-
A)A propensão média e marginal a consumir. A propensão média a consumir (PMC) mostra a proporção da renda disponível das famílias que foi gasta com consumo em um determinado período de tempo (PMC=C/Yd). A tendência é de que ela caia à medida que a renda se eleva.
D)A propensão marginal a consumir (PMgC) mostra a variação dos gastos com consumo por parte das famílias quando a sua renda aumenta em uma unidade (PMgC=dC/dYd). A propensão marginal a consumir não leva em conta o consumo dos autonômos, por isso a propensão média( que leva em conta o consumo do autonômos, sendo este sempre positivo) será sempre maior.
C=Co+ cY
Consumo
Co = consumo dos autônomos
c= propensão marginal a consumir
Y=renda
Consumo médio = (Co+cY)/y
(Co+cY)/y> c
-
O ideal é consolidar os conceitos teóricos para conseguir resolver essa questão com base no raciocínio lógico.
Mas se a memória falhar, segue um bizu para tentar ajudar:
O primeiro passo é lembrar que o bizu começa com a sigla PPP => Parta da Propensão a Poupar
Pela ótica da poupança, temos que a propensão média a poupar é, em regra, menor que a propensão marginal a poupar.
Bizu: A MEdia é MEnor que a MArginal, logo a MArginal é MAior que a MEdia.
Importante frisar que o bizu só vale partindo da ótica da poupança! Para a ótica do consumo, a regra se inverte. Por isso é necessário lembrar da sigla PPP!
-
a) Errado! É decrescente. Olhe só: a propensão média a consumir é a razão entre consumo e renda (PMeC = C/Y). Ocorre que o consumo não aumenta na mesma proporção da renda se o consumo autônomo for superior a 0. Se você “abrir” a fração, terá o seguinte: PMeC =( Co + cY)/Y. Se a renda dobra, a renda disponível também dobra e, portanto, dobrará a parte do consumo que depende da renda. Mas a parte autônoma não muda. Assim, a variação do denominador será superior proporcionalmente à variação do numerador. Por esta razão, e propensão média a consumir é função decrescente da renda sempre que temos um consumo autônomo superior a zero, o que é a regra.
b) Claro que depende. Quanto maior for o consumo autônomo (ou qualquer outro componente autônomo), maior será a renda.
c) É o contrário! O aumento desta propensão aumenta o multiplicador dos gastos, o que eleva a renda.
d) Errado! A propensão marginal a poupar é maior. Se temos um consumo autônomo positivo, temos uma poupança autônoma negativa. Logo, a poupança é S = -So + sY. Note que a propensão marginal a consumir é aquele “s” que multiplica Y. Por sua vez, a propensão média a consumir será PMeS =(-So + sY)/Y=(-So )/Y+s. Ou seja, a propensão média a consumir é o “s” somado a um valor negativo.
e) Correto!
Resposta: E