-
MultiProtocol Label Switching (MPLS) encaminha packets por rótulos (labels). Adiciona rótulo nos pacotes à entrada do backbone (border routers);todo o encaminhamento pelo backbone passa a ser feito com base neste rótulo.
Este protocolo permite a criação de VPNs garantindo isolamento do tráfego com a criação de tabelas de "labels" (usadas para roteamento) exclusivas de cada VPN.NÃO USA TABELAS DE ROUTING.
-
MPLS, ou MultiProtocol Label Switching, é uma tecnologia de encaminhamento de pacotes baseada em rótulos (labels) que funciona, basicamente, com a adição de um rótulo nos pacotes de tráfego (O MPLS é indiferente ao tipo de dados transportado, pelo que pode ser tráfego IP ou outro qualquer) à entrada do backbone e a partir daí, todo o encaminhamento pelo backbone passa a ser feito com base neste rótulo. Comparativamente ao encaminhamento IP, o MPLS torna-se mais eficiente uma vez que dispensa a consulta das tabelas de routing.
-
Falar é fácil. Cadê a fonte?
-
Quando um pacote IP entra numa rede MPLS, seu roteador de borda determina-lhe uma FEC e atribui-lhe um label. Ao definir uma FEC, estabelece-se um caminho já pré-definido para esse pacote, chamado de Label Switch Path.
O processo de determinação do FEC é transparente e automático e, portanto, não envolve o envio de qualquer pacote especial (assim como a questão sugere), senão o próprio pacote. A FEC pode ser determinada através da inspeção de parâmetros do próprio pacote, como: ip destino, classe de serviço.
-
•• LSR (Label Switch Router): é um equipamento capaz de realizar encaminhamento de datagramas de rede através de rótulos MPLS. Ele participa ativamente no estabelecimento de LSP, usando protocolo de sinalização de rótulo, tais como: LDP, RSVP-TE (Resource Reservation Protocol – TrafficEngineering) e BGP, e no encaminhamento de tráfego baseado nos caminhos estabelecidos.
-
Quem manda esse pacote são as redes baseadas em circuitos virtuais. O MPLS não faz isso. Se fosse assim, não poderia ser usado com o protocolo IP. O MPLS tem duas abordagens para configuração chamadas: Orientada para dados e Orientada por controle. fonte: www.meubizu.com.br
-
Protocolo MPLS
O MPLS (Multi-Protocol Label Switching) definido pela RFC 3031 é uma tecnologia de encaminhamento de pacotes baseada em rótulos ou labels, que atua entre as camadas 2 e 3 do modelo OSI, citado também por alguns autores como um protocolo de camada 2,5. Amplamente difundida em países de primeiro mundo e com atuação expressiva em boa parte dos países em desenvolvimento, a tecnologia vem se consolidando devido a capacidade de associar a facilidade dos roteadores com a eficiência dos switchs.
A ideia principal do MPLS era prover um aceleramento do transporte de pacotes em roteadores, mas acabou resultando em importantes avanços no campo de redes de computadores e telecomunicação como: tecnologia de plano de controle, engenharia de tráfego, redes privadas virtuais (VPNs), melhor aproveitamento de QoS e gerenciamento de conexões em redes óticas entre outros.
Uma das primeiras aplicações de MPLS em redes IP é a engenharia de tráfego, enfatizando a otimização da rede, com objetivos relacionados a menor atraso, alta taxa de transmissão, diminuição da perda de pacotes.
Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialmplscam/pagina_3.asp
-
Exatamente, Gustavo. Pessoal vem, fala um monte de coisa, mas fonte q é bom, nada! Ai vai uma:
"Nas redes tradicionais de circuito virtual, quando um usuário quer estabelecer uma conexão, um pacote de configuração é disparado na rede, para criar o caminho e as entradas da tabela de encaminhamento. O MPLS não envolve os usuários na fase de configuração. Em vez disso, a informação de encaminhamento é estabelecida por protocolos, que são uma combinação de protocolos de roteamento e de estabelecimento de conexão".
Fontes:
[1] Tanenbaum, Redes, 5ed.