SóProvas


ID
76798
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Analise as frases abaixo e assinale:

S: caso a declaração contenha um equívoco do ponto de vista da lógica verbal;

N: em caso contrário.

( ) Pretendendo acabar com as baratas que havia em sua casa, comprou remédio para insetos.

( ) De acordo com o calendário de datas festivas do Brasil, em novembro há um feriado.

( ) Sua vida mudou radicalmente; pode-se dizer que deu um giro de 360°.

A sequência correta das letras, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Em relação a declaração 1: o equívoco está no fato de comprar REMÉDIO pra matar baratas. Remédio é pra curar e não matar.Na declaração 2 não há nenhum equívocoNa declaração 3, a vida da suposta pessoa deu um giro de 3600. Um giro completo é de 360 graus, levando ao pé da letra a pessoa deu 10 giros de 360. E sabemos que quem dá um giro completo, volta ao mesmo lugar.essa foi minha interpretação!!
  • Remédio para matar? Giro de 3600? Só o Tony Hawk! Letra b)
  • Em Novembro não há dois feriados?
  • Pessoal, dois esclarecimentos:
    - A afirmativa "Sua vida mudou radicalmente; pode-se dizer que deu um giro de 3600" foi colocada erradamente. O enunciado original diz que mudou 360º (360 graus) e não 3600. Logo, incorreto porque como sabemos esse giro conduz ao mesmo lugar.
    - Quanto ao comentário do Josivan, em Novembro há mais feriados, porém o dia 2/11 é Finados, e o enunciado fala em data FESTIVA. Finados é o dia que homenageia os mortos, portanto, considerá-lo data festiva contraria a lógica.
    Abçs a todos.
  • GABARITO:  LETRA B

    A primeira frase possui um equívoco, pois para matar as baratas ele deveria comprar veneno para insetos. A segunda frase não possui nenhum equívoco, pois 15 de novembro é de fato feriado nacional. Finalmente, a terceira frase não faz sentido, pois com um giro de 360 graus e vida voltaria exatamente ao mesmo lugar. Logo, temos S - N - S.
  • Acho essas afirmativas de lógica verbal muito perigosas.

    I - OK, unanimidade. - errada

    II - Essa assertiva achei estranha, já que em novembro há 2 feriados. Finados, que não seja uma data "festiva"... e a Proclamação da república... é uma data festiva?

    III - Ok tb - errada.

    Se tivesse uma alternativa S - S - S eu assinalaria.

    Como não teve, optei pela S - N - S e acertei
  • "...acabar com as baratas que HAVIA..."

  • Pelo que vi dos comentários, é preciso tomar cuidado. Não importa o número de feriados que de fato temos em Novembro, porque ele não pergunta se as premissas são falsas, mas só se o argumento é válido. A questão pergunta se há equívoco do ponto de vista da lógica verbal. Ora, para olhar os feriados de um mês, ele se utilizou de um calendário de datas festivas. Não há equívoco nenhum.

  • O gabarito é "B" mesmo?

    O meu deu "D"