SóProvas


ID
771712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

De acordo com as resoluções do CONAMA, julgue os itens a seguir, no que concerne a gestão, proteção e controle da qualidade ambiental.

De acordo com a Resolução CONAMA n.º 416/2009, a liberdade do comércio internacional e de importação de matéria-prima não deve representar mecanismo de transferência de passivos ambientais de um país para outro. Dessa forma, os importadores de pneus novos com peso unitário superior a 2,0 kg ficam obrigados a coletar e dar destinação adequada aos pneus inservíveis existentes no território nacional, sendo a reforma dos pneus inservíveis uma das formas de destinação adequada.

Alternativas
Comentários
  • Resolução CONAMA nº 416 / 2009

    (...)

    Art. 1º Os fabricantes e os importadores de pneus novos, com peso unitário superior a 2,0 kg (dois quilos), ficam obrigados a coletar e dar destinação adequada aos pneus inservíveis existentes no território nacional, na proporção definida nesta Resolução.

    § 1º Os distribuidores, os revendedores, os destinadores, os consumidores finais de pneus e o Poder Público deverão, em articulação com os fabricantes e importadores, implementar os procedimentos para a coleta dos pneus inservíveis existentes no País, previstos nesta Resolução.

    § 2º Para fins desta resolução, reforma de pneu não é considerada fabricação ou destinação adequada.

    § 3º A contratação de empresa para coleta de pneus pelo fabricante ou importador não os eximirá da responsabilidade pelo cumprimento das obrigações previstas no caput.

    (...)

  • To assustado com tantos erros dessa questao... e CESP E UMA MAE! ela coloca duas coisas errada na afirmacao! Pra pessoa nao errar e a pessoa erra!
  • o erro maior da questão foi relacionar a importação com a reforma de pneus inservíveis. Quem é obrigado a fazer essa reforma nos pneus inservíveis são os seus fabricantes e não os importadores

     

    a PNRS proíbe a importação de coisas que ocasaionam passíveis ambientais, no caso da questão: importar penus inservíveis

  • O erro está em  "reforma dos pneus inservíveis". Não se reforma pneu inservível, só se reforma aquele que foi usado e tem como ser reformado, os inservíveis possuem danos irreparáveis e não prestam para rodagem ou reforma.