SóProvas


ID
763111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito aos estudos da gestão contemporânea, julgue os itens a seguir.

O modelo de liderança situacional, em oposição aos princípios da teoria contingencial, não busca a eficácia mediante um estilo gerencial ótimo. Na visão dos defensores do referido modelo, não existe um melhor estilo de liderança (estilo ideal). Para tanto, o gerente deve adaptar seu estilo e sua forma de gerenciar equipes à situação imposta pelo ambiente em que atua.

Alternativas
Comentários
  • Conceito de liderança situacional.
    O conceito de liderança situacional consiste da relação entre estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.

    O modelo de liderança define o comportamento da tarefa, sendo o líder encarregado de dirigir as pessoas, ditando suas funções e objetivos a serem alcançados.

    A liderança situacional mostra uma relação entre liderança, motivação e poder, em que o líder estará freqüentemente avaliando seus colaboradores e alterando seu estilo de liderança, sendo ela dinâmica e flexível. A liderança situacional busca utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.

    A liderança situacional busca conciliar a tarefa a ser executada, concedendo orientação e direção do líder aos colaboradores, o apoio emocional através de um relacionamento adequado e o nível de maturidade dos colaboradores.

    A maturidade pode ser definida como a vontade e a capacidade de uma pessoa assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento
    fonte: wikipedia.

  • “A Teoria da Contingência enfatiza que a liderança precisa ser suficientemente flexível e adaptável às circunstâncias e situações. Assim, a liderança é considerada de maneira ampla e vasta em função das inúmeras variáveis envolvidas. O líder precisa ler e interpretar cada situação e definir o estilo mais adequado que permita o alcance de expectativas e objetivos e a oferta de resultados não somente para a organização como também para os envolvidos e para ele próprio.”

    Fonte: Introdução à Teoria Geral da Administração
    Autor: Idalberto Chiavenato
     
    Portanto, a questão se torna errada quando afirma “em oposição aos princípios da Teoria Contigencial”.
  • "De cara" a aternativa está errada só em afirmar que a liderança situacional faz oposição à Teoria Contingencial, pois a referida teoria evidencia a dependência quanto ao ambiente em que a organização está inserida.

    Para a Teoria da Contingência TUDO DEPENDE DO AMBIENTE, assim como a liderança situacional

  • ERRADO 

    O CONCEITO APRESENTADO NO ÍTEM SOBRE LIDERANÇA SITUACIONAL ESTÁ CORRETO .
    O QUE INVALIDA A QUESTÃO É DIZER QUE A TEORIA CONTIGENCIAL SE OPÕE A SITUACIONAL , SENDO QUE AMBAS TEM O MESMO SIGNIFICADO .

    CONTIGENTE É A SITUAÇÃO QUE EXIGE UMA LIDERANÇA ADAPTATIVA AO CASO CONCRETO .
  • .3 - Liderança Situacional

    Hersey e Blanchard delinearam ao propor esta teoria, duas dimensões do comportamento de um líder: O "comportamento de tarefa" (estrutura inicial), e "o comportamento de relacionamento" (consideração).

    O grau com que o líder se dedica a definir papéis, dizer o que, como, quando e onde se deve realizar uma atividade, é denominado comportamento de tarefa.

    O grau com que um líder se envolve com comunicação nos dois sentidos, presta atenção, facilita comportamentos, dá apoio sócio-emocional, é denominado comportamento de relacionamento.

  • Agradeço os comentários dos colegas mas para ler o comentário acima é preciso de uma lupa viu!
  • Liderança contingencial-situacional

    Por Édiner Antônio Carissimi para o RH.com.br

     

    A Teoria de Liderança Contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações. Tudo é relativo; tudo depende das variáveis que influenciam nos negócios empresariais, com uma característica de mudança constante, demonstrando que a realidade de ontem é a incerteza de hoje.

    Em meados da década de 60, do século XX, Fred Fiedler apresentou a Teoria Contigencial. E, no final deste período, Kenneth Blanchard e Paul Hersey surgiram com o conceito de liderança situacional, introduzindo alterações no modelo de liderança.

