SóProvas


ID
77248
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em todos os livros de gestão, um tema muito abordado refere-se ao impacto da cultura organizacional sobre o comportamento humano.

A cultura organizacional pode ser considerada como um passivo para a organização?

Alternativas
Comentários
  • Sim, a cultura organizacional pode ser considerada com um passivo para a organização, pois quando os recursos humanos têm uma atitude passivo (reativa) aos valores que podem melhorar o desempenho das organizações, essa tende a não se adaptar às inovações, sejam tecnológicas, ambientais, e, com isso, não se adaptar ao novo tempo.
  • A cultura de uma organização pode ser forte ou fraca. Para Schein (1996), se todos os membros de uma organização vivenciaram uma experiência comum, se existe uma unidade de pensamento, pode existir uma cultura organizacional forte. De acordo com Chiavenato (1999) uma cultura organizacional é forte quando seus valores são partilhados com veemência.
    Os valores básicos de uma organização se manifestam na estrutura, nos processos internos e no modo de agir e pensar das pessoas que a integram. Desta forma a cultura se perpetua. Os fundadores das organizações têm papel preponderante definição da cultura organizacional, pois normalmente são eles que, através da forma de encarar e resolver os problemas internos, estabelecem o papel da organização.
    Decifrar a cultural de uma organização significa desvelar seus pressupostos básicos, os paradigmas que definem sua missão, suas metas, ações e em especial as estratégias a serem adotadas pela atingir seus fins 

  • "É cada vez mais comum diferenciar cultura forte e fraca. Numa cultura forte, os valores centrais da organização são intensamente mantidos e amplamente partilhados. Quanto mais membros aceitam os valores centrais e quanto maior seu compromisso com esses valores, mais forte é a cultura. Uma cultura forte terá grande influência no comportamento de seus membros porque o alto grau de compartilhamento e intensidade cria um clima interno de alto controle comportamental. Uma cultura forte demonstra concordância entre os membros sobre o que a organização apóia. Essa unanimidade de propósito constrói coesão, lealdade e compromisso organizacional. Essas qualidades diminuem a propensão dos empregados de deixarem a organização.

    A cultura desempenha várias funções dentro de uma organização: cria distinções entre uma organização e outras (fronteira); transmite um sentido de identidade para os membros da organização; facilita a geração de comprometimento a alguma coisa maior do que o auto-interesse de alguém; intensifica a estabilidade do sistema social; guia e molda as atitudes e comportamento dos empregados.

    Estas funções são valiosas tanto para a organização quanto para o empregado. A cultura intensifica o compromisso organizacional e aumenta a coerência do comportamento do empregado. Do ponto de vista do empregado, a cultura é valiosa porque reduz a ambigüidade, dizendo aos empregados como as coisas são feitas e o que é importante. Porém, a cultura é um passivo quando os valores partilhados não estão em acordo com aqueles que promovem a eficácia da organização.

    Uma cultura começa a partir de seus fundadores. Estes têm um impacto importante sobre a cultura inicial dessa organização. Eles têm uma visão do que a organização deve ser.

    Uma vez que a cultura está estabelecida, há práticas dentro da organização que atuam para mantê-la, dando aos empregados um conjunto de experiências semelhantes, como: processo de seleção; os critérios de avaliação de desempenho; as atividades de treinamento e desenvolvimento de carreira e os procedimentos de promoção asseguram que os contratados ajustam-se na cultura, recompensam aqueles que apóiam e punem aqueles que a desafiam. Três forças representam partes especialmente importantes para manter uma cultura: práticas de seleção (mantém a cultura de uma organização, afastando os indivíduos que poderiam atacar ou minar seus valores essenciais); ações da administração de topo (determinam o clima geral do que é comportamento aceitável ou não) e métodos de socialização (ajudam os novos empregados a se adaptarem à sua cultura)."
  • Marcus Brito, seu comentário foi perfeito. Porém faltou a fonte, seria Chiavenatto?
  • O esforço de entendimento mútuo dentro da empresa é uma maneira de  garantir uma estrutura consistente e manter o ritmo de produtividade da organização. Para montar as equipes com um perfil variado é preciso de um enfoque cultural e escolher as pessoas que são diferentes. O que faz uma empresa forte é o respeito mútuo interno, é ele que poderá gerar respostas rápidas e eficientes. Se as diversidades forem integradas em torno de um único compromisso, a empresa estará sempre pronta para administrar as mudanças que forem necessárias. Só se consegue isso com uma cultura organizacional forte, onde as pessoas têm os valores e princípios da empresa disseminados de forma clara, onde todos tem orgulho de fazer parte de uma organização transparente e focada no sucesso. 
  • Alternativa correta => C
    A cultura corporativa pode ter um impacto significativo sobre o desempenho econômico de longo prazo de uma empresa.
    Collins e Porras mostraram que a ideologia que existe no íntimo de uma empresa cumpre papel central na determinação do seu desempenho.
    Ex.: O compromisso da General Electric com a melhoria da qualidade de vida por meio de tecnologia e inovação levou a empresa a um valor de mercado superior a US$ 90 bilhões. O que os estudiosos considera de empresa visionária: em vez de deixarem conduzir por lucro e números, guiam-se por uma ideologia central composta por valores centrais e uma missão.
    Fonte: Administração geral e pública - Chiavenato - pg. 227

