SóProvas


ID
768442
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A atuação estatal, em relação à desapropriação, tem como objetivo a transferência do bem desapropriado para o acervo do expropriante. Na desapropriação indireta, o Estado apropria-se do bem particular sem o devido processo legal e se consuma, quando o bem se incorpora, definitivamente, ao patrimônio público, pois é essa incorporação que ocasiona a transferência da propriedade para o Poder Público. Assinale a alternativa CORRETA que responde à seguinte indagação: Como reverter a situação do bem descrita no texto acima, considerando que esse bem se destina ao exercício de uma atividade de interesse público?

Alternativas
Comentários
  • Decreto-lei 3.365/41

    Art. 35.  Os bens expropriados, uma vez incorporados à Fazenda Pública, não podem ser objeto de reivindicação, ainda que fundada em nulidade do processo de desapropriação. Qualquer ação, julgada procedente, resolver-se-á em perdas e danos.

     

    Art. 10...

    Parágrafo único. Extingue-se em cinco anos o direito de propor ação que vise a indenização por restrições decorrentes de atos do Poder Público. 

  • Ação de desapropriação indireta não é feita em até 10 anos?
    Por que cosiderou a C como limite de 5 anos? 

  • A questão está desatualizada: http://www.dizerodireito.com.br/2013/09/o-prazo-prescricional-da-acao-de.html

  • Prescrever o direito de ação foi demais, o que a prescrição ataca é a perda da pretensão, o direito de ação só é perdido com a decadência. Vida de concurseiro é difícil .