-
"Mediante a técnica do duplo, um ego-auxiliar desempenha o papel do protagonista, no palco, ao lado dele. Verbal e gestualmente complementa aquilo que, a partir desse desempenho, intui que o protagonista não pode expressar completamente, ou que não se dá conta de que está expressando. Podemos considerar a semelhança desta técnica com a mãe junto ao bebê, a qual tenta apreender a necessidade dele para atendê-lo.
Na técnica do espelho, o protagonista sai do palco e assume a posição de platéia na representação que um ego-auxiliar faz dele. Busca-se, com isso, que o paciente se reconheça em determinada representação, assim como na sua infância reconheceu sua imagem no espelho. Proporciona visão de si próprio sob a ótica do outro, agindo como fator de percepção de sua identidade". (https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicodrama)
GABARITO: B
-
Duplo
O ego auxiliar adota postura corporal do protagonista (cliente) procurando ter com ele uma sintonia emocionall. A partir daí expressa questões, perguntas, sentimentos e ideias. Fazendo com que ele se identifique com este duplo; possibilita assim o insight do protagonista.
https://conhecimentoerelacao.wordpress.com/2010/11/19/tecnicas-da-analise-psicodramatica/
-
Principais Técnicas do Psicodrama
1- Espelho: O protagonista sai de cena e assume o papel de expectador. Quem assume seu lugar é um dos egos-auxiliares
2- Duplo: O ego auxiliar imita a postura corporal do protagonista entrando em sintonia emocional com ele, para colocar em palavras o que o protagonista evita dizer ou não consegue ter consciência.
3- Inversão de papéis: O protagonista inverte seu papel com os egos auxiliares
4- Solilóquio: Diálogo consigo mesmo.É pedido ao protagonista que fale em voz alta o que está pensando