SóProvas


ID
762718
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Indique a alternativa em que a legislação brasileira reconhece a união estável como entidade familiar, desde que haja convivência duradoura, pública e contínua:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRTEA LETRA A

    De um homem e uma mulher, estabelecida com o objetivo de constituição de família, sendo os bens adquiridos por um ou por ambos os conviventes na constância da união estável e a título oneroso considerados fruto do trabalho e da colaboração comum, passando a pertencer a ambos, em condomínio e em partes iguais, salvo estipulação contrária em contrato escrito. 
  • A alternativa B é a correta.

    Artigo 1º, Lei 9278/96 (que regula o § 3° do art. 226 da Constituição Federal, que trata da união estável): "É reconhecida como entidade familiar a convivência duradoura, pública e contínua, de um homem e uma mulher, estabelecida com objetivo de constituição de família.

    Artigo 5°, Lei 9278/96: "Os bens móveis e imóveis adquiridos por um ou por ambos os conviventes, na constância da união estável e a título oneroso, são considerados fruto do trabalho e da colaboração comum, passando a pertencer a ambos, em condomínio e em partes iguais, salvo estipulação contrária em contrato escrito".
  • A prova é de 2008 e a questão está desatualizada com o atual posicionamento jurisprudencial.
  • O enunciado da questão fala a respeito da "legislaçao" sobre o assunto e, a união estável entre pessoas do mesmo sexo foi reconhecida por entendimento jurisprudencial (ADPF 132).

  • A questão não está desatualizada. O enunciado explicita: "A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA RECONHECE (...)". A união homoafetiva é reconhecida no Brasil, claro, mas não pela LEGISLAÇÃO, mas pela jurisprudência e pela doutrina

    Gabarito: A