SóProvas


ID
75970
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Nas recomendações elaboradas pelo Arquivo Nacional sobre a matéria e submetidas a consulta pública, em maio de 2009, a digitalização dos arquivos tem como justificativa principal

Alternativas
Comentários
  • A digitalização é um recurso que possibilita o acesso a conteúdos informacionais, armazenados originalmente em diferentes suportes que, pela natureza da informação, precisa ser preservada
  • POR QUE DIGITALIZAR (Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes 2010)

    · Contribuir para o amplo acesso e disseminação dos documentos arquivísticos por meio da Tecnologia da Informação e Comunicação;

    · Permitir o intercâmbio de acervos documentais e de seus instrumentos de pesquisa por meio de redes informatizadas;

    · Promover a difusão e reprodução dos acervos arquivísticos não digitais, em formatos e apresentações diferenciados do formato original;

    · Incrementar a preservação e segurança dos documentos arquivísticos originais que estão em outros suportes não digitais, por restringir seu manuseio.

     

  • alguém saberia explicar o motivo da E está errada?
  • Eu sei! Não é que a letra E está errada.

    A redução de massa documental é uma vantagem presente tanto na automação documental (digitalização) quanto na microfilmagem, por isso NÃO PODERIA SER JUSTIFICATIVA PRINCIPAL APENAS PARA A DIGITAL.

    Qual a vantagem principal do documento digital? Não seria a capacidade de serem acessados por uma quantidade maior de pessoas graças a Internet? Por isso essa resposta é a correta.

    Óbvio que meus comentários apenas parafraseam o que os autores de arquivologia vem deixando claro a respeito da digitalização. Expansibilidade de acesso.
  • A microfilmagem não resolve o problema das massas documentais, primeiro a documentação deverá ser avaliada, classificada...organizada, para depois ser microfilmada, pois do contrario você só transfere a desorganização de um suporte para outro.
  • O próprio enunciado ajuda a entender qual a assertiva correta, uma vez que trata de matérias submetidas a consulta pública, e dar publicidade é garantir o amplo acesso, uma das prerrogativas da administração pública.

    Respondendo a pergunta da Claudiene: Embora a letra E também traga uma consequencia da digitalização, o objetivo é a acessibilidade , e a redução da massa documental só será útil para o órgão mantenedor. Por isso entendo que a letra E não é a resposta solicitada na questão.