SóProvas


ID
769462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação ao controle da produção de soros, vacinas, antígenos
e produtos injetáveis, julgue os itens subsecutivos.

No caso da vacinação contra a brucelose bovina, a vacina B19, produzida com cepas de B. abortus, é indicada também aos animais machos, pois a brucelose é uma doença sexualmente transmissível e há necessidade de se interromper o ciclo de transmissão.

Alternativas
Comentários
  • A vacina B19 é indicada apenas para fêmeas entre 3 e 8 meses de idade.

  • Machos não são vacinados

  • GABARITO: (ERRADO)


    Art. 9° É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas das espécies bovina e bubalina, na faixa etária de três a oito meses, utilizando-se dose única de vacina viva liofilizada, elaborada com amostra 19 de Brucella abortus (B19).
    Parágrafo único. A utilização da vacina B19 poderá ser substituída pela vacina contra brucelose não indutora da formação de anticorpos aglutinantes, amostra RB51, na espécie bovina.

    Art. 13. É proibida a vacinação contra brucelose de machos de qualquer idade.
    Art. 14. É proibida a utilização da vacina B19 em fêmeas com idade superior a oito meses.

     

  • Nos machos a bactéria tem tropismo por hormônios masculinos, como a testosterona, então a mesma migra para os testículos, onde causam lesões que levam à orquite ou até mesmo infertilidade. Como a vacina B19 é composta do agente vivo liofilizado, atenuado, mas vivo, há a chance dela causar efeitos colaterais indesejados nos machos, logo, estes não são vacinados.