SóProvas


ID
77263
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BACEN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O conceito de estratégia tem sido usado de maneira indiscriminada no campo da gestão, associado a práticas diversas ou como forma de qualificar e aumentar a importância de uma ideia ou conceito. Tendo sua origem geralmente associada ao grego strategos, ou à arte dos generais, a estratégia mostra-se como um conceito multidimensional e situacional. Há, contudo, ideias que são consensualmente aceitas pelas diversas correntes do pensamento organizacional e por principais autores contemporâneos como ligadas à estratégia. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I - Estratégia pressupõe uma inseparabilidade entre a organização e seu ambiente.

II - A estratégia exige a construção de planos detalhados.

III - Todas as organizações têm, subjacentes ao seu comportamento, uma estratégia implícita ou explícita.

IV - A formulação da estratégia envolve um processo de construção racional e formal.

Estão corretas APENAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I - CERTAII - ERRADA - Planos detalhados estao ligados a tatica. A estrategia abrange planos macro.III - CERTAIV - ERRADA - Nem sempre a estrategia eh racional, como dito no item 3, pois pode e costuma nascer criativa, intuitiva, criada ou ligada aa cultura e identidade organizacional constituida ou que se queira alterar. Muito menos, formal.
  • CONCEITO DE ESTRATÉGIA – IMPLÍCITA E EXPLÍCITA
     
    Qualquer Organização possui uma estratégia, que, na diferenciação proposta por M. Porter (1992), pode ser implícita ou explícita. Neste artigo, vamos exemplificar essa diferenciação e propor o início para um percurso de uma estratégia explícita.
    • Estratégia Implícita
    É a estratégia que não é elaborada nem refletida. É o resultado de ações que foram tomadas e atividades que foram realizadas pela Organização ao longo de sua história.
    • Estratégia Explícita
    Uma estratégia terá muito mais condições de sucesso se for explícita, porque aí ela será gerenciável. A estratégia deve ser resultado de um conjunto consciente e coerente de reflexões, políticas e ações, que sejam coordenadas e dirigidas em busca de objetivos e metas que coloquem a Organização em um patamar muito mais elevado em relação ao cenário atual da própria Organização e à concorrência.
  • I. Certo. A estratégia deve ser sistêmica
    II. Errado. Planos detalhados são feitos no nível operacional
    III – Certo. E mais, não adotar uma estratégia, é considerado por muitos como uma estratégia.
    IV – Errado. Nem sempre.

    CURSO EM PDF – ESTRATÉGIA
    Prof. Wagner Rabello Jr.
  • I- Um consenso entre todas as definições de estratégia é a inseparabilidade entre a organização e o ambiente externo que, se por um lado representa uma condicionante à sua atividade, por outro, oferece-lhe oportunidades que importa aproveitar. É essa relação entre organização e ambiente que dá sentido ao conceito de estratégia.

    II- Os planos são detalhados conforme os níveis organizacionais, seguindo uma hierarquia.

    III-Para Porter (1986), cada empresa que compete em uma indústria possui uma estratégia competitiva. Essa estratégia tanto pode ser desenvolvida explicitamente, por meio de um processo de planejamento, como ter evoluído implicitamente a partir das atividades dos vários departamentos funcionais da empresa.

    IV -O processo de formação de estratégias é uma combinação de fatores externos e internos da organização, que, segundo Nicolau (2001), pode ser racional e formal; pode ser um processo negociado; ou pode ser um processo em construção permanente.

  • O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie,em inglês strategy, em alemão strategie, em italiano strategia, em espanhol estrategia... Os senhores estão anotando?