SóProvas


ID
76057
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Existem inúmeros métodos para calcular a depreciação física e funcional das construções. Basicamente, são métodos

I. econômicos, levando em conta critérios de amortização do capital investido ou da variação de renda ao longo da vida útil do imóvel.

II. de custo de substituição, levando em conta critérios de amortização do capital investido ou da variação de renda ao longo da vida útil do imóvel.

III. baseados na idade e conservação do bem.

IV. de custo de reposição com base nas reformas e benfeitorias sofridas pelo imóvel ao longo da sua vida útil.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • 3.12 depreciação: Perda de valor de um bem, devido a modificações em seu estado ou qualidade, ocasionadas por:3.12.1 decrepitude: Desgaste de suas partes constitutivas, em conseqüência de seu envelhecimento natural, em condiçõesnormais de utilização e manutenção.3.12.2 deterioração: Desgaste de seus componentes em razão de uso ou manutenção inadequados.3.12.3 mutilação: Retirada de sistemas ou componentes originalmente existentes.3.12.4 obsoletismo: Superação tecnológica ou funcional.
  • 7.5.2.1.1 Depreciação físicaO cálculo da depreciação física pode ser realizado de forma analítica – por meio de orçamento necessário à recomposiçãodo bem na condição de novo – ou por meio da aplicação de coeficiente de depreciação que leve em conta o seu estado deoperação ou conservação.Esse coeficiente deve ser aplicado sobre o valor depreciável.
  • Essa questão está mais para contabilidade que arquitetura. (Ver definição contábil de Bens imóveis e depreciação)

    Assertivas I e III corretas pois versam sobre a deterioração do bem considerando aspectos restritos somente ao imóvel. C
    Assertiva II versa sobre item manuntenção do imóvel. Manutenção não é depreciação. E
    Assertiva IV versa sobre item externo (benfeitorias). E