SóProvas


ID
766468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Sistema Financeiro Nacional, composto por um complexo
conjunto de instituições, órgãos e entidades, tem por finalidade
intermediar recursos entre os agentes econômicos (pessoas,
empresas, governo). Com relação a esse assunto, julgue os itens
seguintes.

Enquanto no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) os títulos são escriturais e públicos, no Balcão Organizado de Ativos e Derivativos S.A. (CETIP) os títulos são não escriturais e privados.

Alternativas
Comentários
  • TÍTULOS SELIC: 
       - TTÍTULOS PÚBLICO FEDERAIS
       - TÍTULOS PÚBLICOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS REG. ANTES DE 1992

    TÍTULOS CETIP:
       -
    TÍTULOS PRIVADOS
       - DERIVATIVOS
       - PÚBLICOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS REG. APÓS 1992
       - PÚBLICOS FEDERAIS UTILIZADOS COMO MOEDA DE PRIVATIZAÇÃO
  • O Selic é o depositário central dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Central do Brasil e nessa condição processa, relativamente a esses títulos, a emissão, o resgate, o pagamento dos juros e a custódia. Todos os títulos são escriturais, isto é, emitidos exclusivamente na forma eletrônica. O sistema, que é gerido pelo Banco Central do Brasil e é por ele operado em parceria com a Anbima. Participam do sistema, na qualidade de titular de conta de custódia, além do Tesouro Nacional e do Banco Central do Brasil, bancos comerciais, bancos múltiplos, bancos de investimento, caixas econômicas, distribuidoras e corretoras de títulos e valores mobiliários, entidades operadoras de serviços de compensação e de liquidação, fundos de investimento e diversas outras instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional.

    A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados. Na qualidade de depositária, a entidade processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulos, bem como, quando é o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados. Com poucas exceções, os títulos são emitidos escrituralmente, isto é, existem apenas sob a forma de registros eletrônicos (os títulos emitidos em papel são fisicamente custodiados por bancos autorizados). As operações de compra e venda são realizadas no mercado de balcão

  • Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) os títulos são escriturais e públicos - OK
    Balcão Organizado de Ativos e Derivativos S.A. (CETIP) os títulos
    ,também, são escriturais e privados.
  • Artigo: CETIP e SELIC
    Por: Prof. José Luiz de Souza 
    Nos últimos concursos para o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, esse tópico foi muito explorado pelos examinadores. Por isso, é bom que os candidatos dêem uma atenção especial a esse assunto. No Organograma do SFN, a CETIP e o SELIC fazem parte do SUBSISTEMA OPERATIVO, como Instituições AUXILIARES, juntamente com as BOLSAS DE VALORES, BOLSA DE MERCADORIAS & FUTUROS, SOCIEDADES CORRETORAS E SOCIEDADES DISTRIBUÍDORAS DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS...
    Fonte: http://www.consultconcursos.com.br/arquivos/bb_2013_artigo_selic_cetip.pdf
  • Tanto o SELIC qto o CETIP, os títulos são escriturais, fato que elimina as chances de extravio, roubo ou falsificação dos papeis.
  • Questão Errada!

    Tanto no SELIC quanto no CETIP, os títulos são escriturais, ou seja, digitais.

  • Errado pois, SELIC e CETIP possuem títulos escriturais. 


  • O erro está no NÃO escriturais e privados.




  • "Todos os títulos são escriturais, isto é, emitidos exclusivamente na forma eletrônica. A liquidação da ponta financeira de cada operação é realizada por intermédio do STR, ao qual o Selic é interligado."

    "Além do Banco Central do Brasil e do Tesouro Nacional, podem ser participantes do Selic bancos, caixas econômicas, distribuidoras e corretoras de títulos e valores mobiliários e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central. As câmaras ou prestadores de serviços de compensação e de liquidação têm a sua participação no Selic definida no Regulamento do Selic."


    Fonte: Site do BACEN

    Informação nunca é demais...!  ;) Deus conosco! 

  • E tem os títulos públicos na Cetip, após jan de 92. Não?  

  • SELIC( sistema) só TPF / só escritural 

    CETIP ( S/A) Titulo privado e um pouco publico, escritural e um pouco físico  

  • O sistema especial de liquidação e custódia (SELIC) é o depositário central dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e pelo Banco Central do Brasil e nessa condição processa, relativamente a esses títulos, a emissão, o resgate, o pagamento dos juros e a custódia. Todos os títulos são escriturais, isto é, emitidos exclusivamente na forma eletrônica.

    A Cetip S.A Balcão Organizado de Ativos e Derivativos é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os relacionados com empresas estatais extintas. Na qualidade de depositária, a entidade processa e emissão, o resgate, a custódia dos títulos, bem como, quando é o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados. Existem apenas sob a forma de registros eletrônicos.

  • No Balcão Organizado de Ativos e Derivativos S.A. (CETIP) os títulos continuam escriturais e privados.

  • A CETIP é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os relacionados com o FCVS, o PROAGRO e os Títulos da Dívida Agrária (TDA).

  • Cetip: maior depositária de títulos e ativos privados do país Por intermédio do sistema da companhia, ocorre o registro e depósito de grande parcela dos ativos de renda fixa do País

    O depósito de todos os ativos registrados na Cetip é feito de forma escritural, por meio de registro eletrônico em conta aberta em nome do titular. Cada ativo está sujeito a uma norma específica e possui diferentes maneiras de pagamento de juros, amortizações e resgates. É por esta razão que a Cetip adota procedimentos diferenciados para cada instrumento, assegurando tratamento adequado para cada tipo de ativo.


    As movimentações são integradas aos sistemas de liquidação financeira, registro e negociação. São processadas de acordo com o conceito DVP (Delivery Versus Payment – entrega contrapagamento).

    As instituições que utilizam este serviço podem consultar saldos em tempo real, bloquear a quantidade negociada na posição do vendedor até a efetivação da liquidação financeira pelo comprador (DVP) e contar com o controle e a liquidação dos eventos (juros, amortizações, prêmios).


    Fonte:http://www.cetip.com.br/ProdutosServicos/UnidadeTitulos/CentralDepositaria-CetipNome

  • A Cetip foi criada em 1986 pelas Instituições Financeiras e o BACEN, com o objetivo de registrar e negociar os
    títulos mobiliários de renda fixa privados. Em 1992 passou a custodiar e liquidar, também, os títulos públicos estaduais e municipais.


  • Selic:Títulos públicos e escriturais.

    Cetip: Títulos privados e MAIORIA escriturais.

  • SELIC (sistema) -> Somente Títulos Públicos Federais / somente escriturais (eletrônicos)

    CETIP (s.a) -> Títulos Privados e Públicos (Estaduais e Municipais) / a maioria escriturais (eletrônico) mas alguns físicos também

  • Selic :  Títulos Público e só escriturais

    Cetip: Títulos Privado, escriturais e físicos.