: A

    B - incorreta. O diagnóstico de dislipidemia baseia-se na dosagem dos lipídios séricos: colesterol total, HDL-C e triglicerídeos.  A dosagem direta do LDL-C não é necessária, podendo o cálculo ser feito por meio da fórmula de Friedewald.

    D - incorreta. Hipertrigliceridemia e não hipercolesterolemia: Níveis de triglicerídeos maiores do que 500 mg/dL podem precipitar ataques de pancreatite aguda.

    E - incorreta. Os tiazídicos podem elevar os níveis de triglicerídeos.

  • O erro da alternativa C está na afirmação de jejum de 6-8 horas.

    Para a avaliação do perfil lipídico não é mais necessário jejum, já que os exames são baseados na dieta habitual e metabolismo normal do paciente, mas pode ser solicitado o jejum de 12 horas caso os níveis de TG estejam muito alterados (>400).


ID
5156995
Banca
Unoesc
Órgão
Prefeitura de Maravilha - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As dislipidemias representam importante fator de risco cardiovascular e é o mais relevante fator de risco modificável para doença arterial coronariana (DAC). A Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemias incorporou algumas mudanças na abordagem das dislipidemias em relação à diretriz anterior. Quanto as recomendações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Em algumas situações clínicas específicas,

    em que a concentração de TG encontra-se muito elevada (>

    440 mg/dL) uma nova coleta de amostra para o perfil lipídico

    deve ser solicitada pelo médico ao paciente com jejum de

    12 horas.

    HDL- hoje Deus Livra. LDL- logo Deus Leva.