SóProvas


ID
77125
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

. Compliance tem por objetivo assegurar, em conjunto com as demais áreas, a adequação, o fortalecimento e o funcionamento do Sistema de Controles Internos da instituição, procurando mitigar os riscos de acordo com a complexidade de seus negócios, bem como disseminar a cultura de controles para assegurar o cumprimento de leis e regulamentos existentes. Cabe à área de compliance

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra

    O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) define a Governança corporativa como: o conjunto de práticas que visam otimizar o desempenho de uma companhia ao proteger todas as partes interessadas: investidores, empregados, credores etc. As boas práticas de governança têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para seu bom funcionamento (IBGC, 2003). 

    O IBGC (2003) sintetiza estas boas práticas em 4 pilares:  transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

    Transparência (disclousure)

    Equidade (fairness)

    Prestação de Contas (accountability)

    Responsabilidade Corporativa (compliance)

    O termo compliance, do verbo ingles "to comply", significa agir de acordo com uma regra, um pedido ou um comando. Os funcionários dos departamentos de compliance têm, portanto, a função de monitorar e assegurar que a instituição esteja cumprindo as regras aplicáveis a cada negócio, prevenindo e controlando os riscos envolvidos na administração de ativos.

    Para grandes empreendimentos (financeiros ou não) e seus supervisores, garantir compliance e controles internos é desafiador e complexo. Examinar os registros contábeis, verificar registros equivocados, erros, omissões e apropriação indevida de ativos, introduzir sistemas de controles internos e de informação e verificar os antecedentes de funcionários são mecanismos que auxiliam esses programas.

    Mas o mais importante é não esquecer que compliance é um trabalho de todos. É necessário cumprir todas as leis, políticas e procedimentos aplicáveis e o Código de Conduta/Ética; colocar em prática todos valores e padrões éticos da empresa; ter um comportamento ético e aconselhar os outros a fazer o mesmo e comunicar atitudes desonestas e antiéticas por parte da empresa, funcionários e fornecedores.

    Fontes: http://www.aedb.br/seget/artigos09/377_Artigo%202.pdf

    http://www.krollnews.com.br/artigos/042006artigo_01.htm

     

  • A correta é a Letra A


    B) A auditoria interna é que efetua seus trabalhos de forma aleatória e temporal, por meio de amostragens, a fim de certificar o cumprimento das normas e processos instituídos pela Alta Administração.

    C) Não há que se falar em substituição, mas sim em complementação, pois a Auditoria e o Compliance trabalham juntos, apesar de autônomos.

    D) Acredito que o erro desta alternativa esteja na palavra "periódico", pois o Compliance atua de forma rotineira e permanente.

    E) Compliance é um braço dos órgãos reguladores, no que se refere à segurança. respeito à normas e controles.



  • A correta é a Letra A


    B) A auditoria interna é que efetua seus trabalhos de forma aleatória e temporal, por meio de amostragens, a fim de certificar o cumprimento das normas e processos instituídos pela Alta Administração.

    C) Não há que se falar em substituição, mas sim em complementação, pois a Auditoria e o Compliance trabalham juntos, apesar de autônomos.

    D) Acredito que o erro desta alternativa esteja na palavra "periódico", pois o Compliance atua de forma rotineira e permanente.

    E) Compliance é um braço dos órgãos reguladores, no que se refere à segurança. respeito à normas e controles.



  • Eu não sei se foi um problema mas fiquei entre a A e a B só por que na B aparecia

    efetuar seus trabalhos de forma periódica e temporal por meio de amostragens...

    O termo periódicas ao invés de aleatória.

  • O Compliance não se confunde com a Auditoria Interna, sendo que, segundo a Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI)(1), a Auditoria Interna "efetua seus trabalhos de forma aleatória e temporal, por meio de amostragens, a fim de certificar o cumprimento das normas e processos instituídos pela Alta Administração", ao passo que:

    "(...) o Compliance executa suas atividades de forma rotineira e permanente, sendo responsável por monitorar e assegurar de maneira corporativa e tempestiva que as diversas unidades da Instituição estejam respeitando as regras aplicáveis a cada negócio, por meio do cumprimento das normas, dos processos internos, da prevenção e do controle de riscos envolvidos em cada atividade"

    https://www.lex.com.br/doutrina_27159943_COMPLIANCE_RESPONSABILIDADE_EMPRESARIAL_E_SEGURANCA_DA_INFORMACAO.aspx

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna

    Conforme publicado pelo “THE INSTITUTE OF INTERNAL AUDITORS” dos EUA, a Auditoria Interna é uma atividade independente, de avaliação objetiva e de consultoria, destinada a acrescentar valor e  melhorar  as  operações  de  uma  organização.  A  Auditoria  Interna  assiste  a  organização  na consecução dos seus objetivos, através de uma abordagem sistemática e disciplinada, na avaliação da eficácia da gestão de risco, do controle e dos processos de governança. 

    Contudo,  para  executar  seu  trabalho  é  preciso  que  o  profissional  da  Auditoria  Interna  esteja inteirado  sobre  as  atividades  desenvolvidas  pelo  “Compliance”,  com  o  estabelecimento  de  um trabalho em parceria, coordenado onde, quando de suas visitas, a Auditoria possa munir-se das informações  relevantes,  principalmente  sobre  o  resultado  da  identificação  e  avaliação  dos controles e riscos. 

    As  atividades  desenvolvidas  por  estas  áreas  não  são  idênticas,  mas  sim  complementares,  pois enquanto a Auditoria Interna efetua seus trabalhos de forma aleatória e temporal, por meio de amostragens,  a  fim  de  certificar  o  cumprimento  das  normas  e  processos  instituídos  pela  Alta Administração,  Compliance executa  suas  atividades  de  forma  rotineira  e  permanente,  sendo responsável por monitorar  e  assegurar  de  maneira  corporativa  e  tempestiva  que  as  diversas unidades  da  Instituição  estejam  respeitando  as  regras  aplicáveis  a  cada negócio,  por  meio  do cumprimento das normas, dos processos internos, da prevenção e do controle de riscos envolvidos em cada atividade. Compliance é um braço dos Órgãos Reguladores junto a Administração, no que se refere à segurança, respeito às normas e controles, na busca da conformidade. 

    ===

    TOME NOTA (!)

    Uma das classificações de auditoria. Crepaldi, em sua obra, na versão digital, “Auditoria Contábil: teoria e prática. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2016, p.45/163 ” explicita que: 

    1.8.5 Auditoria de compliance 

    Objetiva verificar  o cumprimento  das normas  e procedimentos  implantados pela companhia ou pelos órgãos reguladores de determinadas atividades. 

    Compliance significa estar em conformidade com as leis, os regulamentos internos e externos e os princípios corporativos que garantem as melhores práticas do mercado. O objetivo é determinar se certas atividades financeiras ou operacionais de uma entidade obedecem às regras ou regulamentos que a elas se aplicam. [...] 

    ===

    PRA  AJUDAR:

    Q584650 - Q790309 - Q970301 - Q1322395 - Q945264