-
a)Ritos, rituais e cerimônias – São os eventos, em geral, que ocorrem dentro da organização e fazem com que a cultura se torne mais visível. São exemplos: as festinhas de aniversariantes do mês, a premiação de um ou mais funcionários pelo destaque na atividade exercida, etc. b) Símbolo - Significam comprometimentos fundamentais da organização e auxiliam a comunicar esses comprometimentos aos membros daorganização, bem como ao público em geral. Vão desde o logotipo até a mobília da empresa. [[Inclui-se aí o padrão de vestimenta dos funcionários.]] c) Valor - Trata-se do que a empresa entende como atitudes primordiais para o sucesso. É tida como a essência da filosofia da empresa e promove o direcionamento comum aos funcionários. Temos como exemplo: a credibilidade, satisfação do cliente, transparência, etc. d) Norma - São as regras escritas que ditam o comportamento considerado correto pela empresa e que deve ser seguido pelos seus funcionários e) Política - Não achei nenhuma fonte que desse "política" como elemento. se alguém puder colaborar..
-
Acho que essa política tem haver com o tratamento da empresa perante aos seus funcionários, clientes, fornecedores e distribuidores. Como essa política é retratada entre seus colaboradores refletirá a sua cultura organizacional.
-
os símbolos compreendem comportamentos e objetos que carregam e transmitem nensagens e significados dentro de uma cultura organizacional. São elementos como cerimônias, rituais, imagens, hábitos e linguagens
-
- Os símbolos são palavras, objetos e gestos de significado convencional.No nível da cultura nacional, os símbolos correspondem à linguagem. No nível da cultura organizacional, os símbolos correspondem a abreviaturas, gírias, maneiras de trajar e posições de status;- Os heróis são pessoas imaginárias ou reais, vivas ou mortas, indicadas como modelos de comportamento.- Os ritos são atividades tecnicamente supérfluas, mas socialmente significativas no contexto de determinada cultura. São os eventos (rituais): melhor funcionário do mês, confraternização de natal...- Os valores constituem o nível mais profundo de uma cultura. São sentimentos amplos, muitas vezes inconscientes e indiscutíveis, envolvendo categorias éticas, estéticas, ideológicas, tais categorias são compartilhadas pelos integrantes de um grupo ou por seus líderes.- Normas: Padrões e regras de CONDUTA. Há quem diga que somente valem as escritas, mas também há quem diga que entram nesse rol as regras impostas sem documentação.- Políticas: a política organizacional pode ser concebida como a arte de criar compromissos entre interesses competitivos. Neste caso, trata-se de usar o poder para desenvolver fins e meios socialmente aceitáveis que equilibrem os interesses individuais e coletivos.
-
Os elementos que compõem a cultura organizacional são os que direcionam o desempenho das pessoas, que por sua vez irá direcionar o desempenho da organização. São os valores, as crenças, os ritos, tabus, os mitos, as normas, a comunicação formal e a informal.
Valores são o que a organização considera importante para realizar e preservar a imagem e o tipo de sucesso desejado, como a importância da satisfação do usuário ou cliente, por exemplo.
Crenças são sentidas através do comportamento das pessoas e estão ligadas a busca de eficiência. Ritos são a forma como são praticadas e perseguidas as crenças e as metas planejadas no dia-a-dia. Como exemplo de um rito podemos citar os procedimentos para a introdução de um novo empregado.
Tabus são as proibições impostas aos membros da organização e as orientações e fatos tidos como inquestionáveis. O fato de que a chefia sempre deve receber uma remuneração maior é um exemplo de tabu.
Mitos são expressões conscientes da cultura e guarda relações com as crenças e valores professados.
Normas são o conjunto de regras que direcionam a forma como as pessoas devem proceder para a realização dos objetivos da organização. Podem ser aceitas ou não pelo grupo.
Comunicação formal é a comunicação sistemática entre a organização e o ambiente externo e interno, feito através de comunicados, entrevistas, memorandos, ofícios, textos, etc.
Comunicação informal é a comunicação assistemática que não está sujeita a normas e controles. Ocorre através das relações de ajuda, simpatias, boatos, etc.
Para que a cultura de uma organização seja detectada, devemos conhecer todos estes elementos. Isso pode ser feito através de entrevistas, observações, e/ou aplicações de questionário. Sem este processo fica impossível planejar qualquer tipo de mudança nas organizações, pois são eles que influenciam o comportamento das pessoas.
Fonte: Cadernos de Pesquisa em Administração, São Paulo, V1, n°3, 2° sem./1996.
-
Item "b" CORRETO.
Comportamento externo dos colaboradores da empresa, portanto, elemento da cultura organizacional voltado para o nível mais básico - o artefato que pode ser um símbolo - padrão comum em vestimentas.
-
Gente, cuidado com os comentários. Estão afirmando que os valores constitui o nível mais profundo da cultura organizacional, quando na verdade são os pressupostos básicos!!
-
- Símbolos: são representados por linguagens,
gestos ou objetos que carregam significados. Ex.: gírias, abreviações, códigos
de comportamento, maneiras de se vestir.
-
Símbolos Materiais: A arquitetura do edifício, as salas e mesas, o tamanho e arranjo físico dos escritórios constituem símbolos materiais que definem o grau de igualdade ou diferenciação entre as pessoas e o tipo de comportamento ( como assumir riscos ou seguir a rotina, autoritarismo ou espírito democrático, estilo participativo ou individualismo, atitude conservadora ou inovadora) desejado pela organização. Os símbolos materiais constituem a comunicação não verbal.
-
Q262750
Administração Geral
Clima e Cultura Organizacional, Gestão Estratégica
Ano: 2012
Banca: CESGRANRIO
Órgão: Transpetro
Prova: Administrador Júnior
A cultura organizacional representa a maneira pela qual a organização vizualiza a si própria e ao seu ambiente. Fator de sucesso ou de fracasso das organizações, a cultura pode ser aprendida através de histórias, rituais, símbolos e linguagem.
A empresa cujos colaboradores se apropriam da cultura organizacional através de símbolos materiais
a) dissemina as experiências do passado sobre acertos e erros para ancorar e legitimar práticas atuais.
b) desenvolve termos singulares para descrever equipamentos, escritórios, pessoas-chave e fornecedores.
c) estimula a maneira de os funcionários se vestirem.
d) projeta o arranjo físico dos escritórios, definindo o mobiliário e o local em que líder e liderados serão instalados.
e) organiza comemorações e rituais que reúnem e aproximam os funcionários.