- 
                                Jung via o pensamento e o sentimento como maneiras alternativas de elaborar julgamentos e tomar decisões. O Pensamento, por sua vez, está relacionado com a verdade, com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos e objetivos. As pessoas nas quais predomina a função do Pensamento são chamadas de Reflexivas. Esses tipos reflexivos são grandes planejadores e tendem a se agarrar a seus planos e teorias, ainda que sejam confrontados com contraditória evidência.
                            
- 
                                Para Jung o “pensamento é uma função psicológica racional, que estabelece relações de ordem comportamental entre conteúdos representativos, através da utilização de categorias como ‘verdadeiro’ ou ‘falso, ou como ‘certo’ ou ‘errado’.” 
                            
- 
                                	“Sob o conceito de Sensação pretendo abranger todas as percepções através dos órgãos sensoriais; o Pensamento é a funçã odo conhecimento intelectual e da formaçãol ógica de conclusões; por Sentimento entendo uma função que avalia as coisas subjetivamente e por Intuição entendo a percepção por vias inconscientes” Jung (1971). 
- 
                                PENSAMENTO -  o homem tenta compreender a natureza do mundo e de si mesmo.
 SENTIMENTO -  função valorativa: é o valor das coisas para o sujeito. A função sentimento dá ao homem a experiência subjetiva de prazer e dor, de raiva, medo, alegria e amor.
 SENSAÇÃO - função de percepção ou da realidade. Produz fatos concretos ou representações do mundo.
 INTUIÇÃO - percepção por meio de processos inconscientes e de conteúdos subliminares.
 
 Fonte: HALL-LINDZEY (1984). Teorias da Personalidade
- 
                                
PENSAMENTO: Esclarece o devido significado dos objetos, a racionalidade, e a lógica dos processos da vida. SENTIMENTO: Capacidade de estimar afetivamente o mundo, de decidir que valor afetivo e emocional determinado fenômeno tem p/ o indivíduo. SENSOPERCEPÇÃO: Capta e identifica com precisão os objetos do mundo externo e permite o contato objetivo com a realidade. INTUIÇÃO: É uma percepção inconsciente, uma apreensão imediata de como os objetos do mundo se comportam, de como os fenômenos ocorrem. 
- 
                                gabarito: Alternativa A- para quem está no plano limitado. 
- 
                                b) subjetivo de ponderação (trata-se do sentimento); c) objetivo de avaliação do mundo e das coisas concretas (trata-se da sensação); d) subjetivo de avaliar (trata-se da intuição); e) que envolve um conjunto de complexos e arquétipos (todos);   Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa -------------------  Gabarito: A