SóProvas


ID
765685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a noções de administração de
material.

O tombamento consiste na exclusão do material do estoque da organização.

Alternativas
Comentários
  • consiste no registro do bem dentro do órgão, e não a exclusão.
    logo questão está errada.
  • Errada

    O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público, nos níveis federal, estadual ou municipal. Os tombamentos federais são da responsabilidade do Iphan e começam pelo pedido de abertura do processo, por iniciativa de qualquer cidadão ou instituição pública. Tem como objetivo preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo a destruição e/ou descaracterização de tais bens.
     
    Pode ser aplicado aos bens móveis e imóveis, de interesse cultural ou ambiental. É o caso de fotografias, livros, mobiliários, utensílios, obras de arte, edifícios, ruas, praças, cidades, regiões, florestas, cascatas etc. Somente é aplicado aos bens materiais de interesse para a preservação da memória coletiva.
     
    O processo de tombamento, após avaliação técnica preliminar, é submetido à deliberação das unidades técnicas responsáveis pela proteção aos bens culturais brasileiros. Caso seja aprovada a intenção de proteger um determinado bem, seja cultural ou natural, é expedida uma notificação ao seu proprietário. Essa notificação significa que o bem já se encontra sob proteção legal, até que seja tomada a decisão final, depois de o processo ser devidamente instruído, ter a aprovação do tombamento pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural e a homologação ministerial publicada no Diário Oficial. O processo finalmente termina com a inscrição no Livro do Tombo e a comunicação formal do tombamento aos proprietários.
  • Registro ou Tombamento de bens móveis –É o processo de arrolar os bens adquiridos ou fazer uma descrição detalhada (número de tombamento, marca, modelo, tipo, valor unitário, forma de ingresso, localização, e outros detalhes) do bem móvel e imóvel e colocá-lo em um cadastro individual ou geral. • Essa etapa consiste na formalização da inclusão física de um bem patrimonial no acervo da organização realizado através da atribuição de um número de tombamento, da marcação física, e do cadastramento de dados. O tombamento atribui uma conta patrimonial do Plano de Contas da Administração Pública ou Privada a cada material de acordo com a finalidade para a qual foi adquirido. O valor do bem a ser registrado é o valor constante do respectivo documento de incorporação. O tombamento identifica cada material permanente com um número único de registro patrimonial, denominado número de tombamento. O material permanente cuja identificação seja impossível ou inconveniente em face às suas características físicas será tombado sem a fixação da plaqueta, devendo essa ser afixada em controle à parte. Como por exemplo, celulares, algemas, armas, dentre outros.
  • Errado 
    Justamente ao contrário. A etapa do tombamento consiste na formalização da inclusão física de um bem patrimonial de uma empresa. Esse tombamento é realizado através da atribuição de um número de tombamento, da marcação física  e do cadastramento de dados.
  • O que é tombamento?

    O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

    O que pode ser tombado?

    O Tombamento pode ser aplicado aos bens móveis e imóveis, de interesse cultural ou ambiental, quais sejam: fotografias, livros, mobiliários, utensílios, obras de arte, edifícios, ruas, praças, cidades, regiões, florestas, cascatas etc. Somente é aplicado aos bens materiais de interesse para a preservação da memória coletiva.

    Quem pode efetuar um tombamento?

    O Tombamento pode ser feito pela União, por intermédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo Governo Estadual, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado ou pelas administrações municipais, utilizando leis específicas ou a legislação federal.

    O ato do tombamento é igual à desapropriação?

    Não. São atos totalmente diferentes. O Tombamento não altera a propriedade de um bem, apenas proíbe que venha a ser destruído ou descaracterizado. Logo, um bem tombado não necessita ser desapropriado.

    Um bem tombado pode ser alugado ou vendido?

    Sim. Desde que o bem continue sendo preservado. Não existe qualquer impedimento para a venda, aluguel ou herança de um bem tombado. No caso de venda, deve ser feita uma comunicação prévia à instituição que efetuou o tombamento, para que esta manifeste seu interesse na compra do mesmo.

    O Tombamento preserva?

    Sim. O Tombamento é a primeira ação a ser tomada para a preservação dos bens culturais, na medida que impede legalmente a sua destruição.  No caso de bens culturais, preservar não é só a memória coletiva, mas todos os esforços e recursos já investidos para sua construção. A preservação somente se torna visível para todos quando um bem cultural se encontra em bom estado de conservação, propiciando sua plena utilização.

