SóProvas


ID
76822
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Determinado sistema de informação requer um banco de dados relacional OLTP com 1,5 TB de espaço livre em disco. Para facilitar a manutenção, os administradores do banco de dados solicitaram que fosse disponibilizado um único volume de disco. Adicionalmente, solicitaram que uma falha nesse único disco não ocasionasse a interrupção do sistema, nem a degradação significativa de seu desempenho. Considerando-se que 4 discos de 1 TB farão parte de um arranjo e que é importante alcançar bom desempenho nas operações de escrita, que nível de RAID é recomendado para essa situação?

Alternativas
Comentários
  • Os administradores usaram 1,5 TB de espaço. Se cada disco possue 1 TB terão que usar dois discos totalizando 2 TB de espaço. Para isso usa-se o RAID 1, que tem como função a "junção" dos dos discos, fazendo com que parece que exista somente um disco de 2 TB ao invés de 2 discos de 1 TB.Usaram o RAID 1 em dois discos, e depois nos outros 2 discos, pois assim, poderam ter um espelhamento de discos (tudo o que tem no primeiro disco, também terá no segundo disco) para que, caso ocorra um problema no primeiro disco, o sistema não tenha problemas: sem interrupção, sem degradação, etc.Letra: E (1+0)
  • Fontes adicionais:http://forum.clubedohardware.com.br/raid-aprenda-mais/293148?t=293148http://www.pcguide.com/ref/hdd/perf/raid/levels/mult.htm
  • Prezado,boa resposta... no entanto o raid que simula um único disco é o RAID 0.e o que faz o espelhamento é o RAID 1 :D
  • Alguém consegue explicar porque não pode ser utilizado, neste caso, o RAID5? O enunciado menciona o suporte para falha de um disco (desempenho e interrupção) e se esse disco for o que faz parte da combinação com RAID0? Nesse caso os dados seriam perdidos e ocasionaria falha e perda de desempenho.
  • Também fui de RAID 5 mas analisando melhor o enunciado "é importante alcançar bom desempenho nas operações de escrita" contata-se que dentre as opções a letra E é a mais correta por não ter perda de dempenho com o cálculo de paridade.
  • Pessoal,

    O RAID 1+0, ou 10, exige ao menos 4 discos rígidos. Cada par será espelhado, garantindo redundância, e os pares serão distribuídos, melhorando desempenho. Até metade dos discos pode falhar simultaneamente, sem colocar o conjunto a perder, desde que não falhem os dois discos de um espelho qualquer — razão pela qual usam-se discos de lotes diferentes de cada ‘lado’ do espelho. É o nível recomendado para bases de dados, por ser o mais seguro e dos mais velozes, assim como qualquer outro uso onde a necessidade de economia não se sobreponha à segurança e desempenho.

    Vantagens:

    • segurança contra perda de dados;
    • pode falhar um ou dois dos HDs ao mesmo tempo, dependendo de qual avaria.

    Desvantagens:

    • alto custo de expansão de hardware (custo mínimo = 4N HDs);
    • os drivers devem ficar em sincronismo de velocidade para obter a máxima performance.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID
  • Ainda acho o Raid5 mais adequado para este cenário, pois suporta a falha de um único disco, e não impacta tanto em performance quanto o Raid10

    Entendo que o Raid10 prime por segurança, mas ainda acho o Raid5 o mais acertado para os requisitos de performance exigidos na questão. Paciência, nem sempre a opinião da banca vai de encontro com a pessoal.

  •  a) 0 - Trata-se de um nível que não oferece proteção contra falhas, já que nele não existe redundância.(ERRADA)

     

     b)1 - O nível RAID 1 é focado na proteção dos dados, ou seja, não torna o acesso mais rápido. Na verdade, pode até ocorrer uma ligeira perda de desempenho, uma vez que o processo de gravação acaba tendo que acontecer duas vezes, uma em cada unidade. (ERRADA)

     

     c)4 e  d)5 - Estes níveIs podem apresentar algum comprometimento de desempenho, pois toda e qualquer operação de gravação exige atualização da paridade. Por este motivo, seu uso é mais indicado em sistemas que priorizam a leitura de dados, ou seja, que realizam muito mais consultas do que gravação. (ERRADA)

     

     e)1+0  é um sistema "híbrido" (hybrid RAID), ou seja, que combina RAID 1 com RAID 0. Para isso, o sistema precisa ter pelo menos quatro unidades de armazenamento, duas para cada nível. Assim, tem-se uma solução RAID que considera tanto o aspecto do desempenho quanto o da redundância. no RAID 1+0, em caso de falha, o sistema assume o nível RAID 1. (CORRETA)

    FONTE:http://www.infowester.com/raid.php

  • Eu sabia que era Raid 1+ 0 que combina redundância pelo espelhamento e desempenho pelo sttriping