SóProvas


ID
764131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A estrutura analítica de um projeto (EAP) detalha as atividades e tarefas que o compõem e consiste em insumo fundamental para a criação de um cronograma.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
              A Estrutura Analítica do Projeto é uma estrutura hierárquica de todo o trabalho requerido para atingir o escopo do projeto. O detalhamento de cada tarefa e etapas do projeto numa estrutura analítica viabiliza informações preliminares para estimar a duração adequada das tarefas às necessidades do projeto.
              Assim, o cronograma pode ser criado ao se identificar as tarefas, seus interrelacionamentos e a estimativa de duração de cada tarefa, dispondo as informações em uma linha de tempo ou calendário.
  • Em Gerência de Projetos, uma Estrutura Analítica de Projetos (EAP) é uma ferramenta de decomposição do trabalho do projeto em partes manejáveis. É estruturada em árvore exaustiva, hierárquica (de mais geral para mais específica) orientada às entregas (deliverables) que precisam ser feitas para completar um projeto.
    O objetivo de uma EAP é identificar elementos terminais (os produtos, serviços e resultados a serem feitos em um projeto). Assim, a EAP serve como base para a maior parte do planejamento de projeto. A ferramenta primária para descrever o escopo do projeto (trabalho) é a estrutura analítica do projeto (EAP).
    A EAP é a primeira etapa para criar o Cronograma de um projeto.
    O cronograma é um instrumento de planejamento e controle semelhante a um diagrama, em que são definidas e detalhadas minuciosamente as atividades a serem executadas durante um período estimado.
    Em nível gerencial, um cronograma é um artefato de controle importante para levantamento dos custos de um projeto e, a partir deste artefato, pode ser feita uma análise de viabilidade antes da aprovação final para a realização do projeto.

  • Discordo do gabarito.

    A EAP não atinge o nível de atividades, atinge no máximo o nível de Pacote de Trabalho.

    Quem detalha as atividades é o Cronograma.

    Esse tipo de questão já foi objeto de recurso em várias bancas, e elas continuam se confundindo e repetindo o erro.
  • Estrutura Analítica do Projeto – EAP - É a  Estrutura Analítica do Projeto ou Work Breakdown Structure (WBS) é a decomposição do trabalho planejado em partes menores, ou seja, em pacotes de trabalho que serão executados para atender aos objetivos do projeto e criar as entregas (deliverables) necessárias.

  • Certo

    Uma EAP é, de acordo com o PMBOK18.
    “Uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. Ela organiza e define o escopo total do projeto”

  • Concordo com o Augusto: A EAP não chega a nível de atividades, quem detalha as atividades é o Gerenciamento do Tempo e não o Gerenciamento do Escopo.

  • Vou errar essa questão um milhão de vezes: EAP não detalha atividades!!!!!!!! Ela é uma ENTRADA para a definição de atividades, mas ela não faz esse papel sozinha.

  • c-

    EAP é uma estrutura hierarquica para coordenar entregas e estimativas atraves da divisao do trabalho em tarefas menores. EAP define escopo total do projeto, cada parte é um nivel de detalhes maior da atividade.