  • Tombamento é a operação de registro, oficialização de que um bem está sob a tutela do Estado. É o procedimento administrativo que consiste em cadastrar o bem patrimonial adquirido, discriminando detalhadamente as características, especificações, valor de aquisição e demais informações.
    O Tombamento é normalmente executado pelo almoxarifado, para bens (material) permanentes, atribuindo-lhe número de registro patrimonial sequencial, individualizando cada um dos bens para fins de controle.
    A modalidade do tombamento é escolhida conforme a documentação referente ao bem permanente, que indica a fonte de recursos e a origem física do bem.
  • Tombamento é a formalização da inclusão física de um bem pratimonial de uma empresa.
  • GABARITO: ERRADO

    Não, não, não, NÃÃÃÃOOOO!!!! Tombamento é o procedimento administrativo de identificação de um bem permanente e seu registro no patrimônio da instituição. Essa identificação administrativa consiste em efetuar um cadastro onde são dispostas todas as informações relacionadas ao bem. E ao final, gera-se um número de patrimônio, normalmente em uma plaqueta a ser afixada no bem, que será o número de controle deste mesmo bem até sua alienação ou perecimento.
  • Tombamento: É o processo de inclusão (entrada) de um bem permanente em um sistema de controle patrimonial. O bem entra no acervo da instituição.

    O tombamento deve ser realizado sempre no momento que o bem entra fisicamente na instituição e envolve desde o lançamento dos bens no Sistema de Controle Patrimonial até  assinatura e arquivamento dos Termos de Responsabilidade.

  • É só lembrar daqueles lugares que foram tombados como patrimônio histórico...



    Pois vão ficar ali, permanentemente, envelhecendo....

  • É justamente o contrário. O tombamento tem como objetivo identificar e incorporar um bem patrimonial como um bem da instituição. ERRADA

  • Uma palavrinha e tudo pode mudar rsrsrs

    O tombamento consiste na INCLUSÃO do material do estoque da organização.

  • Tombamento é uma atividade de registro. Ou seja, é a oficialização de um determinado bem como de tutela do Estado. Temos, portanto, a identificação de um bem - especificações; valores; quantidades - e o cadastro desse material em um banco de dados. ERRADA

  • Tombamento é a inclusão de um bem no material de estoque da organização. Tambem pode ser entendido como proteção.

  • Eu acertei a questão - ERRADO

    Mas, confesso que falar em "material de estoque" quase me confundiu. Associei estoque a tudo que pode ser vendido de forma comercial. Já o tombamento não ser enquandra em vendas propriamente entendidas. Mas, partindo do princípio que entra no estoque do patrimônio da empresa, faz sentido. 

  • ERRADO

     

    A BAIXA PATRIMONIAL consiste na exclusão do material do estoque da organização.

     

    "O tombamento é o ato de inscrever o bem no registro patrimonial, com a concomitante afixação do respectivo código numérico mediante plaqueta, gravação, etiqueta ou qualquer outro método adequado às suas características. "    (Ato da Mesa nº 63/1997, da Câmara dos Deputados)

  • Tombamento 

    Identificação do bem, que ocorre após a entrada do mesmo na organização. 

    Inclusão do bem no controle de patrimônio da organização.

    Cadastramento de informações essenciais do bem (características físicas, valor de aquisições) em um banco de dados.

    Inserir um número patrimonial nos bens, através de uma plaqueta ou etiqueta, na qual conterá também um código de barras.

  • Errado 

    A baixa patrimonial  consiste na exclusão do material do estoque da organização.

     

    Tombamento é o registro do bem no sistema de controle patrimonial da empresa,instituição... Assim que a instituição adquire um bem permanente, ele deve passar por um procedimento de registro (incorporação) no sistema de controle patrimonial.
     

    A baixa ou desfazimento dos bens ocorre quando excluímos um bem do patrimônio da instituição. Esse bem pode ser retirado do patrimônio por motivo de alienação (venda, permuta ou doação) ou por outro motivo de baixa (o esgotamento pelo uso, perda, roubo, extravio, obsolescência, etc.).

     

     

  • ERRADA

     

    TOMBAMENTO --------------------------> QUANDO A INSTITUIÇAO ADQUIRE UM BEM PERMANENTE.

     

    BAIXA ---------------------------------------> É A EXCLUSÃO DE UM BEM DO PATRIMÔNIO DA EMPRESA.

     

    BONS ESTUDOS!!!!

  • Comentários: Como vimos acima o tombamento é o registro do bem no sistema de controle patrimonial da empresa.

    Gabarito: Errada

  • Gab: ERRADO

    Na verdade, quando ocorrer o Tombamento de um bem, este será registrado/ INCLUÍDO no sistema patrimonial da entidade e controlado constantemente. Isso porque, um material tombado é um material permanente e de verificação e análise também permanente.

    Erros, mandem mensagem :)

  • GABARITO: E.

    Tombamento

    Cadastram-se, em um banco de dados, informações essenciais do bem (características físicas, valor de aquisição etc.). O bem recebe um número patrimonial, pelo qual é identificado, e uma plaqueta (ou etiqueta, ou gravação), contendo este número de registro é afixada no bem (quando possível).