  • Queria saber o que significa  ativo e passivo na administração?
  • GABARITO - LETRA C

    Aos que solicitaram a fonte do excelente comentário do colega "Marcus Brito", aí está:
    http://www.fontedosaber.com/administracao/a-cultura-organizacional.html
  • Wilson e colegas,
     Em contabilidade, o referencial é a empresa, ou seja a empresa sempre deve para alguém(Contabilidade-0)!

    O que significava ATIVO ? ativo são compostos por bens e direitos.
    O que é passivo?  passivo são obrigações; a analogia pode ser bem representada se você utiliza os referenciais corretos.
    Você compra uma casa,em 6x  - uma vez assinado o contrato, você do seu ponto de vista tem um DIREITO - de usar a casa - quando você recebe as chaves, você passou a ter um BEM,  mas durante o período que estiver pagando, a este BEM, ou a este DIREITO( depende se recebeu ou não a posse ) lhe cabe também uma obrigação, que é pagar as parcelas.
    Do lado do vendedor, quando firmaram o contrato, ele passa a ter do ponto de vista dele ( uma OBRIGAÇÃO - de entregar o BEM )e imediatamente um DIREITO ( de receber pela venda ).

    Fora deste contexto (contabilidade) use apenas que um ATIVO é um BEM(algo positivo), e se é um PASSIVO(algo negativo) é NÃO TER ESTE BEM! ( não dá para entender ser uma obrigação, apenas que pode fazer falta).

    Voltando à administração;  a cultura organizacional é responsável pelos hábitos e costumes praticados na empresa, e estão arraigados de forma que, muitas vezes, torna-se difícil de serem modificados, sendo essa mudança um desafio aos gestores.

    vamos tentar dissecar as alternativas..
    A cultura organizacional pode ser considerada como um passivo para a organização?

    (a)   Não considera um passivo(negativo), então porque deseja-se contratar funcionários que NÃO se pareçam com a maioria dos membros, se fosse algo que considera positivo então não deveriam contratar quem se identifica com esta cultura ??  -  não tem nexo
    b) ( outra alternativa sem nexo, como uma cultura forte pode ajudar a mudar a ...cultura ?
    c)  Aqui já se considera que podem existir situações onde uma cultura forte pode GERAR problemas, o que é correto, uma vez que a cultura não é O ou UM, mas composto de vários fatores, alguns positivos outros nem tanto, depende da gradação, veja que, quando se vai contra a cultura arraigada(forte), as reações sempre serão negativas, nem considere a natureza, e a alternativa diz exatamente isto .. - o que é razoável, se a cultura é forte, só será problema se alguém for contrário, por exemplo num processo de mudança necessária, por outro lado se for favorável às ideias, só ajuda - COM CERTEZA é o Gabarito)
    d) Entendi; quer dizer é ruim porque a cultura organizacional tira os funcionários da inércia e isto aumenta o comprometimento -- fica difícil explicar como algo que é considerado negativo, pode aumentar o comprometimento dos funcionários, se alguém quiser tentar explicar - sou todo ouvidos ).
    e)  ok, é negativo, porque reduz as ambiguidades de comportamento, inibe a criativade por que fica claro como as coisas devem ser feitas , legal estaria correto se NUNCA fosse necessário mudar! )
     []s
    edson

  • Alguém pode explicar o erro da letra E? Valeu  :)

  • Rebeca, a letra E está correta do ponto de vista conceitual, porém não responde a pergunta feita na questão. 

    Depois da resposta "Sim", deve ser apresentado o argumento que faz com que ela seja passiva, ruim. 

  • Na administração, passivo seria algo negativo, enquanto ativo, algo positivo?



  • Estas funções são valiosas tanto para a organização quanto para o empregado. A cultura intensifica o compromisso organizacional e aumenta a coerência do comportamento do empregado. Do ponto de vista do empregado, a cultura é valiosa porque reduz a ambigüidade, dizendo aos empregados como as coisas são feitas e o que é importante

     

    . Porém, a cultura é um passivo quando os valores partilhados não estão em acordo com aqueles que promovem a eficácia da organização.

  • Quando a questão fala que "A cultura organizacional pode ser considerada como um passivo para a organização?"

    Primeiramente a expressão "pode ser" é uma possibilidade, então não será nenhuma das alternativas negativas.

    Quando a questão fala em "um passivo" ela não está retomando a uma obrigação, como é na contabilidade, mas trás um sentido negativo, como é bem colocado na letra C:

    Então, pode sim ser algo negativo e isso acontece "quando os valores compartilhados não estão em concordância com aqueles que podem melhorar a eficácia da organização."