    O aspecto mais revolucionário da Teoria da Liderança Situacional é a crença de que não há um estilo de liderança que seja melhor do que os restantes, tudo depende da situação. Este estilo de comando gira em torno das pessoas e do ambiente de trabalho, valorizando os indivíduos e as suas emoções mais do que as suas tarefas ou objetivos.

  • O modelo de liderança situacional, em oposição aos princípios da teoria comportamental, não busca a eficácia mediante um estilo gerencial ótimo. Na visão dos defensores do referido modelo, não existe um melhor estilo de liderança (estilo ideal). Para tanto, o gerente deve adaptar seu estilo e sua forma de gerenciar equipes à situação imposta pelo ambiente em que atua.
  • Tipos de Teorias das Contingências OU Situacional: apontam para dois tipos de liderança: as orientadas para pessoas e as orientadas para tarefas – Depende da situação


    Para estar correta deveria fazer um comparativo com a Teoria Comportamental, pois na Gestão de Pessoas temos 3 vertentes teóricas:


    1. Teorias de Traços de Personalidade

    2. Teorias Comportamentais

    3.  Teorias das Contingências ou Situacional


  • Questão FDP! Na realidade, quem não presta atenção passa batido!!!! O modelo de liderança contingencial/situacional estabelece que o estilo de liderança depende da equipe que será gerenciada e do ambiente em que ele irá atuar, ou seja, não existe um estilo único a ser adotado pelo líder. Essa parte está correta. No entanto, dizer que o estilo de liderança situacional é contrário aos princípios do estilo contingencial é um erro. As duas teorias dizem a mesma coisa.

    ERRADA

  • Se a Teoria Situacional é uma Teoria Contigencial, como pode estar em oposição aos princípios da Teoria Contigencial? Já parei de ler por aí.

  • Cespe sempre reiventando.

     

    ERRADA.

  • Questão errada

    Situacional e contingencial são a mesma teoria, dessa forma não haverá oposição entre elas.

  • O erro dessa questão é bem sutil. Na verdade, todo o conceito de teoria de liderança situacional está correto na questão. O que a torna ERRADA é a simples troca de uma palavra: contingencial por comportamental. Teorias situacionais são teorias contingenciais (sinônimos), baseadas na situação/contingência do momento. Essas teorias são oposição às teorias comportamentais, pois não defendem um estilo de liderança ideal, e sim o uso de diferentes tipos a depender da situação vivenciada.

    Assim, o correto seria: “O modelo de liderança situacional, em oposição aos princípios da teoria COMPORTAMENTAL, não busca a eficácia mediante um estilo gerencial ótimo. Na visão dos defensores do referido modelo, não existe um melhor estilo de liderança (estilo ideal). Para tanto, o gerente deve adaptar seu estilo e sua forma de gerenciar equipes à situação imposta pelo ambiente em que atua.” Logo, item errado.

    Gabarito: E

  • Errado.

    As teorias não se contrariam.

    As teorias situacionais ou contigenciais têm como principio básico a não existência de um único estilo ou característica de liderança válidos para todas as situações, pelo contrário, cada tipo de situação requer um tipo de liderança diferenciado. Segundo estas abordagens, o líder eficaz é o que tem a capacidade de se adaptar a grupos de pessoas com determinadas características sob condições extremamente variadas. Assim, as variáveis fundamentais a ser consideradas nas teorias contingenciais da liderança são três: o líder, o grupo, e a situação. Bibliografia Chiavenato I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª. edição. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2003.

  • Enunciado está quase perfeito. Um detalhezinho que invalida toda a questão: o modelo de liderança situação é uma oposição aos princípios das teorias comportamentais. A liderança situacional está plenamente de acordo com a teoria contingencial tanto que a liderança situacional também pode ser denominada de liderança contingencial, isto é: liderança de acordo com as circunstâncias/contingências.

    Gabarito: ERRADO

  • #Respondi errado!!!