SóProvas


ID
764224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Denomina-se material permanente o material que tenha durabilidade estimada de cinco anos e que não perca sua identidade física com o uso.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4.320/64

    Art. 15. Na Lei de Orçamento a discriminação da despesa far-se-á no mínimo por elementos. 
    (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)

            § 1º Entende-se por elementos o desdobramento da despesa com pessoal, material, serviços, obras e outros meios de que se serve a administração publica para consecução dos seus fins. (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)

            § 2º Para efeito de classificação da despesa, considera-se material permanente o de duração superior a dois anos.

  • Só conheço a definição dada pela Juliana.
    Mais um erro de gabarito? É preliminar...
  • Oi colegas, acho que o peguinha da questão está em o Cespe dizer que estimado em 5 anos = superior a 2 anos, o que torna a acertiva correta.

    Direto o Cespe faz isso, por exemplo: disse me uma questão que o limite de alerta no caso das despesas com pessoal é de 92% e considerou como correta, só que a LRF fala: o limite de alerta é quando constatarem que o montante da despesa total com pessoal ultrapasar 90%.


     
    Lei 4.320/64: 
    Art. 15, § 2º Para efeito de classificação da despesa, considera-se material permanente o de duração superior a dois anos.

    Bons Estudos :)
  • Aí é questão de interpretação e eu vejo a questão como errada. O item diz: Denomina-se material permanente o material que tenha durabilidade estimada de cinco anos. (dá a entender que o examinador quis dizer "a partir de" 5 anos, quando sabemos que é de 2 anos em diante). Se ele dissesse: considera-se material permanente um material de escritório com 5 anos e que não tenha perdido suas características. física com o uso. Agora sim eu marcaria como correto, pois sabendo que é a partir de 2 anos, no mínimo, mas a questão me dá um exemplo de um material com mais que isso, sem dúvida cabe o conceito.


  • De acordo com o Manual de Despesa Nacional,

    Material Permanente, é aquele que, em razão de seu uso corrente, não perde a sua identidade física, e/ou tem uma durabilidade superior a dois anos.

    O simples fato do material não perder sua identidade física com o uso já o caracteriza como permanente, portanto a questão está correta.
    O período de 5 anos na questão foi apenas para tentar confundir o candidato, mas mesmo assim em várias questões já vi o cespe considerar esse tipo de inferência como correta (durabilidade de cinco anos está dentro do conceito de durabilidade superior a dois anos).
    Desta forma, percebe-se que o item está CORRETO

    Como forma de completar o estudo da questão cabe citar que de acordo com o referido manual:

    Material de Consumo, aquele que, em razão de seu uso corrente e da definição da Lei nº 4.320/64, perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos

    Além disso, na classificação da despesa com aquisição de material devem ser adotados alguns parâmetros que, tomados em conjunto, distinguem o material permanente do Material de Consumo. Um material é considerado de consumo:

    a) Critério da Durabilidade – Se em uso normal perde ou tem reduzidas as suas condições de funcionamento, no prazo máximo de dois anos;

    b) Critério da Fragilidade – Se sua estrutura for quebradiça, deformável ou danificável, caracterizando sua irrecuperabilidade e perda de sua identidade ou funcionalidade;

    c) Critério da Perecibilidade – Se está sujeito a modificações (químicas ou físicas) ou se deteriore ou perca sua característica pelo uso normal;

    d) Critério da Incorporabilidade – Se está destinado à incorporação a outro bem, e não pode ser retirado sem prejuízo das características do principal. Se com a incorporação houver alterações significativas das funcionalidades do bem principal e/ou do seu valor monetário, será considerado permanente; e

    e) Critério da Transformabilidade – Se foi adquirido para fim de transformação.

    f) Critério da Finalidade – Se o material foi adquirido para consumo imediato ou para distribuição gratuita.
  • O gabarito foi modificado de CERTO para ERRADO
    119 
    GABARITO PRELIMINAR    C
    GABARITO DEFINITIVO       E
    A definição presente o item está incorreta, razão suficiente pra a alteração de gabarito.    

    http://www.cespe.unb.br/concursos/TJ_RR_12/arquivos/TJRR_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF

     

     

     

  • Questão deveria ser eliminada, um vez que dá margem a dupla interpretação, pois para mim durabilidade estimada em cinco anos caracteriza que o bem vai durar mais de 2 anos. Mas n briguemos com a banca. Estudar sempre, bons estudos a todos.
  • o que aconteceu aqui foi a palavra estimada. Vejamos aqui algo de hipótese ou não. Cespe poderia considerar certo numa boa, porém fui do conceito literal superior a dois anos.

    GAB ERRADO.

  • A afirmativa está ERRADA.

    Este é um conceito herdado da contabilidade. Os materiais podem ser segmentados em duas categorias:

    • Material de Consumo: utilização geralmente limitada a 2 anos. Após isso perde sua identidade física ou tem a utilização limitada.

    • Material Permanente: durabilidade maior que 2 anos e/ou não perde sua identidade física quando incorporado a outro bem.

    Complementando, a Lei 4.320/1964, que dispõe sobre normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, relata no parágrafo 2º de seu artigo 15 que “Para efeito de classificação da despesa, considera-se material permanente o de duração superior a dois anos”.

    Diversas outras normas da área de patrimônio público consideram também o material permanente aquele que, em razão de seu uso corrente, não perde a sua identidade física, e/ou tem uma durabilidade superior a dois anos.

    Fonte: Estratégia concursos - prof. Ricardo Campanario