SóProvas


ID
77221
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na última avaliação de desempenho, Guilherme se sentiu profundamente injustiçado. De acordo com ele, a sua avaliação não reflete o seu real desempenho. O seu chefe o descreveu como uma pessoa muito introvertida e pouco motivada, que não sabe impor suas opiniões e que não gosta de trabalhar em equipe. Guilherme discorda dessa avaliação e se defende dizendo que, apesar de ser tímido, se dá bem com seus colegas de trabalho e que consegue, sempre, superar as suas metas de desempenho. Se for verdade o que Guilherme está dizendo, seu superior está cometendo um erro típico de avaliação de desempenho conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Efeito Halo é a possibilidade de que a avaliação de um item possa interferir no julgamento sobre outros fatores, contaminando o resultado geralEfeito halo é a interferência causada nos processos de avaliação de desempenho devido à simpatia ou antipatia que o avaliador tem pela pessoa que está sendo avaliada.
  • Efeito de Halo/HornÉ a tendência em estender uma avaliação positiva (efeito de Halo) ou negativa (efeito de Horn) de uma pessoa para todos os itens da avaliação, sem fazer uma análise adequada de cada um dos fatores separadamente. Se ele é bom em algo, automaticamente torna-se bom em tudo. Ou o contrário.
  • Resposta : Letra c)Seguem os 8 erros de avaliação de desempenho - Agora é fácil1. Efeito de Halo/HornÉ a tendência em estender uma avaliação positiva (efeito de Halo) ou negativa (efeito de Horn) de uma pessoa para todos os itens da avaliação, sem fazer uma análise adequada de cada um dos fatores separadamente. Se ele é bom em algo, automaticamente torna-se bom em tudo. Ou o contrário.2. Tendência CentralPor medo ou insegurança, o avaliador deixa de atribuir notas muito baixas para não prejudicar o avaliado; ou muito altas, para não ter que justificá-las no futuro.3. Efeito de recenticidadeCostuma-se destacar na memória do avaliador apenas os fatos mais recentes. Dificilmente consegue-se lembrar de tudo que aconteceu num período de um ou dois anos. Nesse caso, seria importante adotar a prática de realizar anotações frequentes.4. Erro constante (Complacência / Rigor excessivo)Por vezes, cada avaliador adota o seu próprio padrão de desempenho. Isso faz com que alguns pareçam muitos complacentes, enquanto outros seriam rigorosos demais. Definir conjuntamente um padrão de desempenho é essencial para reduzir essas características pessoais.5. Erro de "primeira impressão"Sabe aquela estória de que "a primeira impressão é a que fica"? Isso também acontece na avaliação de desempenho. Nesse caso, o avaliador tem que tentar se concentrar no período atual, e não em avaliações passadas. As pessoas mudam e merecem obter o crédito por seu desenvolvimento profissional.6. Erro de semelhança (auto-identificação)O avaliador costuma ser mais favorável àqueles que se parecem consigo mesmo, seja pelas características profissionais, pelos interesses pessoais, pela formação na mesma faculdade ou por pertencer ao mesmo grupo social.7. Erro de fadiga / rotinaDepois de preencher o 152º. questionário, ninguém consegue mais distinguir as diferenças entre as pessoas. Não se deve preencher uma avaliação atrás da outra.8. Incompreensão do significado dos fatores de avaliaçãoSe os fatores de avaliação não estiverem claramente definidos, poderá ocorrer erros de interpretação e ocasionar distorções nos resultados. Para alguns, ser pontual é estar no posto de trabalho exatamente no horário determinado. Para outros, cinco minutos de atraso não seria motivo de uma avaliação negativa. Distinguir o que é "atraso", por exemplo, seria um processo essencial para tornar tal item bem definido para todos.
  • Corrigindo o colega abaixo quanto a alternativa correta: LETRA D (Efeito de Halo)

  • Eu acho que alternativa certa deveria ser a b) Estereótipos (distorções na percepção da pessoas), não me pareceu ser efeito halo.
  • Gostaria de pedir aos colegas se seria possivel me apontar mais explicitamente quais sao as referencias que o criador da pergunta se pauta para dizer que seria efeito halo? Em que momento do texto fica claro que ele usou a primeira avaliacao para julgar as demais. Obrigado
  • Efeito Halo e estereotipação não são a mesma coisa?
  • Muito mal feita esta questão.
  • estereotipo e halo nao sao a mesma coisa
    halo é generalizacao da avaliacao
    esteriotipo é uma imagem preconcebida que o avaliador tem
  • Vale lembrar que o efeito Halo pode ser chamado de efeito Horn. Isso acontece quando uma característica NEGATIVA se destaca em relação às demais.
  • Pessoal, se a avaliação do chefe foi negativa não deveria ser "efeito de horn"? Nunca entendi isso...

  • Exatamente Chiara, efeito horn.
    Acontece que em 2010, nenhuma banca conhecia a existência do efeito horn e achavam erradamente que halo valia tanto para positivo quanto para negativo... hoje, a maioria das bancas reconhecem o efeito horn e não cometem mais este erro... no entanto ainda existem bancas mal informadas, cuidado!