SóProvas


ID
763777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a desenvolvimento e avaliação de RH, julgue os itens seguintes.

A avaliação de RH visa apontar as deficiências existentes nos quadros de pessoal tendo como intuito substituir os que não estiverem dentro dos parâmetros de desempenho estabelecidos.

Alternativas
Comentários
  • A AVALIAÇÃO NÃO TEM O INTÚITO DE SUBSTITUIR , MAS SIM DE AVALIAR AS MELHORIAS E CORRIGIR AS FALHAS !
  • Em geral, o objetivo da avaliação de desempenho é corrigir as falhas. Porém, no método "Pesquisa de Campo" a substiutição pode ser uma das consquências da avaliação de desempenho. 
  • Avaliação de desempenho é uma responsabilidade gerencial quedo procura monitorar o trabalho da equipe e de cada membro e os resultados alcançados para compará-los com os resultados esperados. Preocupa-se com a eficiência e com a eficácia, com a qualidade e com a produtividade.
    A avaliação está sempre voltada para melhoria. [...] O sistema de avaliação serve como importante ferramenta gerencial para melhorar o desempenho das pessoas, alavancar sua satisfação, melhorar o contexto do trabalho e qualidade de vida das pessoas e proporcionar melhores resultados em termos de eficiência e de eficácia. No fundo, o sistema procura obter envolvimento, participação e comprometimento aliados ao aumento da velocidade em direção à inovação, mudança, flexibilidade organizacional. (IDALBERTO CHIAVENATO)
    Portanto, entende-se que a avaliação é apenas uma ferramenta para mensurar o desempenho do funcionário e compará-lo com o padrão estabelecido, a fim de identificar possíveis pontos a melhorar, e não de demitir a esmo.

  • Ela pode até substituir,mas não é esse o seu OBJETIVO.

  • É capacitar e treinar o cidadão!

  • O “intuito” da avaliação é identificar as lacunas de competências para que elas possam ser minimizadas através de treinamento, desenvolvimento, educação, e seleção de novas pessoas. O seu objetivo não é demitir ninguém, como está dito na questão (ao menos, em teoria...)!

     

    Carlos Xavier.